segunda-feira, março 23, 2015

IGNOREM!!!


Tenho 5,00 € na conta e se não pagar a electricidade até ao dia 25... fico isolado do Mundo! Nem posso fazer comida!

 
 
QUANDO ESCREVI ESTA MENSAGEM, QUE NO SEU ÂMAGO LEVA, COM CERTEZA, O MEU DESESPERO, DEIXEI, TAMBÉM "CODIFICADO" - na imagem - AQUILO QUE, QUEM ME CONHECE REALMENTE BEM, SABE QUEM EU SOU!
 
VIM DO NADA! AOS 17 ANOS, SEM NUNCA TER CHUMBADO UMA DISCIPLINA, COM NOTAS ENTRE OS 12/13 (Matemáticas, Físicas e Químicas) E OS 18/20 (Geografia, História, Português, Francês, Inglês) CONCLUÍ O ANTIGO LICÉU COM MÉDIA SUPERIOR AOS 16,5 VALORES. ESTÁVAMOS EM 1977! PODIA TER IDO PARA A UNIVERSIDADE! AINDA NÃO TINHAM SIDO INVENTADOS O PROPEDÉUTICO, PRIMEIRO, E DEPOIS O 12.º ANO.
 
MAS COMO DISSE, VIM DO NADA. NÃO MORAVA NUMA BARRACA, MAS QUASE TENHO A CERTEZA DE QUE HAVERIA MUITAS BARRACAS COM MELHORES CONDIÇÕES.
 
CONTUDO, À SUA MANEIRA, O MEU PAI SEMPRE FOI UM HOMEM JUSTO. OPERÁRIO NUMA EMPRESA TÊXTIL, NA PÓVOA DE SANTA IRIA, MESMO TRABALHANDO POR TURNOS, FAZIA DUAS VEZES POR DIA O CAMINHO A PÉ, PELA LINHA DO COMBOIO. SEIS QUILÓMETROS. PARA POUPAR NO PASSE DA CP! A MINHA MÃE FAZIA LIMPESAS. TENHO MUITO ORGULHO NELES!
 
O MEU PAI GANHAVA MAL; A MINHA MÃE... PIOR. NAQUELA QUARTA-FEIRA, JAMAIS O ESQUECEREI, A MEIO DO MÊS DE JULHO, QUANDO FUI VER AS PAUTAS COM AS NOTAS DOS EXAMES - TINHA 16 DISCIPLINAS E DISPENSEI ÀS ORAIS EM 12! TENDO IDO A QUATRO PROVAS FINAIS TENDO ULPRAPASSADO TODAS - E VOLTEI A CASA FELIZ DA VIDA, COMO SE ERA FELIZ DA VIDA AOS 17 ANOS, EM 1977, IA COM UM RECEIO QUE, ACHO EU, É A PRIMEIRA VEZ QUE CONFESSO: COMO É QUE EU IRIA, SEM CONHECER NADA, PARA A UNIVERSIDADE? O QUE IRIA ENCONTRAR? COMO SERIA AQUILO?
 
FOI UMA FESTA EM CASA. PARA ALÉM DA SOPA, QUE ERA O JANTAR HABITUAL, TIRANDO UNS CALDINHOS DE PEIXE À MODA ALENTEJANA, TIVEMOS, SÓ OS TRÊS FILHOS, DIREITO A UM OVO ESTRELADO E A UMAS BATATAS FRITAS, 'ROUBADAS' À SOPA. ESTAVAM TODOS ORGULHOSOS DE MIM. OS MEUS PAIS, PELO MENOS. FUI O PRIMEIRO, EM AMBOS OS RAMOS DA FAMÍLIA, A FAZER O 7.º ANO! 
 
FINDO O JANTAR, O MEU PAI, SEM ESCONDER O SEU ORGULHO - escondendo, provavelmente, outro sentimento - PASSOU A SUA MÃO PELA MINHA CABEÇA E DISSE (mais ou menos isto): AMANHÃ LEVANTAMOS CEDINHO E VAMOS À PROCURA DE UM TRABALHO PARA TI.
 
PERCEBI, DE IMEDIATO, QUE NÃO TINHA DIREITO A SONHOS!
 
O DINHEIRO ERA POUCO E ELE NÃO O IA GASTAR EM MIM; O SEU OBJECTIVO ERA LEVAR OS TRÊS FILHOS ATÉ AO MESMO PATAMAR. E EU PASSAVA A SER MAIS UMA FONTE DE RENDIMENTOS PARA A CASA...  
 
ANDÁMOS QUASE UNA SEMANA - aproveitando aquela em que ele trabalhava de noite e às 9.00 horas estava em casa - ESTRADA NACIONAL 10, A PÉ, DESDE SANTA IRIA A VILA FRANCA! 
 
À PROCURA DE TRABALHO. PARA OS DOIS, PORQUE SE ELE ARRANJASSE MELHOR... MUDAVA.
 
NÃO! FOI SEMPRE A RESPOSTA.
EU AINDA NÃO TINHA 18 ANOS... ELE JÁ TINHA MAIS DE 40!
 
EXACTAMENTE A 10 DE AGOSTO DE 1977, EU COMECEI A TRABALHAR COMO AJUDANTE DE... ELECTRICISTA! O EMPREGO DUROU TRÊS SEMANAS. EM OUTUBRO VEIO O OUTRO EMPREGO... "OPERÁRIO NÃO ESPECIALIZADO"!
 
LAVEI RETRETES, LAVEI O CHÃO E AS MESAS DO REFEITÓRIO...
NÃO GANHAVA MAL, PARA A ALTURA, POR ISSO RESOLVI FAZER AS ASNEIRAS QUE DEVIA TER FEITO ANTES. ATÉ ME INSCREVER NO 12.º ANO, HORÁRIO PÓS LABORAL COM A CERTEZA DE QUE ERA CAPAZ DE LARGAR O FATO DE MACACO E TIRAR UM CURSO. ASSIM ACONTECEU... HONESTAMENTE, NÃO ACONTECEU!
 
ERA A ALTURA DO 'BOOM' DAS RÁDIOS PIRATAS, ENVOLVI-ME NUMA, DEIXEI O EMPREGO CONHECI AMIGOS NOVOS E ACABEI POR ENTRAR PARA OS JORNAIS...
 
MAS O QUE AQUI MAIS IMPORTA - ninguém acreditará nisto -  FOI QUE MANTIVE SEMPRE QUENTE O MEU SANGUE ALENTEJANO. A CAPACIDADE DE, MESMO NOS MAIORES INFORTÚNIOS, SER CAPAZ DE ME RIR DE MIM PRÓPRIO.
 
E FOI POR ISSO QUE, DEVERAS NECESSITADO, E EMBORA DESNECESSÁRIO, INCLUÍ ESTA FOTO.
 
ESTOU A RIR-ME DE MIM PRÓPRIO... NÃO OFENDENDO NINGUÉM!
VIM DO NADA... PARA O NADA CAMINHO. FECHA-SE O CÍRCULO.

Sem comentários: