quarta-feira, fevereiro 23, 2011

ANO VI - Etapa 26

DESGRAÇADO PAÍS QUE NEM SABE
HONRAR AQUELES QUE LHE DÃO NOME!

Albertina Dias nasceu em 1966, tendo crescido na zona ribeirinha do Porto. Começou a correr aos 12 anos ganhando quase todas as provas populares que havia na época. Aos 17 anos, depois de uma curta passagem de três meses pelo FC Porto, ingressou no Boavista de onde só sairia em 1991 para ir para o Maratona Clube da Maia, tendo como treinador Bernardino Pereira.
Durante todo este percurso conquistou várias medalhas, quer a nível individual, quer colectivo pela, Selecção Nacional.

Em 1990, no Campeonato do Mundo de Corta-Mato, Albertina Dias, individualmente, obteve a sua primeira medalha em competições internacionais. Em 1992, em Boston (EUA), conquistou uma medalha de bronze e, no ano seguinte, no Campeonato do Mundo de corta-mato de Amorobieta (Esp), alcançou finalmente a medalha de ouro.

Pela Selecção Nacional obteve a medalha de prata nos Campeonatos do Mundo de Estrada em 1986, em Lisboa; a medalha de ouro em 1987, em Monte Carlo; a medalha de bronze em 1988, em Adelaide (Austrália); e a medalha de prata em 1989, no Rio de Janeiro.
Nos Campeonatos do Mundo de corta-mato obteve a medalha de bronze em 1990, em Aix-Les Bains (Fra), duas medalhas de ouro no campeonato de Budapeste (Hun), em 1994, e no de Ferrara (Ita), em 1998, respectivamente.

Albertina Dias esteve também presente nos Jogos Olímpicos de Seul (Coreia do Sul), em 1988, nos de Barcelona (Esp), em 1992, e de Atlanta (Gre), em 1996.
Esteve presente em vários campeonatos do Mundo (de pista, de pista coberta, de corta-mato, de estrada, de meia maratona); em campeonatos Ibéricos e Ibero-americanos; em campeonatos da Europa de corta-mato e em cinco Taças da Europa.

Em Portugal, Albertina Dias foi campeã nacional de 3 mil metros, em 1986, 1989 e 1991, tendo sido recordista nesta distância entre 1991 e 1994.
Foi campeã dos 10 mil metros, em 1993, e de corta-mato em 1995 e 1996. Além disso, foi recordista nacional dos 5 mil metros entre 1993 e 1995 e, em pista coberta, na distância de 3 mil metros deteve também o primeiro lugar do ranking nacional de 1991 a 1994.

.
[in' Infopédia]

.
Ok, pela segunda vez, num curto espaço de tempo, fujo ao Ciclismo e atrevo-me a opinar sobre outra modalidade. Primeiro foi em relação à Vanessa Fernandes (triatlo), agora à Albertina Dias (atletismo).

Foi o Correio da Manhã – e não consigo compreender inentendíveis, para mim, complexos, de um Jornalista em citar o trabalho de um colega de profissão, mais atento, ou melhor informado – que na segunda-feira passada no-lo revelou.

A Albertina Dias, aquela mulher que levou o nome de Portugal aos quatro cantos do Mundo, não por ter conseguido resultados jeitosos mas por ter… GANHO títulos vive hoje com os magros proventos de um ordenado de mulher-a-dias que faz limpezas em duas casas particulares.

Para, e cito palavras dela, ‘dar uma vida melhor à minha filha’, Albertina Dias que enviuvou há sete anos, está disposta a vender as medalhas que conquistou porque ajudas não as conseguiu de entidade nenhuma.

Conta o meu caro António Simões, mais do que especialista em atletismo, provavelmente o melhor ‘jornalescritor’ da actualidade (a palavra inventei-a eu, mas quem sabe do seu trabalho compreenderá), pegou hoje no tema (lá está, ‘esquecendo-se’ de dizer que lera a mesmíssima notícia que eu li ontem, no CM) e acrescenta que, com a ajuda da Rosa Mota e de Pompílio Ferreira, Albertina Dias conseguiu um ‘simpático’ part-time a ganhar… 400 euros por mês! Que já chegou ao fim.

Depois, arrisca o António: «Não haverá por aí organismo do Estado que as compre [as medalhas] da Albertina e as vá depositar no Museu do Desporto?

É aqui que discordo de ti António.
As medalhas são da Albertina.
Ganhou-as ela.
Com o seu suor, as suas lágrimas… sei lá se com sangue.
São dela!

Como ela diz, são tão dela como um rim ou um pulmão… ou as pernas que a levaram a conquistá-las.

Será que o abandono – pelo menos a falta de ajudas – a que foi sujeita a Albertina Dias pode ser ligado ao facto de sempre ter sido militante comunista?

O Museu do Desporto – ignorava que tal existisse, é responsabilidade de que ministério? – só devia fazer uma coisa, e estou-me nas tintas para a crise (o título desta Etapa é claro): comprar, pelo seu justo valor, as medalhas à Albertina Dias, fazer delas réplicas que guardaria como espólio, e deixar as originais com a atleta. Por exemplo, com a assinatura de um documento que a impediria de as vender de verdade.

Mas se as coisas são tão simples de resolver…

Sem comentários: