sexta-feira, fevereiro 04, 2011

ANO VI - Etapa 21

É A TUA VIDA VANESSA!...
VIVE-A E SÊ FELIZ

Já tinha visto a notícia, ontem, nas headlines das edições electrónicas de vários jornais. A Vanessa Fernandes, num grito silencioso, disfarçado de comunicado, pedia: 'Deixem-me viver a minha vida. Deixem-me ser aquilo que sou. Mulher!'
.

.
Tenho praqui, algures, gravado ainda numa velhinha cassette VHS um 'especial', creio que da RTP, um programa que nos mostrava o retrato, na altura, de uma jovem que teria 17 ou 18 anos e que, apesar da natural encenação para a realização do documentário, acordava todos os dias no Centro de Alto Rendimento do Jamor às 5.30 da manhã com um sorriso rasgado, que às 6 horas estava a fazer piscinas, que às oito calçava os ténis e ia para a estrada até às dez e que depois montava a bicicleta e pedalava, pedalava... até à uma da tarde.

Após uma ligeira refeição, de uma reunião com o seu técnico e duas horas estirada na cama de um quarto impessoal, com a família lá tão longe, às quatro da tarde voltava à piscina, às seis à estrada e, já com o sol a afundar-se no Atlântico, voltava a montar a bicicleta. Vinham as massagens, o jantar, meia hora na internet para falar com os pais e alguns amigos e eram 11 da noite, hora de fechar as persianas, desligar o rádio e a televisão e dormir. Faltavam seis horas e meia para se levantar.

Sem estes pormenores, pese embora saiba que os companheiros que hoje assinaram as crónicas do seu... até já, também terão lembrado esse documentário, emocioei-me.

E foi quando 'ouvi' o seu silencioso grito: 'Quero ser o que sou. Mulher!'

Já vão perceber onde quero chegar...

Toda a gente que contribuiu com algum depoimento não deixou de relembrar o que a Vanessa Fernandes já fez. O seu palmarés, desde os 15 anos, quando se lançou - ou foi lançada?! - no triatlo é impressionante. Não quero polémicas... mas teremos alguém, no Desporto nacional, com um palmarés parecido?

Emocionei-me com as palavras do seu pai, o velho e grandíssimo Vensceslau Fernandes.
'Talvez a culpa seja minha, por a ter deixado ir tão novinha...'

Quantos exemplos eu poderia apontar agora, aqui, de pais que, sem duvidar que na melhor das intensões, 'roubaram' parte da vida dos filhos à custa de os querer ver ser estrelas...

De todos os depoimentos - sendo que técnico e seleccionador nacional foram incapazes de ver o que é para todos nós óbvio, e percebe-se, embora a ideia que deixaram tenha sido a de uma insensibilidade desumana, deixando a descoberto que, ainda que inconscientemente, estão a pensar mais neles do que na Vanessa - o mais tocante, porque se adivinha sentido e se revela clarividente, foi o do presidente do COP, Vicente Moura.

'A Vanessa cresceu, hoje tem corpo de mulher, sonhos de mulher...'
E, acrescento eu, a coragem de uma Mulher, assim, com inicial maiúscula.

E sabem de quem me lembrei? Claro que sabem.
De quem se deixou instrumentalizar. Conscientemente... ou não.
Não aconteceu por acaso que os homens que tiveram (?) tenham sido aqueles que, à sua custa, ganharam fama e tiraram proveito. Os seus 'treinadores'.

Ah, não estou a por em causa o seu valor enquanto atletas, que foram das maiores, não só de Portugal como do Mundo, onde são reconhecidas. Mas pagaram um preço insuportável.

E hoje, ao lerem as peças jornalísticas publicadas, aposto que não contiveram as lágrimas.

E recupero aquela frase de Vicente Moura:
'A Vanessa cresceu, hoje tem corpo de Mulher, sonhos de Mulher...'

E uma Vida da qual decidiu não abdicar.

É a tua Vida, Vanessa! Vive-a e sê feliz...
... nenhum de nós merece que lhe passes ao lado só para nosso 'orgulho'.
Já fizeste o que tinhas a fazer.

E, navegando a onda, a minha solidariedade, sincera, porque sou capaz de compartilhar a vossa dor, para com a Rosa Mota e a Fernanda Ribeiro.
...

Se há coisa que eu raramente faço é voltar atrás.
Não gosto de me ler.
Acho sempre que podia/devia estar melhor.

Mas agora - depois de publicar esta Etapa - fiquei a pensar... eu escrevi-a conhecedor de dados que nem todos os que, entretanto já me leram e os que ainda virão a fazê-lo, sabem. Fará sentido tudo o que escrevi antes deste 'aditamento'?

E com esta 'chamada' de 1.ª página de O Jogo?

Sem comentários: