sexta-feira, dezembro 10, 2010

ANO VI - Etapa 4

NÃO! ESTÃO ENGANADOS.
TODOS ENGANADOS...
LAMENTO-O E É COM MÁGOA
QUE AQUI TRAGO O ASSUNTO

'Operatión Puerto'.
Ainda hoje são estas duas palavras (*) são associadas à grande investida e (erradamente) a uma grande vitória das entidades, no caso, as espanholas, contra os batoteiros... no Ciclismo.

No desenvolvimento dessa acção, por descuido, sempre estive certo disso, a Imprensa chegou a fazer o papel que dela se espera: dar relevo à notícia, independentemente do nome dos protagonistas. E logo se falou do 'deus' do ténis espanhol... Rafa Nadal (e cito o seu nome porque ele saiu estampado no principais jornais de toda a Europa)... e da equipa de futebol do Barcelona!!!

Adivinho as pressões que se seguiram, de tal modo que a 'fogueira' limitou-se a queimar Corredores de Ciclismo e mais alguns agentes a ele ligado. Refiro-me a técnicos, porque em relação a... ´cérebros', constacto que o mais falado voltou a ser notícia.

Sei que, nestes dois últimos dias, muitos dos 'cliques' que vão mantendo o Veloluso ao abrigo de um aviso por parte do servidor onde está alojado, de falta de assiduidade procuravam uma reação a esta notícia:

«A campeã mundial [em atletismo] de 3.000 metros obstáculos é uma das visadas da operação anti-doping desencadeada pelas autoridades espanholas. Segundo noticia a imprensa daquele país, Marta Dominguez foi detida para prestar declarações.

Além da atleta, que no passado mês de Novembro anunciou pausa na carreira por ter engravidado, foram detidos também o seu treinador, César Pérez, assim como o treinador mais reconhecido do país, Manuel Pascua Piqueras (2). O médico Eufemiano Fuentes, implicado na Operação Puerto em 2006, então relacionada com ciclismo, também terá sido detido.

As últimas informações apontam que nas várias buscas efectuadas ao longo da manhã desta quinta-feira foram encontradas substâncias dopantes de última geração.»

A seguir ao Ciclismo... o atletismo que, por coincidência, ou não, tem vindo a perder protagonistas a nível mundial. Falo do atletismo espanhol, claro.
A seguir virá qual disciplina?

É que de tão 'esprimido' o Ciclismo já não dá nada. Principalmente quando se rasgam grandes parangonas em relação a casos ainda não provados e, nos dias subsequentes se tem de lidar com públicas confissões de estrelas de há uma década atrás que... fazem dinheiro publicando livros autobiográficos confessando o que toda a gente sempre soube!
Esvaziaram o 'filão'...

Nestes próximos dias será o atletismo a estar no olho do furacão.
Que novidade!

Não se sobe a Serra da Estrela só com flocos de cereais.
E como é que se consegue - para além dos pornográficos prémios acenados pelas organizações - correr 42.142 metros cada vez em menos tempo?

Ok, não há potencial vencedor de uma Maratona que faça, com o intuito declarado de a vencer, mais do que duas por temporada. As outras servem de treino. Enquanto isto, um Corredor, só para ganhar uma das Grandes Voltas não se livra de fazer cinco, seis, sete mil quilómetros em 20 dias, subindo montanhas de mais de 2.000 metros, obrigado a contra-relógios omde, para não perder, tem que rodar acima dos 45 km/hora. Sejam as condições meteorológicas quais forem, O 'espectáculo' não se compadece disso nem as Organizações se preocupam.

Depois do Ciclismo, agora temos - ingloriamente, porque acho que é uma modalidade igualmente exigente - o atletismo com notícias de meia págima/um quarto de página, na berlinda.

Quanto ao ténis, ao futebol, à Fórmula 1 e à minha preferida NBA... bem que podemos esperar deitados porque estar sentado muito tempo faz mal às costas.

Voltando ao atletismo. Já tivemos atletas lusos castigados pelo antigo CNAD depois de... contolos positivos. Nenhum nome grande.
Vamos ver o que faz a ADoP... um 'raidzinho', por um dia destes, como fizeram as autoridades espanholas?

Em termos de 'visibilidade' e propaganda, convenhamos que 'apanhar' um medalhado olímpico ou mundial teria muito mais impacto do que, por exemplo, apanhar um jovem Corredor que cumpria a sua primeira época como profissional e nem currículo conseguiu construir.

(1) - 'Puerto', em castelhano e em 'linguagem' velocipédica, significa: alto pontuável para o Prémio da Montanha e não porto (de mar, presumo) como se insistiu na ânsia de uma tradução literal, o que também deixou a descoberto algum desconhecimento em relação ao Ciclismo por parte, acredito que não dos jornalistas que escreviam as notícias mas, certamente, dos 'chefes' polivalentes que saberão um pouquinho de tudo mas nunca chegam a saber Muito de coisa nenhuma.

(2) – Que treinou dois 'icons' do atletismo luso durante cinco.

Sem comentários: