segunda-feira, fevereiro 09, 2009

II - Etapa 317

XX TROFÉU RTP-ALGARVE
ABRE ÉPOCA VELOCIPÉDICA

O arranque da época de ciclismo nacional está marcado para o fim-de-semana de 14 e 15 de Fevereiro, com o Troféu RTP Algarve, que representa “a mais antiga parceria” na modalidade.


A prova de elites, a disputar domingo, dia 15, vai contar com as seis equipas que compõem o pelotão nacional – entre as quais as duas algarvias – e a Rabobank mas no dia anterior pedalam as promessas.

Já há duas décadas que esta competição é organizada em parceria pela Associação de Ciclismo do Algarve (ACA) e pela RTP – antes RDP. O facto foi salientado pelos responsáveis das duas entidades, no decurso da apresentação da prova, realizada em Loulé com a presença do autarca Seruca Emídio.

“É a mais antiga parceria do ciclismo português. Não há memória de que haja, nesta modalidade, uma prova com o mesmo patrocinador há tanto tempo”, comentou o líder da ACA, Rogério Teixeira, secundado por Noel Cardoso, da RTP.

O habitual Troféu de Abertura contará este com um plantel mais curto, no escalão de elites, em virtude da descida do número de conjuntos profissionais do pelotão português, agora reduzido a seis equipas. Também por isso, cada formação poderá alinhar com 12 corredores – o máximo permitido pelos regulamentos.

Com a presença da Rabobank, o número de ciclistas a correr no XX Troféu RTP Algarve será “entre 70 a 80”, estima a organização.

O dirigente da ACA agradeceu a Artur Lopes pela presença dos holandeses (foi preciso «dobrar» os regulamentos que impedem a presença de equipas transfronteiriças em provas desta categoria) e lembrou o último vencedor da prova.

“Queremos lembrar a memória do malogrado Bruno Neves, que ganhou em 2008, apanhando pela frente um autocarro, que se deslocava na estrada antes do sprint final”, disse.

O ciclista faleceria meses mais tarde, na sequência de uma queda no GP Amarante.

Em relação à corrida de elites deste ano, arranca da capital algarvia e, depois de 160 km sem muitas dificuldades a sotavento (duas metas volantes, em Tavira e Vila Real de Santo António), volta a Faro, onde a meta está instalada em frente à RTP, na Avenida Calouste Gulbenkian.
O percurso não tem prémios de montanha nem «altos e baixos».

“É melhor assim para primeira prova, além de que vão ter muitas mais dificuldades na Volta ao Algarve”, que arranca dias depois, justificou o vice-presidente da ACA, Bernardino Caliço.

No sábado, 14, disputa-se a corrida de sub-23, entre Vilamoura e Loulé (125,8 km), com chegada à Avenida 25 de Abril.

Entre a dezena de equipas esperadas, destaque para as estreantes Sporting e Cartaxo. O vice-presidente da ACA sublinhou ainda a presença na prova do algarvio Amaro Antunes, recém-chegado ao escalão de sub-23, o qual considera “a maior promessa” da modalidade.

1 comentário:

cristina neves disse...

Obrigada, pelas palavras.