terça-feira, outubro 30, 2007

951.ª etapa

TAMBÉM NÃO É SÓ DIZER MAL (1)
(...
mas lêem-me como se assim fosse!)

É outro assunto que gerará, tenho disso a certeza, polémica aos mais diversos níveis mas se venho aqui sublinhar o meu apoio é porque, como sempre, é o que penso.

Falo da alteração aos Regulamentos que vão permitir que o Benfica possa, em 2008, correr todas as provas do calendário nacional com seis atletas da equipa principal, mais dois da de sub-23. E não, não é por ser o Benfica.
É porque a decisão foi tomada em AG e três meses antes do arranque oficial da temporada. Se o assunto foi posto à discussão na AG da FPC e foi aprovado, óptimo.

Com a excepção – que deve ser aqui sublinhada, porque merecida e, principalmente, porque vem desde… quase sempre – do Clube de Ciclismo de Tavira, das equipas profissionais só o Benfica apostou – e investiu –, numa altura que até nem era decisão fácil de tomar, porque coincidia com o relançamento da modalidade no clube, numa equipa de sub-23.

E fê-lo (sei disso) com dois objectivos bem concretos.

Marcar a sua presença no segundo mais importante escalão do Ciclismo nacional para ganhar – ganhou várias corridas, mas destacou-se, naturalmente, a vitória na Volta a Portugal do Futuro – mas também para (porque apostou na inscrição da formação principal nas Continentais Profissionais) poder formar um misto de forma a correr todas as corridas em Portugal.

As regras que valiam, este ano, acabaram praticamente por arredar os encarnados do calendário nacional. Mas havia um antecedente.

Não vale a pena estar a rebuscar no passado ou apontar nomes, mas houve, de facto, e ainda não há muito, necessidade de encontrar um buraco no Regulamento – não foi bem encontrar, foi mais… fazê-lo e à pressa – já com a temporada a decorrer, para permitir que uma outra equipa Profissional Continental que nem em Espanha podia correr, pudesse… manter uma actividade regular.

Nessa altura ficou a nítida sensação de uma escapatória feita à medida e, estou em crer, ninguém se terá sentido… confortável com a decisão.

Agora o caso é diferente. O problema foi atempadamente colocado e a decisão, se bem que pouco ortodoxa, aprovada pelo órgão que tem poderes para isso.

É pena que – e quem tem melhor memória não o esqueceu ainda – alguns (muito poucos) anos antes, antes ainda da tal decisão a meio da temporada (que permitiu a tal equipa CP ter, de facto, um calendário, ou então só faria 8 corridas em toda a temporada) não tenha acontecido a mesma abertura em relação à Maia (desta já posso dizer o nome), que em Portugal só correu as provas internacionais enquanto foi equipa da, então I Divisão.

Mas também é verdade que os maiatos conseguiram entrar em tantas corridas além fronteiras que dificilmente poderia apresentar-se em duas frentes em simultâneo.

Mas eu quero olhar mais para a frente. Para o futuro.

E esta decisão poderá ser fundamental no tal empurrão por que todos esperamos e recoloque nas estradas emblemas como o Sporting e o FC Porto.

Se o fizerem seguindo o exemplo do Benfica… olha que bom seria.
Ter os três emblemas nos dois principais pelotões, com as equipas principais a candidatarem-se ao calendário internacional mas sem verem coarctada a vontade de se mostrarem por cá em todas as corridas também.

Por isso, daqui aplaudo a decisão da AG da FPC. Não vai agradar a todos – venha de lá o primeiro que o consiga – mas não me parece que a medida não mereça outro comentário que não seja: Tudo pelo fortalecimento do Ciclismo nacional. Aplausos!...

Nota: Falei lá atrás, logo ao princípio, no caso do Clube de Ciclismo de Tavira mas, como (não é um auto-elogio!...) não tenho mesmo nada de memória fraca, não esqueci que também a ASC-Vila do Conde e o Centro de Ciclismo de Loulé tiveram, ou tem, neste último caso, equipas nos dois escalões. E há aqui uns anos atrás o Boavista também manteve duas equipas em simultâneo. Uma elite profissional (à nossa escala) e outra de sub-23.

3 comentários:

silva disse...

Olá Madeira,
Já agora para lembrar que também a União Ciclista de V. Conde/ASC teve sub-23(e outros escalões de formação) e profissionais.
Aquele Abraço

mzmadeira disse...

É verdade amigo, tens toda a razão. Em parceria com a QConstroi se não estou enganado.

E também o Centro de Ciclismo de Loulé apresenta há vários anos equipas nos sub-23 e nos profissionais.

Paulo Sousa disse...

Madeira,

Aproveito também para relembrar que o Benfica este ano por intermedio do Bruno Sancha ganhou aquele que e salvo melhor opinião é somente a melhor corrida da categoria 13