quarta-feira, fevereiro 07, 2007

418.ª etapa


POR MAIS QUE SE LHES EXPLIQUE...

Tomei hoje conhecimento que, no próximo dia 16, uma 6.ª feira, serão oficialmente apresentadas... TRÊS das equipas profissionais nacionais (1/3 de todo o pelotão luso).

Por "deficiência" profissional, a minha primeira preocupação é: como é que os jornais, na sua edição de Sábado, vão arranjar um espaço mais ou menos digno para apresentar as... apresentações?

Na edição de Sábado, quando, por motivo do "lançamento" das jornadas das diversas divisões do futebol, é literalmente impossível às Modalidades conseguirem mais do que as 4 ou 5 páginas (nos melhores casos - há um jornal "desportivo" que, nos últimos dias não passou das duas!) e acontece que, também nas Modalidades há que "lançar" as jornadas de fim-de-semana dos desportos colectivos - basquete, andebol, volei, hóquei... - ao que acrescerá sempre a necessidade de "lançamento" de qualquer manifestação desportiva individual: o atletismo, a natação...

Antecipando o problema que se vai por aos meus colegas na equipa de editoria das Modalidades, na 6.ª feira - quando, ainda por cima, há uma prova de ciclismo a decorrer, prova essa que conta com um Enviado-especial... - será extremamente difícil reduzir todas as outras modalidades aos quadros dos jogos que se disputarão nesse fim-de-semana para darem mais do que uma página ao Ciclismo. Não o farão. Como eu o não faria, até por respeito para com os leitores adeptos de qualquer uma das outras modalidades.

Assim, não é difícil "adivinhar" o que vai acontecer. Será cortado espaço ao Fernando Emílio, em relação à Volta à Malásia, e vão-se arrumar as três apresentações em rodapé, com três foto-legendas a duas colunas.

Olhando a questão profissionalmente, não tenho mais nada a dizer.

Visto agora a "pele" do adepto.
Ver a apresentação de três equipas - 1/3 do pelotão nacional, repito - reduzida a três fotolegendas sabe-me a pouco e a primeira reacção é a de "culpar" os jornais.

Contudo, que responsabilidade têm os jornais quando, com tantos dias na semana, escolhem a 6.ª feira, que é, a seguir ao Sábado e ao Domingo, o pior dia para se levar a cabo iniciativas com esta importância? E quando não é uma, nem duas... mas três as equipas que, por evidente falta de coordenação, se apresentam no mesmo dia?

Há uns dias atrás chamei a atenção para o facto de uma equipa do pelotão nacional - que é uma das que se apresentarão oficialmente no dia 16 - ter feito um estágio em tudo inédito e não ter sabido tirar disso dividendos. E já o ano passado, por esta altura, critiquei o facto de, num só dia se terem então apresentado oficialmente... quatro equipas.

Parece que não valeu de nada.
Ou não leram ou acham que as minhas chamadas de atenção não têm razão de ser.
Por mim, parece-me que pouco mais, ou nada mesmo, tenho a acrescentar.
Por mais que se lhes tente explicar como "as coisas funcionam", não o entendem.

Siga a roda. É o Ciclismo que temos. Que protesta quando não se lhe dá cobertura e depois, se "comem" uns aos outros. Mas não é a primeira vez que eu escrevo que a modalidade tem uma tétrica tendência para a autofagia.

Sem comentários: