quinta-feira, agosto 12, 2010

ANO V - Etapa 79

FORÇA AÍ MAGDA!...

A vimaranense Magda Martins representará Portugal nos Jogos Olímpicos da Juventude que decorrerão, de 14 a 26 de Agosto, em Singapura. Além da jovem Campeã Nacional de BTT-XCO integram a Selecção Nacional-Liberty Seguros os atletas Rafael Reis, João Leal e Rodrigo Gomes.

A representação portuguesa, orientada pelo seleccionador nacional de BTT, Pedro Vigário, é composta pela minhota Magda Martins (PóvoaBTT-Maxibibes-School Eventos), Rodrigo Gomes (Mato Cheirinhos-Belalgas-Gestair e Team Bike Zone-Quintajense), Rafael Reis e João Leal (Crédito Agrícola-Alcobaça).

O inovador programa de ciclismo dos Jogos Olímpicos da Juventude, ao contrário do que é habitual, não contempla a atribuição de medalhas individuais mas apenas prémios para as equipas, que terão de revelar qualidade combinada no sector masculino e feminino e em quatro diferentes disciplinas do ciclismo: prova de fundo em estrada, contra-relógio, BTT e BMX.
Os três atletas masculinos de cada uma das 32 selecções presentes terão de participar em conjunto na prova de fundo em estrada, além de, individualmente, correrem uma das restantes vertentes. Magda Martins alinha no contra-relógio em estrada, na corrida de BTT e na prova de BMX.
A participação dos ciclistas portugueses começa no dia 17. Nessa data, Magda Martins e João Leal competem em BTT. No dia seguinte, Rafael Reis e Magda Martins representam a Selecção Nacional-Liberty Seguros nos contra-relógios masculino e feminino. No dia 19, Magda Martins encerra a sua participação com a presença na corrida de BMX, especialidade que também contará com Rodrigo Gomes. Os três rapazes juntam-se ao pelotão para a prova de fundo em estrada no dia 22.

Natural de Guimarães, onde nasceu em a 18 de Julho de 1993, Magda Martins sagrou-se este ano Campeã Nacional de BTT-XCO, venceu o Open de Espanha de BTT e o Campeonato Inter-Regional do Norte, entre outros resultados importantes. No ano passado, a jovem atleta conquistou os títulos de Campeã Nacional de Ciclismo de Estrada (prova em linha), de BTT Xco e de BTT Rampa, além de ter vencido o competitivo Regional do Minho de BTT e a Taça de Portugal de XCO.

A missão Portuguesa aos Jogos Olímpicos da Juventude é constituída por 19 atletas que competirão em dez modalidades.

Inspirar jovens em todo o mundo para participar no desporto e adoptar e viver segundo os valores olímpicos é o principal objectivo dos Jogos Olímpicos da Juventude que o Comité Olímpico Internacional decidiu criar para educar e influenciar os jovens atletas, desafiando-os à participação e inspirando-os para desempenhar um papel activo nas suas comunidades.
Procurando congregar talentosos jovens atletas de todo o mundo, com idades compreendidas entre os 14 e 18 anos, a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Juventude reunirá em Singapura cerca de 3600 atletas e 1450 oficiais.

Os Jogos manterão o tradicional ciclo de quatro anos, com edições de Verão em 2010, 2014, 2018, etc., e edições de Inverno em 2012, 2016, 2020, etc. A primeira edição de Verão decorre em Singapura e a de Inverno decorrerá em Innsbruck (Áustria), de 13 a 22 de Janeiro de 2012.

(Texto e fotos gentilmente cedidos pela Associação de Ciclismo do Minho; obrigado José Luís Ribeiro, seu presidente, e ao Luís Teixeira que, sendo o seu Secretário-geral, naturalmente terá responsabilidades na muita e importantíssima informação que faz chegar aos OCS. Já agora, Obrigado por não se esquecerem de mim!...)

Sem comentários: