sexta-feira, janeiro 13, 2012

ANO VII - Etapa 10

FAÇAMOS-LHE JUSTIÇA.
PORQUE MERECEM!...

Há muitos, muitos anos - mais de dez, mais de quinze - já eu escrevia que o Ciclismo, em termos de comunicação, não existia! Eu fazia parte da equipa de editores de A BOLA e, desde logo, porque era o exemplo mais fácil, escrevi, por exemplo - sobretudo - o automobilismo ia muitos quilómetros à frente!

Não havia dia que o correio electrónico ou o fax não nos inundasse de informação...
Suportada comercialmente, é evidente mas, depois, cabe ao jornalista construir a notícia.

O Ciclismo mantinha-se na idade das... 'pasteleiras'!
Valia a 'família'.

'Sopravam-se' ao ouvido dos amigos as principais novidades e os demais ficavam, irremediavelente, de fora.


Centrando-ne no Ciclismo - que acompanhei, na estrada, desde 1991, já lá vão 21 anos -, talvez porque, mesmo os 'novos' projectos eram encabeçados por... 'velhas' figuras, tardou em perceber-se que é quase fundamental - mesmo que ainda não seja honestamente compreendido - um canal de comunicação para ... o 'exterior'.


O DRAMA é que, e já não falo nos OCS de índole generalista, os 'desportivos' acabaram, também eles, por 'entregar' a modalidade a... colaboradores eventuais, sendo que, em teoria - o que se não confirma - ganham à peça, isto é, ganham por cada notícia, reportagem ou entrevista... exclusiva. Mas recebem os mesmos 'press-release' que eu recebo e muitos não têm pejo em os... 'adornar' e depois assinar por baixo.
E assim receberem por um trabalho que não foram eles que fizeram!

Mas, para nosso mal, o dos Jornalistas, e porque não existe um verdadeiro controlo, isso deixou de ser excepção para ser a regra. E são os mais velhos que a quebram!
...

Ok, foi largo o intróito, mas aqui deixo dois exemplos, de duas equipas - das quatro que temos, no escalão Continental - que, há muito, teimam em... remar contra a maré.


E digo isto porque sei que foram grandes apostas das respectivas estruturas.
E que a imprensa, em geral, ignora. Por CULPA EXCLUSIVA das editorias.

Se têm um 'colaborador' e este falha a NOTÍCIA, só têm que a tratar jornalisticamente e dar-lhe o espaço que merece.

Normalmente, quando o colaborador 'falha' por mais interessante - e até merecedora de um espaço mais alargado - que seja a notícia... é transformada em... 'breve'!

Viva o Futebol Americano, sobre o qual todos sofremos na forma de uma dor insuportável... mesmo não fazendo a mínima ideia do que se trata!

Eu sei que estes dois press-release chegaram a TODAS as redacções...
Mas não foram publicados.

Das quatro equipas Continentais, ao que se confina o nosso pelotão... profissional, só a LA-Paredes e Tavira mantêm um canal institucional - desaproveitado, porque o 'COUTO' é dos «colaboladores» - com a Imprensa.

E as notícias que li, tomando-as como verdadeiras, vejo-as agora negadas em letra de imprensa.


E a 'fuga em frente' não me convence... conhecendo o protagonista.

O David Blanco NUNCA esteve certo no Tavira. Sabemo-lo agora.
(O que não significa que ele não venha a fazer parte da equipa. Eu Mesmo, se me saísse o Euromilhões, poria o David no Tavira!)

Entretanto, deixo-vos dois press-ralease
que recebi hoje e obrigado
à Ana Luísa Jesús (Tavira)
e ao Jorge Gonçalves (LA-Paredes).
---

Nota de Imprensa N.º 004/2012
Data: 13.Janeiro.2012


No Campeonato Nacional de Ciclocross
deste fim-de-semana
Ana Rita Vigário com aspirações ao pódio

O Campeonato Nacional de Ciclocrosse disputa-se no próximo domingo, dia 15 de Janeiro, na Quinta Loureiro Velho, em Fermentões, numa organização conjunta Associação de Ciclismo do Minho e da Federação Portuguesa de Ciclismo.

A prova de atribuição dos títulos de Campeões Nacionais também é aberta à participação de atletas federados na vertente de lazer (betetistas e cicloturistas) e a não federados.


Em representação da LA Alumínios-Antarte, Ana Rita Viário aspira, naturalmente, a um lugar no pódio apesar de não se encontrar nas melhores condições físicas, em consequência de uma virose que a tem impedido de treinar a cem por cento.
.

.

"Vou com o objectivo de conseguir um lugar no pódio apesar de ter sido obrigada, por razões médicas, a uma paragem forçada de cerca de uma semana devido a uma gastroenterite contraída logo após a disputa da Alanya MTB Cup na Turquia. Apesar de não me encontrar em pleno vou confiante e empenhada na obtenção de um bom resultado até porque estes 'Nacionais' são um dos objectivos pré-estabelecidos para esta época" - refere a atleta internacional portuguesa.


O Ciclocrosse ["corta-mato em bicicleta"] é uma vertente de inverno do ciclismo disputada em circuitos com zonas de terra, lama, areia e estrada, com a exigência técnica e física dos percursos a ser complementada com obstáculos (naturais ou artificiais) que por vezes obrigam os atletas a desmontar e a carregar a bicicleta.


Com forte implantação na Europa Central e nos Estados Unidos da América, o Ciclocrosse teve em Portugal um período bastante pujante entre as décadas de 1960 e 1990, tendo atletas como Alves Barbosa, Venceslau Fernandes, Carlos Santos, José Fernandes e José Santiago gravado o nome na galeria de campeões nacionais.


Celestino Pinho, em elites, Isabel Caetano, em femininos, Mário Costa em Sub 23, Francisco Sousa em juniores, Fábio Mansilhas em cadetes, Joaquim Silva em veteranos A e António Sousa em Veteranos B são os Campeões Nacionais em título.


O ressurgimento do Ciclocrosse em Portugal insere-se numa política da Federação Portuguesa de Ciclismo de desenvolvimento global de todas as vertentes do ciclismo, sendo esta modalidade considerada uma verdadeira escola de ciclismo pois exige qualidades técnicas e físicas apuradas.


O Campeonato Nacional de Ciclocrosse será disputado no centro da freguesia de Fermentões, em Guimarães, na Quinta Loureiro Velho que integra o Centro Equestre Loureiro Velho. Na área do Centro Equestre e em terrenos contíguos será delineado o circuito que consagrará os Campeões Nacionais de Ciclocrosse, os primeiros títulos de ciclismo a atribuir em 2012.


O programa do Campeonato começará, às 10 horas, com a corrida de veteranos, iniciando-se uma hora depois a prova para atletas femininas (todas as categorias), cadetes masculinos e Promoção/Open (atletas federados na vertente de lazer - betetistas e cicloturistas - e não federados).


A encerrar terá lugar a prova que junta os atletas elite, sub-23 e juniores masculinos e que começará às 12 horas, estando a cerimónia protocolar e de entrega de prémios prevista para as 13h15.
---

CARMIM É O NOVO PATROCINADOR
DA EQUIPA PROFISSIONAL DE TAVIRA

A CARMIM, maior produtora de vinhos do Alentejo é o novo patrocinador principal da equipa de ciclismo profissional de Tavira, através da marca “Monsaraz Millennium”.


A CARMIM junta-se assim à Prio e dão o nome à equipa CARMIM-PRIO-TAVIRA.
.

.
O "Monsaraz Millennium" designação que irá figurar no equipamento insere-se num amplo projecto de responsabilidade social desenvolvido pela CARMIM, cujo objectivo é ajudar directamente pessoas sem recursos financeiros a resolverem problemas nas áreas da saúde, emprego, educação ou concretização de talentos.



Partindo do slogan “Vamos ajudar pessoas”, o Monsaraz Millennium assume-se como um vinho de causas, dando visibilidade a um projecto de longo prazo onde o que interessa é realçar a pessoa humana.


Na parceria oficializada ontem em conferência de imprensa na sede do Clube de Ciclismo de Tavira (CCT), José Canita, director-geral da CARMIM referiu querer "elevar a história do Tavira" visto acreditar que "o projecto pode crescer com esta união."


O envolvimento mútuo entre a marca e a colectividade é o objectivo principal desta aliança que visa desenvolver vários projectos entre os quais a formação dos mais jovens, temática que vai ao encontro dos ideiais do Clube.

Outro aspecto relevante é o envolvimento do Clube no projecto CARMIM, já que parte das vendas dos produtos realizadas através do CCT revertem a favor deste último.



"O céu é o limite", remata o Director geral da CARMIM, acreditando que esta será uma iniciativa que irá trazer benefícios para a equipa numa altura em que as dificuldades são uma constante.

Os novos reforços



Alejandro Marque, Amaro Antunes, e Valter Pereira são os nomes que irão reforçar a equipa.
Alejandro Marque volta agora a integrar a formação tavirense depois de em 2008, 2009, e 2010 já ter vestido as cores da equipa algarvia. Notável contrarrelogista e rolador, é um excelente trabalhador para a equipa. Actualmente com 30 anos, Marque foi um elemento chave nas vitórias da Volta a Portugal alcançadas pelo grupo.


Amaro Antunes, natural de Vila Real de Santo António, ascendeu ao profissionalismo na época passada, e actualmente com 21 anos conta várias vitórias no seu palmarés. Durante a sua passagem nas camadas jovens notabilizou-se nos contra-relógios e nas etapas de montanha.

Em 2011 deu nas vistas ao vencer uma das provas da competição internacional, Taça das Nações, ao serviço da selecção nacional de sub 23.


Valter Pereira tem 21 anos e vem das camadas jovens do Clube de Ciclismo de Tavira. Este reforço vai ao encontro da política desta colectividade que passa pela captação de novos talentos oriundos da terra. Jovem promissor, foi descoberto em provas de BTT e revela capacidades em etapas de montanha. Na época anterior passou pela equipa de sub 23 do Louletano, e este ano ascende ao profissionalismo.

Sem comentários: