sexta-feira, abril 14, 2006

70.ª etapa



PODEMOS CONTINUAR COM UM CICLISMO ASSIM?

Por acaso, e estou ciente que foi só por acaso, foram mais as reacções positivas do que as negativas à minha ideia de se formar uma frente que leve à constituição de UMA equipa representativa de Portugal no grande pelotão mundial.

Atenção... quem está com medo desta ideia, deve ter mesmo medo que eu (e consegui-o sozinho, vejam lá... ) tenho a "chave" para lá chegarmos, mas não posso dizer tudo aqui.

Acho que temos condições para isso e quem diser o contrário, principalmente, sendo gente de DENTRO do ciclismo, é o mesmo que reconhecer a sua incapacidade e substimar a possibilidade de esta ideia poder vir a conquistar interessados.

E aquele "por acaso, e só por acaso"... tem muito a ver com o artigo anterior. Vive-se "aninhado" no que se tem e existe falta de coragem para olhar mais longe. Principalmente, e isto SOU EU QUE ACRESCENTO, se isso puder vir a significar os lugarzinhos que muitos julgam ter assegurados.

Portugal tem 10 equipas Continentais (a III Divisão) no ciclismo mundial.

Portugal tem 92.391 km2 de superfície, divididos em 18 distritos (falo só do território continental), com 10.529.525 habitantes. E um PIB (Produto Interno Bruto) - que é o cálculo da riqueza que o país produz, a dividir por todos os seus habitantes, ao fim do ano - de 18.503 dólares americanos.

O ciclismo "profissional", em Portugal, está assim distribuído (o mapa não resultou da forma que eu desejaria, mas todos o sabem interpretar).

Falemos agora de Espanha, aqui a lado.

Tem 14 equipas profissionais (apenas mais 4 que Portugal), embora divididas pelos três escalões.

Tem 4 no ProTour (embora uma tenha sede na Suíça), 5 no segundo escalão e outras 5 no 3.º, onde estão as 10 portuguesas.

Espanha tem 504.782 km2 de área, 43.197.684 habitantes e um PIB de 23.627 dólares americanos/habitante/ano. Mais 27,8%, por habitante/ano.

Tem 17 Regiões Autonómicas - com governos próprios - mas as equipas espalham-se por apenas 9 delas. A saber:

PAÍS BASCO - 7.234 km2/2.124.846 habitantes / 3 equipas

CATALUNHA - 32.114 km2/6.995.206 hab. / 1 equipa

MADRID - 8.028 km2/5.964.143 hab. / 2 equipas

NAVARRA - 10.391 km2/593.472 hab. / 2 equipas

ANDALUZIA - 87.268 km2/7.489.799 Hab. / 1 equipa

C. VALENCIANA - 23.255 km2/4.692.449 hab. / 1 equipa

MÚRCIA - 11.313 km2/1.335.792 hab. / 1 equipa

CASTELA E LEÃO - 94.223 km2/2.510.849 hab. / 1 equipa

EXTREMADURA - 41.634 km2/1.083.879 hab. / 1 equipa

Como vemos a segir:

Portugal, como todos devem saber, é aquele bocadinho em branco no lado esquerdo do mapa.

Se naquele espaço todo que resta, à direita, só "cabem" 13 equipas... se em Comunidades quase com a mesma superfície e habitantes que o nosso País só há lugar para UMA... se, no geral, têm um PIB em quase um quarto superior ao nosso... como é que há quem defenda a existência de DEZ equipas profissionais em Portugal? Mesmo no III escalão, onde os espanhóis só têm 5.

Os espanhóis são parvos, claro! Será?

Agora consultem o site da RFEC e vejam quantas equipas amadoras (clubes) existem. Vejam o respectivo calendário... e quantos dias a mais correm que as nossas "profissionais".

NÃO!... Não estou a mandar abaixo o Ciclismo Português. O ciclismo de alguns portugueses... talvez, mas estou-me marimbando! Aqui trata-se do ciclismo português e não vou fingir que, sabendo-o em fase terminal de doença incurável, só por lhe dar umas aspirinas a minha consciência fica mais aliviada.

É preciso reconstruir tudo de raíz? Vamos a isso!...

E os mais interessados deviam ser aqueles que vivem directamente dele. Ou não?

Venham de lá esses "recados" murmurados nas minhas costas...

Sem comentários: