terça-feira, agosto 03, 2010

ANO V - Etapa 76

A GRANDE MENTIRA!

Ainda hoje, esta tarde, durante a apresentação da Volta a Portugal que amanhã se inicia, ouvi a desmedida questão da homologação da edição do ano passado da prova por causa do positivo do homem que a ganhou.

E ouvi a explicação - sem que um músculo da face traísse fosse o que fosse - do Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Mentira!

Já tenho 50 anos, quase metade dedicados ao jornalismo, destes 16 ao jornalismo de Ciclismo sendo que, como é evidente, mesmo no 'carro vassoura' não deixei de o seguir...

Apesar, e não vou retroceder a 1927, das notáveis, que ficarão para a História - com o bem feito e mal feito -, direcções da Volta a começar no Jorge Lara, passando pelo Serafim Ferreira e pelo Francisco Nunes o Ciclismo português ter evoluído bastante, sem qualquer espécie de corporativismo de classe, não esqueçamos o que a Comunicação Social ajudou...

... reformulo a questão: o que alguns Jornalistas - com 'jota' grande - ajudaram a catapultar a modalidade.

Manuel Flórido, o próprio Serafim Ferreira (antes de chegar a Director da Volta), José Santos (antes de se fixar como director-desportivo do Boavista), Ribeiro Cristóvão, Fernando Emílio, Fernando Correia, Abel Figueiredo, Homero Serpa, Vítor Santos, Santos Neves, Zé Neves de Sousa, Costa Santos, Romeu Correia, Justiniano Vargas, Amadeu José de Freitas, Guita Júnior... e não falo nos meus contemporâneos porque foram tantos e podia esquecer-me de alguns... foram tantos?, que percebessem alguma coisa de Ciclismo?... ok, alguns...

Agora é que duvido.

E lamento - eu já fui, "patrocinador" da Volta (leia-se, o meu patrão já foi patrocinador da Volta, comigo na estrada, a acompanhá-la) - mas se omiti alguma coisa foi por puro desconhecimento... não ignorei nem contornei factos...

Dispersei-me... já estão habituados!
Voltemos atrás...


... hoje, esta tarde, durante a apresentação da Volta a Portugal que amanhã se inicia, ouvi a desmedida questão da homologação da edição do ano passado da prova por causa do positivo do homem que a ganhou.

E ouvi a explicação - sem que um músculo da face traísse fosse o que fosse - do Senhor Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo.
Mentira!

Não sei, pode ser que amanhã, algum jornal reponha a verdade... que é esta:

Com o resultado da contra-análise a confirmar a análise positiva, o Nuno Ribeiro perdeu imediatamente a Volta e daí até hoje houve tempo mais do que suficiente para rectificar os resultados, as classificações e homologar a Volta'09.

Perguntem, alguém que pergunte, porque é que isso não foi feito...

Mal foram conhecidos os resultados da contra-análise a FPC avançou com o processo de penalização, em relação ao Nuno Ribeiro.
Porque é que, ao mesmo tempo, não fez o mesmo em relação à homologação, após rectificação de resultados, da Volta?

O Nuno demorou o que o obrigaram a demorar, pois não podia, juridicamente, pedir um recurso enquanto não fosse oficial o seu castigo, e do que o Nuno vai recorrer não é do castigo, que aceita, mas da data do início deste.

O que em nada interfere com a homologação da Volta do ano passado.
Se não foi ainda homologada foi porque a FPC, negligenciou essa acção.

Em relação ao Nuno, só a semana passada lhe foi facultada, ainda por cima, com alguns laivos kafkianos, a consulta e conhecimento do processo que o castiga a partir da data do conhecimento dos resultados da contra-análise, e não - como aconteceu com os seus dois colegas espanhóis - a partir da data da primeira análise...

Isto penaliza o Corredor.
Se o Nuno Ribeiro está consciente que não foi ele quem se auto-dopou, tinha que pedir a contra-análise... por não acreditar na primeira análise.

A outra opção era a de acusar que o tinham dopado sem seu conhecimento.
Quem?
O médico?

Houve um que foi - numa atitude ridícula - penalizado em dez anos de afastamento (coisa que não é, nunca foi e jamais será, da responsabilidade de uma federação), e o que aconteceu a este?

Repito: o que aconteceu a este?
Deixem-me voltar ao fulcral da questão...

Ahhhhh... esperem... alguém sabe o que vai acontecer à estrutura directiva da equipa?
Ok... eu espero....

Ainda antes do tal fulcral da questão...
O Nuno Ribeiro deslocou-se a Lisboa, à Rua de Campolide para poder consultar o processo o qual, como é evidente, quer contestar em recurso.

Marcaram-lhe uma hora (14.00) para estar presente... A responsável, provavelmente porque teve de prolongar o seu horário da parte da manhã, só apareceu uma hora depois... a consulta do processo demorou cerca de três horas e já vamos nas 18.00, na Rua de Campolide, em Lisboa...

Duas horas depois, ia o Nuno em pleno autoestrada, é informado, de casa, que tinha à sua espera uma brigada da ADoP à sua espera...
... já volto a isto...

... preocupado, pede que esperem por ele porque o trânsito é muito e os km a percorrer também...
A saída de Campo, como posso ajudar a provar, ainda por cima está em obras o que o fez perder mais tempo...

O Nuno chegou a casa às 21.05 e não tenho porque pensar que está a faltar á verdade... o médico enviado (de Braga) a Valongo, sem conseguir esconder o seu mal-estar acabou por lhe dizer que [sic] 'por ordens superiores', o controle deveria ter sido efectuado até às 21 horas, pelo que já não lho ia fazer e ia marcar, como as 'ordens superiores' pediam,
falta ao controlo...
O Nuno está castigado por dois anos!...
Mas esperem....

No dia imediatamente a seguir a esta estória, pelas oito da manhã, em Barcelos, alguém toca a uma campainha. A do apartamento do João Cabreira.
Era a ADoP...

Para fazer um controlo surpresa...
O João está castigado por dois anos!...

Não se opôs, é evidente.
Como o controlo implicava recolha de sangue, e porque não conseguiu ter, por parte dos 'vampiros' a garantia de que estavam habilitados a isso, o João só pôs uma condição... aceitava a recolha do líquido orgânico e de sangue perante um testemunho imparcial, por isso exigiu que essa recolha fosse feita no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos.

A questão que, não enquanto adepto do Ciclismo mas enquanto Cidadão que viu os seus impostos serem agravados, ponho é esta... porque é que a ADoP anda a gastar dinheiro com deslocações, portagens e demais, a controlar Corredores que não podem voltar à estrada antes de 2012?

Porque é que, azar dos azares, o Nuno Ribeiro 'cai na roda da sorte' no mesmíssimo dia em que a FPC sabe que ele está em Lisboa, nas suas instalações, até às 18 horas, e a ADoP faz deslocar um médico de Braga a Valongo com instruções de não perdoar um minuto para além das 21 horas?

Sabem que não se pode andar a mais de 120 km/hora nas auto-estradas?
Não, definitivamente, não basta ser sério, é mesmo, mesmo parecê-lo também...

Finalmente...

Quem é que quer olhar para o que está a acontecer com um pouquinho de imparcialidade e de... honestidade?

Enquanto a Volta'2009 não fôr homologada... oficialmente não há pagamento de prémios em atraso!...
Ah!... pois é!...

'Dica' de ouro para começarem hoje as vossas reportagens...
E se vos disserem que os prémios do ano passado já foram pagos... é falso...

E olhem para os patrocínios das camisolas principais...

Sem comentários: