sexta-feira, junho 04, 2010

ANO V - Etapa 52

A PARANÓIA É TOTAL
(Pedais a motor? E capacetes a jacto?...)

Por todo o Mundo - não, não é só em Portugal - todos os anos desaparecem corridas, todos os anos desaparecem equipas e o mais preocupante, compreender-me-ão, nem são os Corredores de 30 anos que ficam no desemprego, mas o facto dos de 22 não vislumbrarem uma saída para o seu futuro.

Preocupam-se os senhores da UCI com isso?
Não detecto sinal algum...

O Mundo é de modas. Em todas as suas áreas. No Ciclismo [leia-se: UCI....] a 'moda' é caçar fantasmas. E tem vindo a valer tudo.

Toda a nossa vida tem regras, estabelecidas por quem de direito, sendo que, infelizmente, somos nós que os escolhemos e tarde de mais damos conta que nos enganámos redondamente.

Passando, à área do Desporto e, concretamente, ao Ciclismo, há Regulamentos escritos e aprovados, quer na área desportiva, quer na protecção a eventuais casos de atropelo, por exemplo, à Verdade Desportiva.
Falo do Doping. Não me assusta a palavra.

Há regras, neste caso, uma lista que por acaso até é bem extensa, elaborada pelos doutos cientistas dos vários organismos que, todos juntos, se encadinham numa instituição chamada AMA - Agência Mundial Anti-dopagem, lista na qual são descriminados, um a um, os produtos que as doutas mentes decidiram poderem vir a influenciar a tal verdade desportiva à qual, como é evidente, nenhum de nós, amantes da modalidade, nos opomos.

É necessária e fundamental. Porque os Corredores são Homens como os demais e como os demais sofrem acidentes, têm lesões, podem ser, subitamente, vítimas de uma qualquer maleita.

Essa lista, enumerando e dando nome a todos os produtos considerados passíveis de vir a beneficiar desportivamente o atleta, logo, atropelando a Verdade Desportiva, é regularmente actualizada.

Como qualquer Lei. A Constituição de um país, ou o Código Penal também o são, tentando - quero eu acreditar - fazer com que a Sociedade e a Justiça sejam mais justas para com o cidadão comum.

Não, não me desviei do assunto-tema desta Etapa, apenas precisei de enquadrá-lo de forma a que todos, pelo menos os de boa vontade, percebam como eu acho que tenho razão. Acho que tenho.

Ah!... (passe o que a minha convicção tem de naïf), as regras não podem, em caso algum, ser alteradas durante o jogo. Perceberão o que quero dizer.

Em Portugal temos um caso de um Corredor que foi castigado pelo Tribunal Arbitral Desportivo por, pretensamente (li que sim foi detectada, li que não, não foi possível provar) ter recorrido a uma substância que, se os doutos cientistas o dizem, quem sou eu para os contrariar, aniquila uma série de proteínas entre as quais PODERIA estar uma que é fundamental para detectar a EPO.

Primeira questão...
... se nada foi detectado, porque vingou a tese do PODERIA?

Deixem-me usar um dos meus exemplos parvos...

Fumo dois maços de cigarros por dia. Faz-me mal, eu sei. Mata. Mas mata devagarinho e eu não tenho pressa nenhuma em morrer.

Vende-se em qualquer farmácia uma coisa chamada Guronsan. É um ácido ascórbico que ajuda a limpar as 'sujidades' que, voluntariamente ou não, ingerimos. Incluindo, por exemplo, o álcool em excesso.

Ora, há quatro anos, desde que tive de recorrer às 'boxes' devido a um problema de saúde mais ou menos grave, que eu não ingiro álcool. Mas tomo uma pastilha de Guronsan porque continuo a fumar 40 cigarros por dia e parece que tomando a coisa fico com menos catarro.

Agora... se é que este cenário é risível, fazendo-me análises, e detectando-me rastos de Guronsan... quem é que pode acusar-me de beber bebidas alcoólicas?

Voltemos então atrás... quem é (ninguém provou) que pode dizer que as tais, até há pouco menos de um ano completamente desconhecidas proteases serviram para mascarar qualquer tipo de coisa?


Pior... e agora volto aos Regulamentos, à Lista de Substâncias Proibidas, ao que for necessário... essa coisa não consta do índex. Esqueceram-se? Não sabiam? Não previram? (até os cientistas comentem falhas infantis), então como é que se aceita o que... 'ah! não consta da Lista mas é castigado na mesma'.

Levando ao exagero, para que mesmo os mais burros - claro que os há - compreendam, amanhã descobre-se que a Água das Pedras potencializa fisicamente os atletas e pronto...

Não perceberam!
Alguns não perceberam mesmo mas eu explico, que para isto tenho uma paciência infinita.... Se a Água das Pedras não está na Lista de Produtos Proibidos, como se pode penalizar alguém por a beber?
Em sequência... se as tais proteases não constam da Lista de Produtos Proibidos, como se pode fazer de conta que sim, que fazem? MESMO que sim, que actuem como mascarantes.

As regras estão escritas, nos Regulamentos e na Lista de Produtos Proibidos e nela não constam.

Que se reúnam os doutos cientistas e façam nova lista e as incluam nela. Quem achará mal? Ninguém...

Esta UCI, esta AMA fazem-me sempre lembrar a mais asquerosa coisa que nós inventámos nos últimos anos... a ASAE. Mas que, felizmente, foi travada por alguém...

Mas - e já perceberam que este vai ser um artigo longo - a fixação a UCI e da AMA atropela tudo o que é bom senso.

Vejamos o caso Valverde... É ridículo. Se quem o devia julgar, que era a Real Federação Espanhola de Ciclismo o não fez, por lhe faltar a sustentação jurídica do país, como é que terceiros o podem fazer?

E dou de novo um exemplo parvo... como são todos os meus exemplos: há países onde nem na rua se pode fumar. Será que corro o risco de vir a ser sancionado por qualquer tribunal de um desses países só porque, quando saio de casa acendo um cigarro?

Sinceramente... já não sei.
Mentira! O exemplo não era inocente.
É inaceitável a ingerência, neste caso, da UCI, numa matéria que uma associação sua achou que não devia punir.

Estamos a falar de associações de carácter meramente virtual.
Ok, a Real Federação Espanhola de Ciclismo está, porque o aceitou, sob a jurisdição da UCI.
O país Espanha, que tens as suas próprias Leis é que não 'cabe' na jurisdição seja de quem for.

E ontem mesmo uma das notícias do dia era a da suspeita de que haja bicicletas cuja roda pedaleira é 'auxiliada' por um motor dissimulado...

Amanhã, espero ler que já se desconfia que haja capacetes que têm escondidos jactos propulsores e, a partir daí, imagino tudo...

Só uma coisa eu vejo perfeitamente clara sem precisar de imaginar nada...
... mas se o escrevesse, provavelmente era, outra vez, chamado a tribunal.

Preocupem-se com o futuro do Ciclismo.
Era tudo o que eu mais desejava...

1 comentário:

cristina neves disse...

Olá Zé, desculpa mas tenho que desabafar com alguem que entenda esta minha revolta e só me lembrei de ti! depois de não dormir a noite toda porque tinha finalmente o julgamento contra a liberty seguros em relação ao acidente e morte do BRUNO, estava o meu pai, Zeferino, Carlos Neves, outras testemunhas...liberty do outro lado, em video conferencia o medico da autopsia e o Dr. da prova Barreiro Magalhães...tudo ia começar...as pernas tremiam...toda a angustia daquele maldito dia 11 maio 2008 veio à tona já no dia anterior...o julgamento marcado para as 9,30 da manhã, a juiza às 10 horas chama-nos a todos e revoltada diz que o sr. Luis Almeida que foi notificado à 3 meses do julgamento e tem a assinatura dele no documento...foi ele mesmo que recebeu, enviou um fax às 9 45, de hoje, a dizer que tenha se demitido do cargo de presidente do clube...FOD.....3 meses Zé para informar, 3 meses, e informa-nos sem o menor escrupulo, sem nenhum coração, sem ter o minimo de respeito por nós familia do Bruno, às 9 45 m do dia do julgamento, claro está que tivemos que vir todos embora e aguardar nova chamada!!!!!o meu pai com as lágrimas nos olhos...tive que vir embora , não aguentava estar a ver nem mais um minuto aquilo, desculpa Zé, desculpa estar a falar-te isto amigo mas eu estou tão entalada, estamos todos que tive que desabafar com alguém que conhece estas pessoas sabes? não metas isto no blog, podes falar disto, mas não metas as minhas palavras tá? obrigada amigo beijos