quarta-feira, fevereiro 18, 2009

II - Etapa 325

VOLTA AO ALGARVE

Fiz a minha primeira Volta ao Algarve há precisamente 12 anos. Foi em 1997 e não é possível esquecê-la.

Um, então jovem de 23 anos, correndo pela primeira vez com as cores da antiga Maia, fez algo que eu, pessoalmente, não tenho memória de antes ter acontecido. Em lado nenhum.

Ganhou as seis etapas. Incluindo um contra-relógio e uma chegada ao alto da Fóia.
Foi o Cândido Barbosa.

Depois sucederam-se as experiências únicas que quase sempre a Volta ao Algarve me proporcionou.

Em 1999 a primeira grande vitória do meu Benfica (nunca escondi que sou adepto do Benfica), com Melchor Mauri a sentenciar a corrida no crono, em Albufeira.

Em 2001 a espectacular chegada, a solo, de José Azevedo - então no seu primeiro ano de ONCE - ao alto da Fóia, debaixo de um nevoeiro que não deixava ver a mais de 20 metros (o Zé foi terceiro nessa edição).

Em 2005 - a última que fiz em serviço - a vitória do Hugo Sabido, então no Paredes, equipa à qual regressou este ano.

Em 2006, já eu estava de baixa por doença que durou dois anos e, aparentemente, me afastou em definitivo do Ciclismo, como simples espectador a sensação, que só vivida, de não conseguir conter as lágrimas ao ver o João Cabreira (Maia) ganhar no alto do Malhão. A etapa e a Volta.

Havia uma certa dose de raiva, naquelas lágrimas. Eu estava fora do activo e queria ser eu a contar a extraordinária proeza do João.
Partilhei este sentimento de frustração com a Maria João e foi, a partir daí que fiquei a conhecer melhor a história do João. Com quem, entretanto, cimentei uma amizade verdadeira.

E vi ganhar o Alex Zülle, e escrevi, em exclusivo (não como os três que li ontem)... fui mesmo o primeiro a anunciar que o Lance Armstrong participaria na edição de 2004, que não venceu porque não quis. Depois de ter ficado líder após o crono Vila Real-Tavira, deixou que o Floyd Landis vencesse a prova no alto do Malhão.

Tenho estórias mil, vividas na Volta ao Algarve.
Fiz muitos amigos e a maioria continua a ser amiga.
Cheguei muitas vezes muito cedo à Sala de Imprensa para deparar com... nada.
Montei mesas, puxei cabos telefónicos...

Tenho saudades.
Porquê negá-lo?

Começa daqui a algumas horas mais uma edição da Volta ao Algarve e eu não vou estar...
Gostava de rever companheiros e Corredores.
Daqui a pouco já não conheço nenhum...

Gostava de rever os amigos, do Rogério ao Fernando Pereira... e a todos os outros. Porque acredito que a amizade que nos unia não se desvaneceu. Nem compreenderia porque havia de ter desvanecido...

A todos, a começar pelos Corredores e terminando no Rogério Teixeira, desejo, daqui, deste cantinho, que esta edição volte a ser um tremendo êxito. Sem deixar de registar que, pese embora a corrida passe pelas mesmas estradas, já não se fale da falta de condições que a prova apresentava. Estradas estreitas e sem condições para um pelotão deste calibre... etc.
Tenho muito boa memória.

Mas ainda bem que se opta por olhar a prova pelo lado mais positivo. Já há quem esteja decidido de destruir a modalidade, talvez numa versão do... "depois de mim virá o caos!".
Isto sou eu a dizer...

1 comentário:

afonsazevedo disse...

Boa Tarde,

Em relação a Volta Algarve, excelente pelotão, boa competição, a melhor que temos em Portugal. Deixa muito a desejar os resumos na Sporttv... dão uma imagem diferente do que realmente está ser esta prova, comentário pobres, pouco cativante, na minha opinião merecia muito mais. Por exemplo merecia um resumo com a qualidade em que Carlos Raleira e Marco Chagas nos habituou.

Para já boa corrida de Sérgio Sousa, Celestino Pinho e Bruno Pires.

Abraço
Afonso Azevedo