quarta-feira, janeiro 21, 2009

II - Etapa 308

AI, AI!...

Em Espanha um Juíz tenta reabrir o processo Operatión Puerto.
Os motivos são claros e compreensivos: tudo aquilo pode configurar um atentado à Saúde Pública. Consta da Lei Geral do país, mas sem repercussões a nível desportivo porque à data do escândalo aquela ainda não contemplava os casos de doping no desporto.

Como a nossa, à data do mais badalado dos casos, também ainda não contemplava.

O que será que hoje, quarta-feira, FPC e secretário de Estado da Juventude e Desportos vão discutir? (*)
Vamos sabê-lo, mais tarde ou mais cedo.

A... estratégia de não ter sido produzida nenhuma acusação formal, porque a Lei ainda não estava em vigor, com o eventual intuito de, agora, o fazer, enquadrando-a na entretanto aprovada Lei - se for essa a ideia - seria uma mancha perpétua na honorabilidade de ambas as partes, e coisinha que qualquer advogado estagiário desmontaria sem a menor dificuldades.

Não está previsto na Constituição Portuguesa a rectroactividade das Leis.
Era o que faltava!

Mas voltando ao princípio. Todos os jornais de referência espanhóis, desportivos ou não, falaram nos últimos dias dessa vontade de reabertura do processo Operatión Puerto.

Houve uns mais sérios que outros, que não iludiram os seus leitores e deixaram bem claro que, para além do Ciclismo, outras modalidades como o Atletismo, o Ténis e mesmo o Futebol podem sair chamuscados.

Aliás, desde o início que eu digo aqui que a acção da Guardia Cívil não se ficou pelo zero (ou quase) por causa do Ciclismo, mas por causa de outros elementos encontrados e que feririam - quase me atreveria a dizer de morte - modalidades em que os espanhóis têm vindo a dominar.

Incluindo a Fórmula 1.
O Alonso não foi campeão do Mundo por acaso, nem foi por acaso - nem por causa do carro - que perdeu o título.
E temos o Nadal... estava na lista do doutor Fuentes, como as equipas de futebol do Barcelona, do Valência e do Real Madrid...

Por alguma razão, apesar de não ter sido possível evitar falar do seu nome, o homem continua em actividade.

Há poderes superiores ao Poder.

Talvez por isso este Juíz, e é bom lembrar que em Espanha há quem se pele por ser um novo Baltazar Garzón, queira - ou já tenha, é indiferente - reabrir o processo Operatión Puerto.

Agora ignorar o que todos sabemos e indexar isso apenas ao Ciclismo, como se fosse só esta a modalidade em xeque...

(*) Afinal não é hoje:

22-01-2009 - Gabinete SEJD
Debate da Proposta de Lei que estabelece o regime jurídico contra a dopagem no desporto

Sem comentários: