quarta-feira, agosto 03, 2011

ANO VI - Etapa 56

ASSIM... DEFINITIVAMENTE NÃO!!!
O HÁ VOLTA RAIOU O VÓMITO...
(e foi só o primeiro dia)

Eu sei que que as (poucas) autarquias que ainda vão apoiando o Ciclismo - e permitindo que não perigue a realização anual da Volta - na hora de negociar com a Organização valorizam muito, muito mesmo, o espaço de duas horas que a sua terra 'brilhará' na televisão.

Contabilizado como espaço publicitário é um ganho quase incomensurável e que 'bate aos pontos' quaisquer esboços de inviabilização por parte das oposições locais.

Não sei quanto custa, hoje, uma partida ou uma chegada, mas o Joaquim Gomes fez questão de, esta tarde, frisar que a Volta vai passar por mais de seis dezenas de concelhos. E já nos tinha dito que o orçamento da prova é de, aproximadamente, 4,5 milhões de euros (coisa assim como que...metade de um 'Roberto').

Também não quero saber quanto pagam se no final ficam realmente contentes com o investimento. [Já explico!]

Por isso o Há Volta parece ser inevitável.
Não é!
E nestes moldes tem momentos asquerosos a raiar o vómito.
E uma chamada, séria, de atenção para os responsáveis do Canal Público.
Aliás, fiquei com a nítida impressão que uma das... 'pérolas' apresentada esta tarde foi, conscientemente censurada. E bem, digo eu...
A verdade é que o bloco publicitário caiu de repente sem qualquer separador deixando o 'artista' a seco.

Ao presidente da Autarquia de Fafe - e aqui vai a explicação -, homem que todos conhecemos como amante do Ciclismo e, ao que julgo saber, respeitado, mais do que isso, querido - sim, no sentido sentimental do termo - pelos fafenses (da Cidade e de todo o Concelho), homem sério, que tenho o previlégio de conhecer pessoalmente e com ele falado várias vezes, que teve até, para com a equipa de Reportagem de A BOLA - curiosamente, no ano em que o Miguel Cardoso Pereira experimentou pela primeira vez, e única, até agora - a deferência de premiar, com a medalha da Cidade, um trabalho que o Miguel, mais o Paulo Jorge Santos, escreveram mas que, mais ou menos levado 'à traição', acabei por ser eu a receber das suas mãos numa singela mas sentida manifestação de apreço, terá gostado tando das 'variedades' como eu e, estou certo, milhões de outros portugueses.

A Produção da RTP, para este Há Volta, se tem algum critério é de tal modo 'profundo' que eu não sou capaz de o alcançar.

A ideia, estou certo disso, e a parte que cabe à Autarquia definir, é a de dar visibilidade a clubes, colectividades, associações nas mais diversas variantes, que caracterizam o Concelho.

Uma pré-produção que nos mostrasse, e explicasse, os aspectos mais interessantes das Terras de Fafe - e o mesmo se aplica às Autarquias se se lhe vão seguir -, sem pretensiosismos enciclopédicos mas que nos falasse da História, da Etnografia, da Gastronomia, dos sítios a visitar... isso valorizaria o investimento.

Obrigar o presidente a ficar quatro horas a ouvir 'artistas' - e esta parte é da responsabilidade da Produção da RTP -, a ele e a nós, que cantam "ela quer u'mamá-la", "... se lhe tocares ela cresce", "a tua não que é pequenina", "eu nun'carra-lo com ela" (leia-se com pronúncia setubalense)... não é exagero, é total falta de respeito. Até porque isso NÃO TEM NADA A VER COM FAFE!

Eu não sou puritano, mas atirar para segundo plano - às 4.30 da tarde quem é que ainda se lembrava das equipas apresentadas e sabiam as que ainda faltavam apresentar? - os VERDADEIROS ARTISTAS DO CICLISMO que, é evidente, são os Corredores apresentando, não as EQUIPAS mas um ou dois atletas intercalados por 'vivaços' e 'vivaças' que aparecem de borla para apresentar as suas listas de futuros... concertos (é publicidade, pagaram-na?) com números que fazem da música Pimba que passa na rádio (estas jamais passariam!) quase óperas de Verdi, isso é que não!

A meio da tarde?
Foi o primeiro dia... ainda estão a tempo de mandar essa cambada de 'produtores' para casa.

Um espectáculo televisivo, que se estendeu desde as 14 às 18 horas não pode ser confundido - e tentem lembrar-se dos locais que estes... 'artistas' anunciaram onde vão actuar nos próximos dias - com bailes de aldeia onde velhos e frustados sexuais salivam até aos joelhos só com o guarda-roupa das... 'acompanhantes'.

Já o disse, não sou nenhum puritano mas se eu fosse chefe da polícia, ou da GNR, e este triste espectáculo a que hoje - porque queríamos ver os CORREDORES - fomos obrigados a assistir, levava toda a gente presa.

Agora berrem o que quiserem contra mim!

Sem comentários: