quinta-feira, março 14, 2013

ANO VIII - Etapa 8

ORA... AJUDEM-ME LÁ!

Tenho uma dúvida que não consigo esclarecer!
Respeirta aos Jogos das Competições Europeias.

Estou em querer, e sempre tive o cuidado de me manter actualizado - talvez tenha havido alterações recentes que se me escaparam, não digo que não - que nos Jogos das Competições Europeias, a 'regra' do(s) golo(s) FORA a valerem por dois [só para o desempate da Eliminatória] acabava concluídos os 180 minutos previstos para essa mesma Eliminatória.

Os golos marcados no prolongamento de 30 minutos já não contavam e, reconheçamo-lo, tinha toda a lógica.

Exemplo abstrato: o Bairro Alto recebia, em sua casa, o Chiado e, no final dos 90 minutos da praxe vencia por 2-0;
para o Chiado esgotava-se a possibilidade de poder vir a beneficiar de quaisquer outra hipótese de seguir em frente, a não ser que vencesse, no seu terreno, o Bairro Alto por 2-0 ou mais. Mesmo ganhando pela diferença de dois golos, mas tendo o Bairro Alto, DENTRO DOS 90 minutos do jogo da 2.ª mão marcado uma ou mais vezes 'empatando' a Eliminatória, seria proclamado vencedor por ter marcado em casa do adversário.
ISTO DENTRO DOS SEGUNDOS 90 MINUTOS!

Vencendo o Chiado por 2-0, nos 90 minutos, a Eliminatória estava empatada e seguir-se-ia um prolongamento de 30 minutos, dividido em duas partes de 15 minutos, sem intervalo, apenas com mudança de campo. Assim ditam as regras...
E os golos alcançados neste período, necessariamente, sob pena de se estar a dar vantagem a um dos oponentes, deixavam de contar 'a dobrar' apenas e simplesmente porque, jogando a 2.ª mão em CASA, o Chiado, a marcar, via o(s) seu(s) golos contados como singelos, enquanto o Bairro Alto, tendo 30 minutos de jogo a mais em terreno alheio beneficiava clara, mas anti-desportivamente de forma pouco ou mesmo nada honesta de uma oportunidade que o adversário jamais poderia ter tido, segundo os mesmos Reguloamentos, na 1.ª mão...

Houve alteração nos regulamentos? Se houve ficaram pior.

Eu não dei disso conta por isso estranho que o Tottenham, quando o Inter só teve 90 minutos para jogar em Inglaterra, venceu por 3-0, na deslocação a Milão, e tendo perdido pelos mesmos 3-0 (nos mesmíssemos 90 minutos), indo o mjogo para os tais 30 minutos de prolongamento - que deviam ser considerados como jogados em campo NEUTRO - EMPATA A UM GOLO, NUM TOTAL AGREGADO de 4-4 e é declarado vencedor da Eliminatória quando, se bem me lembro... nesta situação a passagem á fase seguinte deveria ter sido decidida com a marcação de pontapés da marca de grande penalidade!

Os londrinos beneficiaram de mais trinta minutos de jogo em Milão, em relação aos 90 que o Inter disputou em Londres.

6 comentários:

Rui Quinta disse...

Madeira, desde que eu me lembro que é assim. Não concordo que os golos em prolongamento também contem como fora, mas sempre me lembro da regra assim.

Cumprimentos,
Rui

mzmadeira disse...

Olá caro Rui, há quanto tempo...
Espero que vá tudo bem contigo.

Só uma pequena nota...
Quando tu nasceste, eu já era Jornalista!

Abraço

Rui Quinta disse...

Tem razão, Madeira, quando eu nasci já você era jornalista. Por isso eu disse "desde que me lembro" e não disse "desde sempre".

Cumprimentos

majv disse...

Amigo Madeira,
lembro-me do Sporting,ter sido eliminado em Alvalade, creio que pelo Rangers, após ter perdido fora 1-2 e ganho em casa 2-1, sendo que, no prolongamento, passou a 3-2.
Anteriormente, o prolongamento era considerado como que "campo neutro", mas nessa época já não era...
E o que aconteceu?
O ilustre arbitro, findo os 120 minutos, enviou o jogo para penalties... :)
Eu estava na bancada, sabia bem que o meu clube estava fora da Taça, e até me meteu pena, ver o Damas a dar show a defender penalties, o pessoal todo contente...e no dia seguinte lá veio o organismo internacional, salvo erro já era Uefa, a dizer que o Sporting estava mesmo eliminado e a chamar burro com todas as letras ao senhor do apito. Daí para cá, pelo menos durante muitos anos, essa regra manteve-se.
Mas desconheço qual a que vigora.
Um abraço
Manuel Vitorino

mzmadeira disse...

Caro Manuel António,

esse seu exemplo falha por não 'encaixar' na regra que, reitero, existiu sem senhor!

E não encaixa porque, estando a eliminatória empatada 3-3 ao fim dos 180 minutos, claro que tinha de haver um prolongamento... e se nos 30 minutos adicionais se marcou um golo, o resultado passou a ser de 4-3, logo, os penalties eram desnecessários pois havia um vencedor.

A regra era a de que, terminado o prolongamento e subsistinto uma igualdade COM GOLOS, aí sim, partia-se para os pontapés dos 11 metros porque a regra do bónus pelos golos marcados fora, havia terminado aos 180 minutos.

Por outra via já tive uma 'explicação'...
Quando eu contesto o facto de a equipa que joga fora ter mais 30 minutos para marcar um golo 'abonado', responderam-me que a equipa que joga em casa também tem os mesmos 30 minutos para marcar...

... teoria falaciosa porque se a equipa da casa marcar no prolongamento o seu golo vale... um golo, aparentemente aceitam que a visitante, marcando também apenas um golo, essa valha... 1,01 golos e dê a passagem!

A equipa que joga em casa, na 2.ª mão acaba sempre por correr o risco de ser penalizada, e ainda ninguém me soube dizer onde é que isso está escrito. Nos regulamentos da UEFA. Pois.

Mas eu não tenho pachorra para ler aquilo de ponta a ponta. Se alguém me disser, procura no Capítulo X, Artigo Y, Parágrafo Z... eu vou confirmar.

Há dez anos atrás eu conhecia, de cor, todo o Regulamento da FP Ciclismo (que era, ipsis verbis o da UCI, com algumas partes mal traduzidas do francês), coisa que àquela data 4/5 dos interessados, incluindo Comissários, não conheciam, foi porque caí, doida e perdidamente 'apaixonado' pela Modalidade.

Por isso, ainda hoje ninguém me convence que houve um Grande Prémio Mitsubishi/MR Cortez que foi ganho na estrada pelo Rui Sousa, na altura ao serviço da Maia/Milaneza, e 'dado' ao polaco Dariusz Baranovsky, da então Banesto, tendo o Colégio de Comissários interpretado mal o Regulamento e desempatado a favor do polaco com os segundos de um crono... por equipas, quando o Regulamento é - pelo menos na altura era - claríssimo, dizendo que só os cronos individuais serviam para desempatar, recorrendo-se aos décimos ou centécimos de segundo.

Bem como fui o único a lavrar, de forma veemente e em letra de imprensa no Maior Jornal Desportivo Nacional, A BOLA, ao qual continuo ligado apesar da minha incapacidade para trabalhar, o escândalo que aconteceu em Cantanhede quando, para que uma miúda chamada Cláudia [não sei se conhece ;-)], ao tempo a melhor Corredora portuguesa não pode subir ao pódio, vestir a camisola de Campeã Nacional e receber a respectiva medalha, porque uma outra, batoteira, mas que a partir dessa altura foi várias vezes titulada - digo o nome, claro que digo: Isabel Caetano - ter sido 'recolhida' pelo seu carro de apoio, conduzido pelo seu treinador/namorado/companheiro - o José Dias, de quem, por acaso, eu até era amigo - e ter 'desaparecido...

majv disse...

Madeira,
uma "correção"..., no exemplo que dei, e tal como escrevi, ao fim dos 90 minutos estava 2-1, o que significava 3-3 nos 180 minutos, e depois do prolongamento, 3-2, que dava os 4-4...só que, nessa altura os golos fora, mesmo no prolongamento, já valiam a dobrar. Isto é, e salvo opinião em contrário, face ao exemplo que deu, a regra mantém-se...digo eu, mas desconheço o regulamento.
Quanto ao seu ultimo parafrago, que dizer? Sempre me ensinaram que as atitudes ficam com quem as pratica...
Mas, também uma pequna correção, essa tal miúda que refere, subiu ao podio, recebeu o troféu de vencedora da prova, recebeu a medalha de campeã...só não lhe entregaram a camisola...que umas semanas mais tarde, foi-lhe envergada em plena sede da FPC, pelos Directores Manuel Amaro e Francismo M. Fernandes, dois 2 que votaram a favor da atribuição do titulo...
Já não me lembro de quantos eram, mas sei que era um numero par, e a votação deu tipo 7-5, ou 8-6, por exemplo...
Se tivesse ficado empatada, haveria lugar ao voto de qualidade do Presidente da FPC...que...havia votado contra...
Segundo consta, essa terá sido uma das rarissimas vezes (há quem diga unica, mas não quero acreditar nisso...) que esse senhor foi derrotado numa votação.
Bam, mas isso embora tenha sido também um "prolongamento" de uma competição, já nada tem a ver com golos fora :) :)
E já agora...amanhã vou até ao Alentejo, para ir ver as 5 etapas da "nossa" Alentejana, bem mais sua que minha, mas também tive parte activa nas primeiras edições.
Ainda ontem me ria ao ler os meus "filmes das etapas".
Continuação de boa recuperação, que seja pelo menos tão boa como a minha, que "desta" já me safei.
Manuel Vitorino