sábado, janeiro 01, 2011

ANO VI - Etapa 11

AO MEU VELHO QUERIDO MESTRE

Nem David Blanco, nem Marco Chagas! O verdadeiro recordista da Volta a Portugal é Guita Júnior, jornalista, com 81 jovens anos e 49 Voltas.

Sim!... 49 Voltas a Portugal.

Eduardo Guita Júnior conta, no seu currículo, com 49 Voltas a Portugal, mais de metade daquelas que já se realizaram.
.

.
Na edição 73.ª, a cumprir este ano, completará – e um enorme ‘pelotão’ de Amigos assim o deseja - 50 Voltas ao lado (ou à frente) do pelotão.

O próprio diz ter ‘vergonha’ de dizer o número de vezes que já fez a maior prova velocipédica do País, às quais soma mais 18 Tours, 16 Vueltas e 1 Giro.

Curriculo inultrapassável. Uma Vida dedicado ao ciclismo.

Em 1949, por puro acaso, ainda jovem foi enviado para acompanhar a prova para o jornal onde então trabalhava. Gostou. Rendeu-se. Está a apenas a meses de completar as bodas de ouro…

(Este texto, editado, tem como base um artigo da Inês Henriques, que ainda trabalhou comigo em ‘A Capital’ e publicado no dia 17 de Agosto do ano passado no portal Sapo Desporto; a foto tem a mesma origem)
.
Aconteceu por aqui um mal entendido, do qual, como é óbvio, o único culpado sou eu...
Deixo um apelo aos meus amigos... (não se esqueçam!):
no próximo dia 22, quando, aí sim, o Senhor Eduardo Guita Júnior, algarvio de Olhão, cidadão de Todo o País porque Todas as Estradas Percorreu ao Serviço do Ciclismo, completará então, o seu 82.º Aniversário... vou, de véspera, abrir um tópico e gostava que todos lhe dessem os parabéns.
Muitos não o conhecerão pessoalmente - ignorar o seu trabalho já é mais grave - mas façam-me a vontade. Antecipadamente agradecido...
Faça-se-lhe justiça - ao contrário de outros (muitos outros) - o Guita não 'tirou' um cruzado-furado ao Ciclismo.
É verdade!
Se há alguém, da idade dele (ou mais novo e vivo) de quem podemos dizer que 'só' deu ao Ciclismo... é ele.
De Jornalista a organizador (da Volta a Portugal também...), nao há, no Ciclismo, ninguém que se aproxime sequer à sombra do Guita Júnior.
(Entretanto, volto a pedir desculpa pela minha imperdoável falha
- tem uma explicação, que lhe dei, a ele Guita -, mas assumo perante todos vós a minha falha.)

1 comentário:

aamorim disse...

Esta Etapa só reforça o meu comentário anterior...
Abraço