segunda-feira, maio 03, 2010

ANO V - Etapa 48

ORGULHO LOULETANO...
... ORGULHO PORTUGUÊS!

O final da semana passada, que culminou ontem, domingo, há uns anos (bem poucos) atrás teria sido de autêntica euforia.

Não me vou alargar, mas também não posso deixar passar despercebido que um Corredor de uma equipa PORTUGUESA - independentemente dos valores que terão composto o pelotão porque, sinceramente, só segui as provas pelos títulos, sem ler os textos, mas lembro-me do impacto que mereceu, por exemplo, uma dada Volta à Extremadura, corrida, definitivamente, de segundo plano no calendário espanhol, o que (ainda) não acontece com a Volta às Astúrias (fiz seis!) - ganhou uma das mais míticas citas do calendário do país vizinho, prova que elevou à estatura de GRANDE, um sem número de Corredores.

Refiro-me à Subida dal Naranco, ganha pelo louletano Santi Perez.

Logo a seguir veio a Volta às Astúrias. Perez voltou a andar bem, mas o vencedor final fou o seu colega de equipa Constatino Zaballa. Glória aos louletanos. Gente que ama como ninguém a modalidade; gente que - sei que chegou a acontecer - mesmo sem condições insistiu a manter uma equipa profissional na estrada. Valeu a pena Jorge Piedade. Valeu a pena Manuel Baptista.


O Tino venceu a prova na derradeira etapa - costuma ser a subida ao alto do Santuário del Acebo a decidir o vencedor - ao chegar a Oviedo isolado; o Santi, juntou ao triunfo na Subida dal Naranco, o prémio de melhor asturiano, ao terminar em 5.º lugar (o segundo melhor 'português'), mas dentro dos 15 primeiros, na tabela final, ainda couberam o David Blanco, André Cardoso e Alejandro Marque, dodos do Palmeiras-Tavira que venceu a prova colectivamente.

O que isto não teria dado há... três anos atrás!!!

Parabéns a todos! E uma constatação: olha as equipas algarvias a darem nas vistas... se há região em Portugal que merece, é o Algarve.

Foto: Rafa Carbonero

Sem comentários: