segunda-feira, janeiro 06, 2014

ANO IX - Etapa 5

"O MEU UMBIGO É MAIOR DO QUE O TEU!!!"

PERDOA-LHES, SENHOR EUSÉBIO


.
EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA, o "Pantera Negra", o 'King'... Morreu há pouco mais de 24 horas e estas últimas 24 horas não tiveram outro tema.

Li DEZENAS de 'clichés'!

- Eusébio não morreu porque conquistou a imortalidade!
- Eusébio foste o melhor se sempre!
- Eusébio é um símbolo de Portugal!
- Eusébio "VAI ESTAR NO MUNDIAL DO BRASIL"!
- Eusébio 'fez de mim benfiquista'!

A lista estender-se-ia por aí abaixo sem que se vislumbrasse o fim!

E há uma outra lista que poderia ser feita - não o façam, por favor - com o EUSÉBIO como segunda figura!

- EU (não eu, Manel-Zé Madeira, mas DEZENAS de 'opinadores' ou adeptos anómimos), recomeço...
- EU vi o primeiro Jogo do Eusébio em Portugal, foi em Setúbal, pela equipa de reservas...
- EU vi o primeiro jogo do Eusébio em Portugal, foi na Tapadinha num particular...
- Eu CONVENCI o EUSÉBIO a mudar de número, do 11, que lhe calhara no sorteio dos números, mas que era o MEU NÙMERO DE SEMPRE, dizendo-lhe... 'imagina que vais ser o melhor marcador do Mundial com o número 13, um número que todos ligam ao azar'...
(juro que nem me ri quando ouvi isto, nem tenho vontade de o fazer agora)...
- NÓS fomos o primeiro Jornal a entrevistar o EUSÉBIO quando ele chegou ao Continente!
- NÓS logo percebemos que era o Benfica quem estava a esconder o EUSÉBIO para que ele não assinasse pelo Sporting...

Se, na primeira parte vingou o dèjá vu - o formato já foi usado e voltará a sê-lo quando a próxima grande figura nacional, seja em que área fôr, deixar o reino dos vivos; na segunda, ao acaso uns, outros nem tanto, o EUSÉBIO FOI UTILIZADO PARA DAR ALGUMA IMPORTÂNCIA a quem falava! Para gravar e, nos próximos tempos, mostrar à família e amigos!

Eu sei que as televisões, no caso, têm que preencher espaço e quando isso acontece com 'jornalistas' que nem sabem bem quem foi o EUSÉBIO, dificilmente se escapa à malfadada 'Lei de Murphy'!

Mas, afinal, QUAL É GRANDE, A ÚNICA IMAGEM que EUSÉBIO nos deixou? E da qual os poucos que falaram, apenas a afloraram de breve!

EUSÉBIO DA SILVA FERREIRA foi um HOMEM BOM!
Que conste, NÃO SE LHE CONHECEM INIMIGOS, antes pelo contrário. Era um preto e ileterado... MAS SÓ FEZ AMIGOS, amigos que não eram só os seus companheiros do Benfica! Não, antes pelo contrário... Cultivou a AMIZADE, naquele seu jeito inseguro numa postura que nos tempos modernos NEM SEQUER SERIA BEM VISTA de renunciar o protagonismo.

Foi AMIGO, mas mesmo AMIGO, de brancos e pretos, de benfiquistas, sportinguistas, portistas, belenenses... de todos.
Foi SEMPRE UM HOMEM SIMPLES, porque ele sabia que não podia ser mais do que isso.

Perdoem-me a comparação, mas ela não é tão descabida assim: o EUSÉBIO foi, muitos, muitos anos antes, o NOSSO MANDELA.

Foi violentado em todos os sentidos.
Dentro do campo, um mártir. Alguém o ouviu queixar-se alguma vez?
Alguém tem nota de que alguma vez se tenha 'atirado' ao árbrito do jogo?
Quando deixava sentado no chão um defesa adversário e depois disparava para a baliza, a promeira coisa que fazia era a de confortar o adversário batido.
O mesmo acontecia com os guarda-redes que, impotentes, viam os seus remates dar em golo. Lá ia ele dar-lhe uma palmadinha.

E é isso que o torna diferente do arrogante Pelé, que festejava, de forma humilhante para o adversário as qualidade - enquanto futebolista - que na realidade tinha. Como Homem nunca chegou aos calcanhares do 'nosso' Eusébio.

E para terminar, foram escandalosas e cínicas as palavras do presidente da República de Moçambique!Eu, se fosse o editor responsável não permitiria que as publicassem.

Nunca, desde a independência de Moçambique, a élite política - nem o Chissano - local aceitou o EUSÉBIO como um dos deles. Aliás, a sua família chegou a ser perseguida e todas as tentativas de EUSÉBIO para fazer alguma coisa, pelo menos pelo Bairro onde nasceu e cresceu, foram-lhe negadas. É do conhecimento público.

Virem agora, após a sua Morte, tentar ficar com um bocadinho que seja da sua fama, não só lhes fica mal, como deveria ser-lhes interdita! E o primeiro passo teria que ser ignorar aquela 'mensagem' sem pés nem cabeça do presidente moçambicano.

-------

Porque é que, mesmo que Pinto da Costa o tenha feito apenas num breve comentário no 'site' do clube, o ex-líder da JuveLeo, o homem sem profissão conhecida e que agora é presidente do SCP - por acaso, também ele moçambicano, e de Lourenço Marques - ainda não deu sinais de vida?

Sem comentários: