segunda-feira, maio 09, 2011

ANO VI - Etapa 39

... E O PELOTÃO ESTÁ OUTRA VEZ DE LUTO!

Mais um dia triste para o Pelotão. O belga Wouter Weylandt, companheiro de equipa do Alentejano Bruno Pires, faleceu esta tarde, após violenta queda no decurso da 3.ª etapa do Giro.

O destino, para quem nele acredita, tens destas coisas que, num momento de luto nem apetece chamar de ironia. Wouter Weylandt venceu, o ano passado... a 3.ª etapa do Giro, a ligação entre Amesterdão e Midellburg, depois de ter escapado a uma queda colectiva que atirou praticamente todo o pelotão ao chão. Isto, no dia 10 de Maio. Faria amanhã um ano...

Nascido em Gent, a 27 de Setembro de 1984, Weyland tornou-se profissional aos 20 anos, na Quick Step e, no início da carreira logo mostroupropensão para as Grandes Clássicas. Com o amadurecimento, viria a ser um dos braços direitos de Tom Boonen, trabalhando para lhe preparar os sprints.

Correu em Portugal, nomeadamente na Volta ao Algarve e, em 2008 venceu a 17.ª etapa da Volta a Espanha.

Representou sempre a Quick Step até que, no último defeso se transferiu para a então recém criada Leopard Trek, sedeada no Luxemburgo onde, para além de Bruno Pires tinha como companheiros os irmãos Franck e Andy Schleck e Fabian Cancellara.

A queda fatal aconteceu na perigosissíma descida de Passo del Bocco e, logo nas imagens que pudemos ver na televisão a situação nos pareceu muito grave. Faltavam 25 quilómetros para a chegada, em Rapallo.

Os médicos e paramédicos da organização tudo tentaram para o reanimar, uma vez que perdeu imediatamente a consciência, mas mais não conseguiram que imobilizá-lo e protegê-lo de forma a transportá-lo para um local ao qual o helicóptero chamado pudesse recolhê-lo uma vez que se descia uma estrada de montanha muito arborizada.
Provavelmente terá chegado já cadáver ao hospital.

O pelotão soube da queda, mas não lhes foi dito a gravidade da mesma, contudo e mesmo ainda antes da confirmação da morte, a organização já não fez a cerimónia do pódio.



Descansa em Paz
(*)

Sem comentários: