terça-feira, agosto 16, 2011

ANO VI - Etapa 65



Desde que, no Ano 2000 assinei pl'A BOLA, nunca tinha tido que passar por algumas vergonhas que passei nesta Volta a Portugal, agora finda! Acabei por apenas fazer cinco Voltas pl'A BOLA.


Ao contrário dos 'chefinhos de hoje', quando eu - não tarda muito para fazer 30 anos - me iniciei no jornalismo, tudo era diferente e, por força das circunstâncias, tendo eu chegado a... 'chefinho' muito depressa, não há como fazer comparações.

Eu comecei com máquina de escrever e 'laudas' ou 'linguados'; com linotipo; com outros profissionais, que não jornalistas, 'batiam' os nossos textos numa 'fita' de papel fotográfico que, depois, era passada por uma máquineta que, no verso, a impregnada de cera que servia depois para a colar sobre a colunagem de 'maquetes' que JAMAIS batiam certas. E não podíamos reescrever. Tínhamos que eliminar parágrafos ou aumentar as fotos... a preto e branco, porque as fotos a cores eram feitas à parte, em três películas que depois se sobrepunham, e custavam dinheiro, pelo que não dava para mandar fazê-las de novo.

Rapidamente aprendi que, por isto mesmo, pese embora a foto a cores - que raramente, pelo menos onde eu trabalhava, ia alé das três colunas, tinha que preparae duas ou mais fotos a ptreto e branco para a mesma página, uma vez que nestas podíamos mexer.


Mas isto foi mais de dez anos antes de chegar a A BOLA. E estou a falar da Volta a Portugal e de algumas vergonhas que senti...


Recordo a minha primeira Volta por A BOLA. A Volta de 2000. Espectacular - saindo sempre na frente, não perdendo uma notícia - com o Duarte Baião. Eu já trazia no bornal DEZ Voltas, mas por A CAPITAL, das quais, contudo, não me envergonho porque não tenho motivo para isso. No ano seguinte a equipa que me foi impingida foi má de mais! Tive que fazer o trabalho de três, mas ninguém me ouviu queixar...

Em 2002 ou fui com o Miguel Cardoso Pereira ou com o João Pimpim, acho que com o Pimpim; em 2003 com o Ricardo Pereira e no último ano com o Miguel. E com a Guida, duas vezes, e com o Paulo Jorge Santos, outras duas (passámos a equipa de três, entretanto).


Olho para trás, tento lembrar-me, não dos momentos bons, que foram quase todos, mas de alguns menos conseguidos... Mantivemos sempre A BOLA no topo da cobertura da Corrida. Com as notícias dia-a-dia, com reportagens pensadas com entrega total, de todos.


Isso faz-me sentir orgulhoso.

Sei que não vou ficar na História de A BOLA mas isso também não me importa por aí além.

Sei que em 2000 A BOLA, e em termos de Ciclismo (e aqui não falo só da Volta) estava na terceira posição, a última, em relação à concorrência. Sei - e tenho como prová-lo - que a partir daí, com todo o respeito pelos colegas dos outros jornais, voltámos a ser a referência. A minha entrada há-de ter contribuído, quer o reconheçam, ou não, para isso.


Sei que, depois de ter sido afastado, por 'comichão' dos então colegas de edição - que eu fazia parte da equipa - e manifesta falta de confiança do director, que mal me ouviu, posicionando-se, por defeito, 'do outro lado', nunca mais o Ciclismo em A BOLA teve o rigor e a seriedade que eu garanti quando substituí quem, antes de mim, cobria a modalidade.


Daí até - por claro desinteresse da editoria das modalidades - este ter ficado entregue a um mero colaborador, cheio de defeitos que todos os que o conhecem apontarão, foi um passo.


NÃO!!!

NÃO, NÃO, NÃO...


Nem estou a 'lavar roupa suja1, nem estou ressabiado E CHEGOU A HORA DE OLHAREM TODOS PARA A IMAGEM EM CIMA. Se tiverem, ainda, à mão a edição do Jornal de 2.ª feira, ainda melhor.


Bonita página! Digo-o sem laivo de ironia. Bonita e original, na sua paginação. Só que lhe falta uma coisinha, no topo superior direito...


O quê?

A palavrinha PUBLICIDADE!


Pois é, voltei a envergonhar-me. Já nem vou questionar a oportunidade, mas questiono tudo o resto!


Foi o médico do Paredes a disponibilizar-se a dar aquelas indicações - ou foi a ele que pediram -, tudo bem. A sua foto, até mesmo junto do autocarro, ou de um carro que identificasse a equipa não me chocaria.


Ainda assim, permitam-me deixar a pergunta: Qual o interesse em 'sabermos' como um Corredor funciona exactamente no dia da última etapa? Queríamos saber... bahhh!... iam lá entender.


Agora, pôr uma foto, de alto abaixo da página, de um corredor de UMA equipa, com toda a publicidade dos seus patrocinadores - o que pode ser contestado por todas as outras - poderia ter perfeitamente ter sido evitado e o 'photoshop', no caso de não se querer partir para uma infografia teria resolvido o problema. Eu mesmo publico um 'facsmile' da página mas, pelo menos, a preto e branco.


E que dizer da FOTO ASSINALADA?

Aquilo não é uma FOTO, é um rectângulo de PUBLICIDADE!!!

É uma foto de quem? De quê, a não ser de uma camisola ornamentada por PUBLICIDADE?


O que mais me dói é que a peça é assinada por quem é. Um jovem e talentoso Jornalista que se deixou 'levar'.

De uma coisa podem ficar certos, mesmo sendo eu apenas um simples redactor do Jornal, imaginando que tinha sido eu a ser escalado para a Volta JAMAIS aceitaria ser subordinado de um colaborador. Mas acho, modéstia à parte, que isso só mesmo eu seria capaz de fazer.


Já agora, senhor Facas Emílio, fique a saber que já fiz chegar à AIJC a queixa por me ter sonegado as minhas quotas com o evidente intuito de me ver ser expulso da Associação.

Elas hão-de chegar-me directamente para a minha caixa postal.

Sem comentários: