quinta-feira, fevereiro 01, 2007

416.ª etapa


TEIMOSAMENTE NA CAUDA DO PELOTÃO

Há 15 anos atrás, quando começaram a vir regularmente equipas estrangeiras competir em Portugal, ao fim dos primeiros dois dias de prova - fosse ela qual fosse - era ver os directores-desportivos dessas equipas a suar e a tentar estancar o suor com um lenço ao mesmo tempo que diziam: «Estes portugueses não sabem correr... São completamente loucos!»

Era verdade. Não importava se a etapa tinha 120 ou 250 quilómeros. Se tinha uma montanha a dez quilómetros da partida... se a dez da chegada. Corria-se aos esticões. Fugia meia dúzia de corredores, sem objectivo concreto - o que levava a pensar duas vezes no pelotão -, eram apanhados e saíam outos dez... eram apanhados e fugiam mais 15...

Não se tratava de "iniciativa", ou de táctica... era não saber correr mesmo. Nem havia televisão em directo! Eram esforços condenados à nascença... Maluquices.

Por mais que os... mais ortodoxos o queiram negar, a assídua presença de equipas estrangeiras no nosso pelotão e, principalmente, a mais assídua ida de equipas portuguesas a corridas no estrangeiro veio trazer alguma maturidade ao nosso pelotão. No geral.

Actualizou-se o pelotão, mas continua a haver sectores vitais para o Ciclismo que se mostram casmurros - eu digo mais: burros, mesmo - e adversos a... "modernices".

Como os Organizadores, por exemplo.

Não vou gastar caracteres em "entretantos" e vou directamente aos "finalmentes".

Tenho à minha frente a Meta2Mil - semanário espanhol exclusivamente dedicado ao Ciclismo - de... 23 de Dezembro.

Nas páginas 6 e 7 há 4 (QUATRO) mini artigos, todos eles acompanhados por fotografias, a "lançar" a Volta à Andaluzia. Que vai disputar-se entre 18 e 22 deste mês. Portanto, com DOIS meses de antecedência, a Organização pagou espaço neste jornal para promover a sua corrida.

Os referidos artigos não estão marcados como publicidade, mas são-no na verdade. Contudo, o jornal fica desde logo ilibado de responsabilidades em qualquer tentativa de o comprometer.

Se a Organização marca quatro eventos para promover a sua corrida, se qualquer deles tem interese jornalístico, o jornal não deixa de a eles comparecer.

O governo da Província de Granada - que terá entrado com algum dinheiro - "chama" os jornalistas para divulgar que três das suas comarcas vão receber a volta. É notícia. Principalmente para os media locais. Notícia que é aproveitada pelo único hebdomanário de ciclismo da Peninsula Ibérica. Dois dias depois o minicípio de Cabra resolve fazer o mesmo? Lá vão os OCS locais e regionais... A própria Guardia Civil acha por bem vincar a presença e o papel que desempenha numa corrida de ciclismo? É notícia... E depois o município de Carzola faz o mesmo.

Dois meses antes de a corrida ir para a estrada.

E o que é que acontece em Portugal?

Esconde-se das pessoas os itenerários das corridas até à véspera.

A Volta a Portugal deste ano sai, outra vez, de Portimão e chega, outra vez, a Viseu. Ok... mas isso já foi oficializado? Não.

Aquando do Estoril Open, provavelmente, vão chamar os jornalistas para dizerem que... a Volta sai de Portimão e chega a Viseu. Exactamente quando os jornais, a muito custo, dedicam duas páginas... ao ténis. Ficando as outras modalidades condicionadas. E mais novidades? Não, essas serão "guardadas" para a apresentação oficial, oito dias antes de a corrida ir para a estrada. E, como aconteceu na última meia dúzia de anos, quando a Volta for oficialmente apresentada já alguém conseguiu fazer publicar o seu itenerário.

Esperam o quê?

Vão voltar a ficar "ofendidos" com quem, usando todos os conhecimentos que tem, consegue chegar ao itenerário oficial da Volta?

Mas, como ninguém é adivinho, se alguém publica o itenerário é porque este já existe. E se existe porque é que a Organização o não divulgou atempadamente?

Aos poucos, sim! Que é a maneira mais inteligente.

Não é só a televisão que trará dividendos a quem investe na Volta - e estou a falar na Volta como poderia estar a falar de qualquer outra corrida. Artigos de um quarto de página, como estes que tenho aqui à minha frente, na Meta2Mil, terão, concerteza impacto. São, concerteza, publicidade para quem investiu...

Mas não!, em Portugal continua-se a fazer as coisas como se de organizações clandestinas fossem. Não vamos divulgar nada porque...

Porque o quê?

Nem percebemos nós, que somos jornalistas, nem percebem os adeptos que querem saber quanto antes das novidades.

E depois sujeitam-se a "fugas de informação".

Estamos a menos de 15 dias da Volta ao Algarve... Pior! Estamos a 10 dias da prova de Abertura! Sai de onde? Passa por onde? Acaba onde?

No artigo anterior deixei já o formato da próxima Volta ao Alentejo.

Mais uma "fuga de informação".

Se está tudo concertado, porque esperam para o divulgar?

Ou não precisam tanto assim de publicidade gratuíta?

Não me digam que não que eu SEI que não é verdade.

O pelotão português, hoje em dia, já corre à europeia. Não há fugas inocentes... são "peões" que os técnicos movem durante a etapa de forma a abrir caminho ao avanço dos "bispos" das "torres", dos "cavalos" e... finalmente, da "rainha" para prepararem o "xeque-mate". Claro que nem sempre resulta, mas destas "jogadas" advém o interesse de cada uma das etapas.

Quando é que os Organizadores perceberão que qualquer "jogada" mesmo que seja apenas de "distracção" vale para as contas finais?


Post scriptum

E já alguém percebeu porque é que a ÚINICA equipa do nosso pelotão com o cargo específico de Director de Comunicação e Imagem é... a ÚNICA da qual ainda não se sabe nada?!!!
A dez dias do arranque da temporada ainda não concentrou o plantel? Não tiraram fotos? Não treinaram? Mistérioooooooo...

4 comentários:

Unknown disse...

Olá Zé,

não há qualquer mistério.

O que se passa, é que não há nada mesmo para noticiar. A menos que seja noticia os equipamentos estarem atrasadíssimos, por problemas que são alheios à equipa. Os desenhos até foram entregues com bastante antecedência. E sem equipamentos, não pode haver fotos...e sem fotos não pode haver estágios...e sem fotos e nem estágios...não há noticias...e sem fotos e sem noticias, não há site oficial. Mas felizmente, os equipamentos já começaram a chegar, e agora vai ser uma correria, porque a apresentação (e comunico em primeira mão) está agendada para dia 13, às 18h00.

De resto, está tudo a rolar normalmente.
Apesar do site (www.riberalvesboavista.com) ainda não estar a funcionar, têm lá um comunicado (o único). Brevemente irei colocar mais alguma informação. E assim que tenha fotos ficará on-line.

um abraço e parabéns pelo trabalho aqui no Blog de todos nós :-)

Unknown disse...

Reparei agora que não assinei a mensagem anterior, assino agora: Vitor Gamito - responsável pela comunicação e imagem da equipa de ciclismo Riberalves-Boavista. Neste momento a trabalhar mais na Imagem que na Comunicação.

Aproveito só para acrescentar mais um coisa: a situação do atraso dos equipamentos 2007, não é exclusivo à equipa Riberalves-Boavista. Outras há que se passa o mesmo, mas mesmo assim podem fazer estágios e até participar em competições (internacionais) com a roupa de 2006. Porque ninguém repara que falta lá um ou outro patrocinador de 2007. Excepto o próprio patrocinador! As cores até são as mesmas!
Já com o Boavista é impossivel que isto aconteça, pois os equipamentos são completamente diferentes.

Outro abraço,
Vitor Gamito

mzmadeira disse...

Olá Vitor,
um grande abraço.

Está explicado. E os teus argumentos são suficientemente sólidos para que todos os aceitem. É evidente que a equipa, enquanto equipa não pode aparecer de vermelho e negro quando mudou de patrocinador...

E sei de casos de equipas que chegaram a iniciar temporadas com os equipamentos da anterior. No vosso caso é completamente impossível.

Um grande abraço,
MJM

RuiQuinta disse...

Olá Manuel,
Gostava de dizer que acho muito pouco ético o Vítor andar a mandar indirectas para a Duja. Ainda mais, quando são indirectas que todos percebemos.

Por falar em Duja, vou esclarecer mais uma coisa. Não posso especificar quantas foram no total, mas sei que, desde dia 22, a Relações Públicas da Duja-Tavira, todos os dias, me enviava (e não seria o único) 2 ou 3 notícias com as classificações, relatos e fotos do Tour de San Luís. E pode parecer estranho eu chamar de "notícias", mas era mesmo isso que eram, notícias. Estavam num estado que, se eu quisesse, podia copiá-las e publica-las em qualquer sítio.

Digo mais, ainda hoje pelas 18.17 horas voltei a receber um e-mail da Duja.
É sem dúvida um grande trabalho por parte de Ana Luísa Jesus, que eu não conheço, mas aprecio muito o seu trabalho.