terça-feira, setembro 21, 2010

ANO V - Etapa 85

O ADEUS DE JOAQUIM SAMPAIO
(no pelotão, como Corredor!...) *


Joaquim Sampaio despediu-se da carreira de ciclista profissional, aos 40 anos, com uma vitória no 13.º Circuito de Alenquer/Troféu Alexandre Rua, disputado no último Domingo.



Na parte mais difícil do circuito, Joaquim Sampaio desferiu um ataque que o conduziu à vitória na última prova do calendário nacional de elites de 2010, ano em que o corredor anunciou o abandono da carreira profissional.

Natural de Gondar (Guimarães), onde nasceu a 17 de Fevereiro de 1970, Joaquim Sampaio conquistou resultados de relevo ao longo de toda a carreira, sendo uma referência do pelotão nacional.


Experiente, respeitado e acarinhado, representou equipas como a Friminho, Garcia Joalheiro, Tensai-Mundial Confiança, Sicasal-Acral, Jumbo-Maia, Maia-Jumbo-CIN, Maia-CIN, Porta da Ravessa-Milaneza, Porta da Ravessa, Carvalhelhos-Boavista, Riberalves-Boavista e Madeinox-Boavista.

No seu palmarés destacam-se as duas vitórias à geral conseguidas no GP Internacional Torres Vedras/Troféu Joaquim Agostinho. A primeira, em 1993, representando a Sicasal-Acral, e a segunda em 1996, já com as cores da Maia-Jumbo-CIN. Foi vice-campeão nacional de Fundo, em 1994 (Sicasal-Acral), vice-campeão nacional de Contra-relógio, em 2005 (Carvalhelhos-Boavista) e medalha de bronze na mesma especialidade em 1997 (Maia-CIN) e 2007 (Riberalves-Boavista).

Mas o histórico de Joaquim Sampaio é bem mais rico, e não fica aqui na sua totalidade. Assinalem-se, apenas a título de exemplo, as vitórias no Grande Prémio Abimota (2001 e 2009), Prémio Gondomar Coração de Ouro (2004), Clássica do Sotavento Algarvio (2009) e de etapas em praticamente todas as provas do calendário nacional.

Joaquim Sampaio foi terceiro na Volta ao Alentejo (2004), na Clássica da Primavera (2003) e no Festival de Pista-100 Voltas de Tavira (2008).

No passado mês de Agosto Joaquim Sampaio foi convidado pela direcção da Associação de Ciclismo do Minho a manter a sua ligação à modalidade, estando a definição do projecto e/ou a forma de participação associativa apenas dependente da opção profissional que Joaquim Sampaio vier a assumir nos próximos tempos.

* - Texto, editado, da ACM; Fotos ACM

Sem comentários: