quarta-feira, abril 16, 2014

EXTRA (futebol)

HOJE, NA LUZ, NÃO CHAMEM CIGANO AO CIGANO
QUE TEM MUITO ORGULHO EM SER CIGANO
MAS QUANDO LHE CHAMAM CIGANO SÃO PRECISOS
17 GAJOS COM 'CABEDAL' PARA EVITAR QUE ELE...
SE COMPORTE COMO UM CIGANO (dos da pior estirpe)...


... porque eu conheço muitos Ciganos, sou amigos de vários, que até cospem para o chão, falam alto, ensaiam uns sapateados, chegam a incomodar terceiros mas que quando eu abano a cabeça, olhando o mais respeitado do grupo, este bate duas vezes as palmas e aquele seu 'sangue' quente, rapidamente arrefece. Há uma hierarquia e nenhum imagina sequer não a respeitar.

Eu sou fã dos Ciganos! Respeito a sua cultura e que a queiram preservar... o que nós não fomos capazes de fazer. Trocámos o Cozido à Portuguesa, a Feijoada, o Rancho à transmontana... por pizzas e hamburguers. Se soubéssemos falar inglês estávamos mais do que americanizados!

Eles resistem.

No Alentejo há muitas comunidades ciganas. Como aqui, na Cintura Urbana de Lisboa... como por todo o lado!

No Alentejo ainda os deixam montar os seus acampamentos e viver à sua maneira... com evidente falta de condições sanitárias, por exemplo.

Por aqui enfiam-nos em blocos de 12 andares e - não terá nada a ver com racismo, quero acreditar - com quem? Outras etnias de risco, africanos, por exemplo!

Eu era capaz de viver num bairro, mesmo num prédio, repartido com Ciganos. Só precisava saber quem era o Chefe do Clã, e falar com ele. Haveria, sempre, alguns distúrbios, mas com calma e paciência a convivência haveria de ser possível. É que, ao contrário dos africanos, por exemplo, os Ciganos não são racistas!

Tudo isto por causa do 'rapaz' Quaresma que, um dia se diz orgulhoso de ser filho de um Cigano, se assume como um Cigano... e 24 horas depois quase que é preciso chamar os Fuzileiros Navais para o segurarem. Porque, segundo o 'inquestionável' PC... o 'minino' foi ofendido com expressões racistas.
Chamaram-lhe 'preto'? Não creio... 'amarelo'?, menos ainda... e, tendo em conta a cor da pele do seu 'alvo' que lhe teria chamado ele?

Por isso, hoje, na Luz, chamem-lhe... chamen-lhe o que quiserem, se calhar até poderá vir a merecer que lhe chamem o Homem do Jogo porque tem categoria para isso... mas não lhe chamem Cigano.

É que o pai dele é Cigano, ele tem 'muito orgulho' em ser Cigano, mas tem um defeitozinho de 'fabricação'... AFINA  quando lhe chamam... Cigano!
Feitios!

Sem comentários: