quarta-feira, janeiro 18, 2012

ANO VII - Etapa 13

TINHA QUE SER A ETAPA... TREZE!

Quando, em 1944 - ainda decorria a II Grande Guerra Mundial -, Cândido de Oliveira, Ribeiro dos Reis e Vicente de Melo fundaram 'A BOLA' deixaram, bem vincado sob o seu 'logo', dele fazendo parte, a 'tarja': JORNAL DE TODOS OS DESPORTOS.
.

Foi esse Jornal que eu comecei a ler quase ao mesmo tempo que aprendia a ler e não julguem que isto é... folclore. Tinha nove/dez anos quando me tornei leitor de A BOLA. Regular. Pelo menos às segundas-feiras...

Ainda estava no Alentejo e, sei lá como, o meu pai conseguia (nem sempre, nem sempre...) arranjar-me os 1$20 que então custava. E tinha que me desviar ligeiramente da rota mais curta para a escola para ir comprá-la ao único ponto de venda que havia em Ferreira do Alentejo.

Escrevo isto mais por causa do... TODOS OS DESPORTOS.
É evidente que, por essa altura o futebol americano não era prioritário.

Pelo contrário, o Ciclismo tinha em A BOLA muito por "culpa" de Homero Serpa - e já aqui o escrevi antes - que 'rebentou' com a 'muralha' da Volta a Portugal e alargou o espaço do Ciclismo a (quase) todas as provas que então existiam. Ou iam aparecendo e desaparecendo.

Mais do que nenhum dos outros desportivos, à altura o Record mas, sobretudo, o seu grande concorrente, o Mundo Desportivo, A BOLA - e Homero Serpa - estavam, parecia, em todo o lado.

O grande Carlos Miranda conquistou o seu lugar na História do Jornalismo de Ciclismo, à custa de muitas, muitas páginas escritas reportando-nos o Tour e as aventuras e desventuras do enorme Joaquim Agostinho e da sua vida de emigrante.
Vítor Santos, com a sua forma erudita de escrever, contou-me, anos a fio, a Volta a Portugal, mas foi Homero Serpa quem, até porque mais 'terra-a-terra' (dentro do elevado grau de exigência, auto-assumido, pelos Jornalistas, à época), até porque entre o relato de uma etapa e de outra, foi o primeiro a aventurar-se pelo Mundo, embora o nosso pequeno Mundo, que só percorrendo o... País real se podia descobrir.

Ele descobriu-o e contou-no-lo. Por isso acho que dos três foi o maior e melhor cronista ligado ao Ciclismo que jamais tivemos na Imprensa portuguesa.

Entretanto, tudo mudou.
Mesmo até antes de se ter deixado cair a faixa do "JORNAL DE TODOS OS DESPORTOS".

A Volta ao Algarve é a corrida mais importante do Calendário Nacional.
Não digo a maior (embora não tivesse problemas em o afirmar e estaria certo) porque a Comunicação Social e em relação ao Ciclismo, só vê a Volta a Portugal. A começar pela televisão e sem que os jornais e rádios de cobertura nacional percebam que, sem o 'olho indiscreto' da TV poderiam fazer coisas muito bonitas numa prova, a única que se realiza entre nós, que nos oferece uma dúzia, dúzia e meia de nomes do mais sonante que há no pelotão internacional.

Mas não têm nos seus quadros ninguém que perceba de Ciclismo e a Volta, ainda assim leva tanta gente porque a maioria vai gozar 12 dias de turismo como prémio sei lá do quê.

A Volta ao Algarve, sendo mais correcto, a organização da Volta ao Algarve divulgou hoje as etapas, equipas e alguns dos principais nomes que, espera ela, a organização, vão estar presentes nas estradas algarvias.

O email com esse press-realease chegou aos vários destinatários, incluindo os OCS, às 16.14 horas. Porque fui excluído da lista da organização, a mim só chegou, reencaminhado, sete minutos mais tarde. Mas eu só fui ver o correio bem perto das 18 horas.

Apesar de tudo, respeito sempre o meu dever de lealdade para com A BOLA, por isso, antes de transcrever o conteúde o email no meu Blog fiz uma pesquisa...
O Jogo tinha a notícia na sua edição on-line desde as 16.40 horas...
O Record, desde as 17.43...

E o responsável, na organização da Volta ao Algarve, pela comunicação com a Imprensa é... o colaborador eventual de... A BOLA!
Que só viria a escrever sobre isto na sua edição on-line às 22.02 horas.

Não estou a dizer que o colaborador não tenha enviado o email, não estou a dizer nada...
a não ser que, uma vez mais - e já fui duramente penalizado por os ter criticado (e tinha tanta razão como o tenho agora) - os responsáveis pela editoria se não são ignorantes - a Volta ao Algarve é a única prova portuguesa que merece cobertura por parte da CS internacional - são incompetentes! Já eram. Se são os mesmos, não aprenderam nada. Se são outros, são tão incompetentes e, já agora, ignorantes quanto os outros.

Se a informação lhes foi subtraída - porque só apareceu depois de eu ter alertado - isso não tenho maneira de saber.

Contudo, às vezes mais vale estar quieto.
Quem 'seleccionou' o que aparece n'A BOLA on-line consegue a proeza de IGNORAR o nome das equipas portuguesas que vão disputar a corrida!
Por ignorância? Mas vem escrito no email!
Incompetência?

Numa altura em que a vida está má para todos, em que apenas quatro estruturas se aventuraram na continuidade de equipas Continentais lusas, de que ninguém fala [a não ser que alguém seja apanhado com um controlo anti-doping positivo], quase mendigando um apoiozinho publicitário que só será justificado se houver retorno, nem os seus nomes vêem publicados no maior jornal desportivo nacional.

EFAPEL-GLASSDRIVE
LA-ANTARTE-ROTA DOS MÓVEIS-PAREDES
ONDA-BOAVISTA
CARMIM-PRIO-TAVIRA

São estas as resistentes.
Para que conste.

Do resto, e quanto ao que saíu na edição on-line (tarde, a más horas e só porque eu os avisei) tenho vergonha.
Viva então o futebol americano...
As agências contam tudo. Basta traduzir...

Sem comentários: