sexta-feira, junho 28, 2013

ANO VIII - Etapa 12

DESCULPA-LHES RUI...
ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM!
(ou dopa-te QUE TERÁS 1.ª PÁGINA INTEIRA)
.

Não tomem este 'post' por mais do que ele vale!
É apenas um GRITO silencioso; 'engolido'; que fica entalado na garganta, sim! Como negá-lo?

Também algo que o meu fragilizado sistema neurótico não consegue 'absorver', o que não impede que mo tentem explicar. Ainda não estou maluco de todo!...

Vagueio no espaço temporal por onde vagueiam as minhas memórias e assumo o risco de aqui cometer algumas imprecisões.
Está 'avariado' o meu cérebro mas não tanto que não conceda que me posso enganar. Nomeadamente na cronologia dos acontecimentos que, enquanto NOTÍCIA, as órbitas, a sua rotação elíptica, porque elípticas são quase todas as órbitas em relação a um ponto fixo que deveria ser o da suprema e inquestionável PRECISÃO possam não coincidir com a realidade que, contudo, está à disposição de todos os de Boa Vontade que queiram verificá-lo.

a) - supra-dimensionámos - sem qualquer justificação... justificável [para além de termos arregimentado para o nosso quadro de cronistas o prof Tomaz Morais (estaria isso no 'acordo', ou  o mister, acontecesse o que acontecesse, receberia sempre o mesmo? Então, nesse caso, porquê o triste 'folclore'?)] - ok, percebo, já não se lembram.... eu recomeço:

- supra-dimensionámos uma reles prestação de uma Selecção Nacional - com 'enviado-especial' e tudo! Só não conseguimos foi uma única vitória para amostra o que não impediu que tivéssemos feito a festa, puxássemos os foguetes e corressemos a apanhar as canas.
Eu sei que havia que justificar as despesas...

b) - Jogos Olímpicos de Atenas. Dia da prova de fundo, em estrada. Participante luso: o 'ninguém' Sérgio Paulinho, campeão Nacional nas duas vertentes de estrada desde os 16 anos, medalhado em Mundiais, aposta pensada - e eu sei do que falo - de uma equipa estrangeira que o resgatou do nosso cinzentismo.

Opções nesse dia... francamente, não me lembro, mas tenho aqui ao lado o arquivo do jornal!

Para não me 'esticar' muito, que é um dos meus problemas, o Sérgio foi Medalha de Prata, só atrás do fenómeno Paolo Bettini, mas nenhum dos três representantes do Jornal consideraram sequer que o CICLISMO poderia ter uma hipótese de medalha; aproveitaram o sol de Atenas por outras bandas... onde não aconteceu nada e, quando a medalha de prata estava a ser colocada ao pescoço do SÉRGIO, nenhum deles estava sequer perto...

c) - o ano passado, um mês para trás...
RUI COSTA, à 2.ª das NOVE etapas da Volta à Suiça, a 1,ª, em importância, do Calendário World Tour [atrás, claro, das 'três grandes'] da UCI, envergava a CAMISOLA AMARELA! Ninguém deu por isso... passaram-se mais SETE dias e, apesar de RUI COSTA vir a 'aguentar' o primeiro lugar...  ninguém deu por isso; antes pelo contrário, Eram outras corridas de Ciclismo, semi-amadoras, cá pelo burgo, que abriam o espaço da modalidade até que, !hellás!, o 'tuguinha' dessa modalidade de dopados CONQUISTAVA AQUELA QUE ERA A MAIOR VITÓRIA INTERNACIONAL DE SEMPRE DO CICLISMO PORTUGUÊS!

Nem o Joaquim Agostinho - que de dopado não tinha nada/deixem-me rir..., como todos sabem - excepto 95% dos 'jornalistas' actuais, incluindo Editores, Editores-executivos. sub-Directores-adjuntos, sub-Directores, Directores-adjuntos e directores...

Resultado: o feito do RUI só teve eco no Jornal 24 horas depois. Quando Portugal era, de toda a Hispânia, o mais perversamente ignorante de todos!


d) - (Vou mesmo apressar). E não é que o mesmíssimo RUI COSTA, porque está numa equipa estrangeira, com Directores-desportivos a sério, também mais maduro e experiente - ATENÇÃO QUE SÓ QUEM SABE ALGUMA (não o mínimo, ALGUMA COISA MESMO) de CICLISMO o pode explicar e, em Portugal, neste momento, TIRANDO o Carlos Flórido [vocês descobrem de onde ele é] não vejo outro JORNALISTA (assim, que mereça capitulares) capaz de o fazer [eu faço-o... mas estou de fora!] 'segurou' as pontas até quase ao fim e...

... pois, aqui é que vai 'doer'! E.... até os 'tarefeiros' travestidos de jornalistas foram capazes de o antecipar: o RUI COSTA ERA O PRINCIPAL FAVORITO a vencer o crono final e, consequentemente a Corrida!

Onde estavam os Editores, Editores-executivos. sub-Directores-adjuntos, sub-Directores, Directores-adjuntos e directores...?
VERGONHA MAIOR... confirmou-se que há um ano não sabiam e que nada aprenderam.

Espaço nobre da 1.ª página para uma qualquer hipotética - francamente não me lembro (mas tenho o arquivo aqui ao lado!) - enésima contratação do Benfica e ao RUI um espacinho equiparado, quando não acontece mesmo nada, à lesão por uma 'unha encravada' de um diabo qualquer que a maioria dos leitores nem sabe quem é.

Se estou a chamar BURRO a quem 'decidiu' aquela 1ª página?
Quando o RUI COSTA GANHOU, PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA A VOLTA Á SUÍÇA, blá, blá, blá, bla....?

Claro que não! Confirmo que é IGNORANTE!

E) - E EIS O EPÍLOGO.
'INVENTARAM'  UMA SELECÇÃO NACIONAL.... que não ganhou um jogo sequer e, depois disso tem dado tantos limões como a nespereira que tenho no quintal;

ESCONDERAM-SE, sem que nunca o tivessem assumido, QUE O SÉRGIO PAULINHO, em Atenas, nem sequer estava nas suas agendas;

se, o ano passado até posso dar de 'borla', NÃO ACREDITAVAM NO RUI COSTA, no nosso CICLISMO - apesar de ele, como escrevi, ter vestido a camisola amarela ao segundo dos nove dias de prova e tê-la levado até ao fim - e reduziram a PRIMEIRA VITÓRIA À GERAL de um corredor luso numa das 4 maiores do Calendário Internacional...

... este ano não merecem qualquer desculpa!

E ONTEM, O ESPAÇO NOBRE DA 1ª PÁGINA DO JORNAL - quando, para mim, que ainda me resta um pouco de vergonha na cara, e quando o Jornal 'falhou' escandalosamente a "trafulhice" que o presidente da Liga havia preparado, em relação aos direitos televisivos da Liga - que os outros dois deram -, e do 'desvio' de um jogador, ligado a FCP, em pleno aeroporto (no Brasil) que seria reforço de uma equipa lisboeta e... desapareceu - e os outros dois jornais falaram...

O ESPAÇO NOBRE FOI DEDICADO  à fortuita vitória de uma 'campeã' INVENTADA, e que JAMAIS SE REPETIRÁ...

Ao contrário dos feitos do RUI COSTA!
Até eu, com as minhas duas muletas, se o Arnaldo Abrantes cair e não puder continuar, lhe ganho os 100 metros. Uma vez, claro, que ele não vai ter o azar de cair duas vezes seguidas....

Como Mark Twain  terá dito a propósito da notícia da sua morte....
... «gostei do texto mas a notícia foi um tudo nada exagerada»!

Podem continuar a 'ESCOLHER' ao acaso, ou conforme a força do PATROCINADOR, mas haverá sempre quem vai perceber 'quanto custa uma primeira página'!

Caro RUI, enche-te de EPO!
É A ÚNICA MANEIRA DE CONSEGUIRES PARA TI A 1,ª PÁGINA!

Espero já ter morrido!....

Sem comentários: