quarta-feira, junho 02, 2010

ANO V - Etapa 51

A NOSSA 'ALENTEJANA' ESTÁ VIVA!...
VIVA A NOSSA 'ALENTEJANA'...

Foi, na passada 2.ª feira à tarde apresentada, na Vidigueira, a 28.ª edição da Volta ao Alentejo, a nossa ‘Alentejana’. Já sabia que o ia ser e esperei para ver o que os jornais hoje [neste momento já é ontem] trariam…

A ‘Alentejana’ não é uma corrida qualquer…



Não há outra Corrida em Portugal – pese embora o extraordinário crescimento, que, naturalmente, saúdo (abraço amigo Rogério, continuamos sem tempo para por a conversa em dia…) da Volta ao Algarve que nos trouxe cá o Lance Armstrong e foi ganha pelo Alberto Contador, vencedor do Tour de França.

Dou de barato que haja quem, tendencialmente, tenha propensão para uma memória selectiva ‘apagando’ o que, seja por que motivo fôr, na altura não lhe interessar - felizmente são mais os que mantêm uma memória viva e lúcida - mas que não tente sonegar factos.

E, enquanto Alentejanos não nos podemos esquecer, nunca, que foi no Alentejo – com a excepção das corridas de exibição na velhinha Pista do velhinho, e entretanto desaparecido, Estádio José de Alvalade, em que Eddy Merckx marcou presença há 50 anos… ou quase – que tivemos pela primeira vez a presença de um dos maiores nomes de sempre do Ciclismo Mundial, o navarro Miguel Induráin que, em 1996, se apresentou à partida, em Sines, já como penta vencedor do Tour.

Não estou a fazer comparações entre Corridas, mas não vou deixar passar em claro que pela ‘Alentejana’ passaram, e ganharam, nomes como Melchor Mauri, vencedor de uma Vuelta, de José Luís Rubiera, Claus Möller, Aitor Garmendia, mesmo Andrei Zintchenko ou Laszlo Bodrogui… tudo nomes que, quando venceram a ‘Alentejana’ estavam entre os melhores do pelotão Mundial.

Voltemos ao princípio.

A 28.ª edição da Volta ao Alentejo foi apresentada na passada 2.ª feira...

'O Jogo' ignorou o acontecimento. Os outros desportivos contaram-nos do traçado… e como ‘desgraçadamente’ a prova caiu para a categoria 2.2.

Esperem lá… não é essa a mesmíssima categoria do Troféu Joaquim Agostinho este ano?
Passaram-me, com certeza, as manifestações de preocupação relativamente a esse facto…

Há quem não queira que a ‘Alentejana’ se mantenha.
Há, em concreto, quem a tenha deixado cair.
Felizmente, também houve quem tivesse lutado por ela. E a segurasse.

Escrevi aqui que uma eventual interrupção poderia ser a sua morte, que valeria tudo, para a manter na estrada.
Confiava.


Sabia que, se os recém chegados, fosse por motivos políticos fosse lá pelo que fosse, até se estavam nas tintas, mas que os homens, alguns – felizmente, os suficientes – que a criaram, que a fizeram crescer mesmo com todas as limitações com as quais tiveram que se debater, não dormiriam descansados se ficassem de braços caídos.
E não me desiludiram.



A ‘Alentejana’ resistiu a uma tentativa de assassinato.

Algumas carpideiras que já haviam ensaiado os prantos, falsos, como o de todas as carpideiras, tão depressa que puderam mudaram de fato e mostraram-se a apoiá-la, na segunda-feira, na Vidigueira.

Ontem, os jornais – com a excepção d’O Jogo, que não terá tido espaço (espero não estar enganado, mas procurei a noticia e não a vi…) – davam-nos conta de que a prova… puta madre, foi reduzida em um dia, caiu para 2.2 e ia ter o pelotão completo com equipas de clubes. Pouco mais.

Para os Alentejanos, e não só, para os que amam a Volta ao Alentejo, e graças à contribuição do meu caro TC, posso acrescentar mais algumas coisinhas.

Por exemplo, o que foi dito na cerimónia de apresentação e do qual ninguém fez eco:

Manuel Narra, presidente da Câmara de Vidigueira, era um homem feliz pelo facto da ‘Alentejana´ começar na ‘Vila dos Gamas´.
Alfredo Barroso, ex-director da Volta e vogal da CIMAC, recordou que a corrida "teve um trajecto atribulado até renascer".
Artur Lopes, presidente da federação, falou de um grande evento que "tem que continuar a ser acarinhado e apoiado".
Joaquim Gomes, director da PAD, justificou que a Volta ao Alentejo “é um evento apetecível”, assegurando, ele que venceu a Corrida em 1988, que tudo vai ser feito para que “a Volta passe a ter seis dias e que suba de categoria”.

Mais, recorde-se que a ’Alentejana’ é a única corrida internacional do Mundo, em que nas edições disputadas, vinte sete, teve outros tantos vencedores. Dos corredores em actividade só cinco podem repetir o triunfo e quebrar a tradição: Maxime Bouet (2009), Manuel Vasquez (2007), Sérgio Ribeiro (2006), Xavier Tondo (2005) e Danail Petrov (2004).

E, repetindo o que os jornais disseram, acrescento que a 28.ª edição da Volta ao Alentejo em Bicicleta, com os artistas possíveis, mas que, todos estamos cientes disso, tudo darão para proporcionar o melhor dos espectáculos, tem quatro etapas, num total de 538,6 km, sendo que uma delas será um crono individual.

Montanha… apenas duas contagens.
Repito-me… o possível.
A subida até ao centro da Cidade de Moura, no primeiro dia (4.ª categoria) e na Serra d’Ossa (3.ª categoria) na última etapa.

A primeira etapa, a cumprir no dia 10 de Junho, ligará a Vidigueira a Aljustrel por Moura, Serpa, Beja e Ferreira, num total de 178 km; a 2.ª, levará a caravana de Viana do Alentejo até Estremoz, é a mais longa de todas, com os seus 180,2 km; a 3.ª é o crono que ligará Reguengos de Monsaraz à medieval vila de Monsaraz, são 18,4 km mas, quem conhece sabe que a parte final, mormente quando se entrar do empedrado milenar, as rampas chegam aos 7% de pendente… finalmente, no último dia cumprir-se-á a ligação entre o Redondo e Évora, provavelmente as duas localidades mais presentes na história da prova.

São estas as equipas participantes…
LA-Rota dos Móveis-Paredes, Madeinox-Boavista, CC Loulé-Louletano-Orbitur-Aquashow, Barbot-Siper e Palmeiras Resort-Prio-Tavira. É este o ‘pelotão’ nacional, com todo o respeito – e o meu pessoal Muito Obrigado [valha isso o que valer] - pelos dirigentes, técnicos, pessoal auxiliar, atletas e patrocinadores que permitem que AINDA haja um pelotão… ‘profissional’ em Portugal; as equipas de clube Cartaxo-Capital do Vinho, Liberty Seguros-St.ª Maria da Feira, Aluvia-Valongo, Mortágua-Basi, Maia-Bike Team e ASC-Vitória-RTL e pelas convidadas Nutrixxion-Sparkase (Ale), Vendée U (Fra) e Caja Rural e Heraklion-Murcia, daqui da vizinha Espanha.

… e aqui podem saber de mais algumas coisas.

Obrigado, pelas 'dicas' e pelas fotos, meu caro Teixeira Correia

Sem comentários: