sábado, junho 26, 2010

ANO V - Etapa 61

33.º GPITV/TROFÉU JOAQUIM AGOSTINHO

Nota prévia: Não foi esquecimento, não foi outra coisa que não a absoluta falta de tempo. Recebi - e aqui venho agradecer publicamente - da Associação Desportiva do Oeste, o convite para estar presente na apresentação da corrida, que foi na 6.ª feira! Como todos sabemos, a Vida gira, dá voltas... e numa dessas voltas eu saí do Ciclismo para passar a ter outras tarefas no meu jornal. Não tive hipóteses de estar presente. A notícia da apresentação desta corrida que eu acompanhei durante muitos anos, quase 15, apareceu discreta. O jornal O Jogo nem uma linha lhe dedicou... Fico triste.
Agradecendo à Organização o facto de não se terem esquecido de mim, resta-me divulgar aos, agora, cerca de fiéis cem leitores diários (estou a ver que também vou ter que oferecer um DVD, como os jornais fazem para serem comprados, que não lidos...), o documento que me enviou. Editado, para não ser eu a 'fazer' de Jornal...


* A 33.ª edição do Grande Prémio Internacional de Ciclismo de Torres Vedras – Troféu Joaquim Agostinho este ano caracteriza-se por estar associada às Comemorações do Bicentenário da Defesa das Linhas de Torres Vedras e do Centenário da República Portuguesa.

Esta prova decorrerá de 7 a 11 de Julho, num programa composto por um prólogo e quatro etapas, onde, Torres Vedras será cenário do primeiro e último dia de prova e que percorrerá a zona Oeste, parte da área metropolitana de Lisboa alargando-se ainda ao Ribatejo e distrito de Leiria, num itinerário com o total de 589,5 km.

Programa resumo:
Dia 7 (quarta-feira) – Prólogo (17.15 horas)
Torres Vedras (Monumento Joaquim Agostinho-Forte S. Vicente), 5,3 km
Dia 8 (quinta-feira) – 1.ª Etapa
11.30 horas, Samora Correia - 15.30 horas, Manique do Intendente, 166 km
Dia 9 (sexta-feira) – 2.ª Etapa
11.30 horas, Sobral de Monte Agraço - 15.20 horas, Carvoeira (Parque Eólico), 148,2 Km
Dia 10 (sábado) – 3.ª Etapa
11.30 horas, Mafra - 15.20 horas, Vimeiro, 170 Km
Dia 11 (domingo) – 4.ª Etapa
15.00 / 17.30 horas, Circuito de Torres Vedras (10 voltas), 100 km
O prólogo, em Torres Vedras, partirá da Av. Villenave d’Ornon (junto ao Monumento a Joaquim Agostinho), pela variante poente, Boavista e Olheiros, numa extensão de 5,3 km, e chegará à porta do Forte de S. Vicente, uma das maiores fortificações das Linhas de Torres e, com toda a certeza, a mais bem conservada.

A 1.ª etapa, no dia 8 de Julho, dedicada ao Ribatejo, com um total de 166 km, ligará Samora Correia, no concelho de Benavente, a Manique do Intendente, no concelho de Azambuja, pela segunda vez como local de chegada pois, habitualmente, tem sido de partida. Passará por Benavente, Alpiarça, Almeirim, Vale de Santarém, Cartaxo, Azambuja, Aveiras e Alcoentre, num traçado plano, com grandes rectas, propicia a roladores.

Pelo terceiro ano consecutivo, haverá a chegada ao Parque Eólico da Carvoeira, que coincidirá com a Meta de Montanha de 2.ª categoria, no dia 9 de Julho.
Partindo do Sobral de Monte Agraço, esta 2.ª etapa retornará ao Sobral, passando também por Cabeço Montachique, S. Antão do Tojal, Abrigada, Alto de Montejunto, Vila Seca e Matacães, numa extensão de 148,2 km e, por certo, irá provocar algumas redefinições na classificação até porque tem tudo para ser a etapa rainha desta edição da prova.

A 3.ª Etapa, a cumprir no dia 10 de Julho, será a mais longa, com 170 km e a partida terá como enquadramento o Conventol de Mafra. O percurso seguirá por Malveira, Gradil, Encarnação, Turcifal, Varatojo, Torres Vedras, Silveira, A-dos-Cunhados, Toledo, Ramalhal, Campelos, Atouguia da Baleia, Lourinhã e terminará junto ao Monumento da Batalha do Vimeiro.

Finalmente, a última etapa será o tradicional Circuito de Torres Vedras, este ano com maior número de quilómetros por volta (10 km) e, consequente redução do número de voltas, que serão também dez. A partida é junto ao Monumento de Joaquim Agostinho e a chegada será no topo da Avenida Poente.

Antecedendo o Circuito, duas outras iniciativas preencherão a manhã.
Assim, com partida às 10 horas teremos a Taça de Portugal/Liberty Seguros, para o pelotão nacional feminino, e o 3.º Passeio de Ciclismo para Todos, em Homenagem ao eterno Joaquim Agostinho.

1 comentário:

aamorim disse...

Boas Madeira.
Pena minha, não vou ter direito ao DVD...
E até já tentei uma palavrinha... mas não deu!
Abraço

Amorim