quinta-feira, fevereiro 11, 2010

ANO V - Etapa 29

OBRIGADO RUI!... OBRIGADO MANUEL!...
... OBRIGADO ASS. CICLISMO ALGARVE!

Depois de Manuel Cardoso já ter ganho uma das corridas do Challenge de Maiorca, hoje [ontem] foi a vez do Rui Costa se impôr a todos os demais.

Corredores portugueses a ganhar corridas nas quais estão as principais equipas do Grande Pelotão mundial e a maior parte das suas figuras.

Não são de mais todos os elogios que lhes façamos.

Perante o panorama cada vez mais cinzento do Ciclismo indígena, valha-nos a qualidade destes jovens que, recém chegados à alta roda - o Rui leva um ano de avanço sobre o Manel, mas está numa equipa muito mais difícil -, já estão a dar nas vistas.

A pequenez, em termos de visão de qual seria a ÚNICA saída para o Ciclismo português e, conscientemente, 'embrulho' toda a estrutura do Ciclismo nacional nesta falha (ou negligência), no que se refere a um PROJECTO que colocasse Portugal no Grande Pelotão mundial é imperdoável.

E reivindico a originalidade da ideia que lancei há dez anos!!!
Podem, à vontade, comprová-lo.

Em termos públicos, num artigo de Opinião que então escrevi no meu jornal - e que (não é a primeira vez que a isto me refiro) mereceu, por parte do presidente da FPC, um telefonema particular a dar-me conta de que a ideia poderia ser exequível...
Mas era ele quem poderia fazer alguma coisa, não eu!

A grande opção seria a de criar uma equipa que englobasse os melhores Corredores portugueses e inscrevê-la no então recém criado ProTour. Centralizar nela todos os apoios possíveis e reduzir o nosso pelotão à escala a que ele, de facto está, de equipas amadoras, que fariam as nossas corridinhas - com todo o respeito por quem, com muito esforço, eu sei-o, se 'mata' para conseguir pôr de pé - criando um mecanismo (acreditem que não era difícil, e se quiserem eu elaboro o dossier) em que as equipas formadoras desses Corredores seriam compensadas pela cedência desses mesmos corredores à EQUIPA NACIONAL.

Assim, o Sérgio Paulinho, o Tiago Machado, o Rui Costa, o Manuel Cardoso, o Rúben Oliveira... o José Azevedo, o Francisco Carvalho, poderiam estar a contabilizar triunfos para o Ciclismo Português.
Estão-no, para Portugal, e daí este meu OBRIGADO.
Mas o Ciclismo português não existe internacionalmente!

Por falar em VITÓRIAS para Portugal, em termos de Ciclismo, é evidente...

É impagável (à falta, porque me falta) melhor expressão, o que a ASSOCIAÇÃO DE CICLISMO DO ALGARVE, dos meus caros Rogério Teixeira e Bernardino Caliço - e não só... e não só... - tem vindo, desde há meia dúzia de anos, a fazer.

O seu contributo, provavelmente, e àparte destas vitórias individuais de Corredores lusos, mas ao serviço de equipas estrangeiras, dizia... é o único que mantém PORTUGAL mo mapa do Ciclismo Mundial.

Bem hajam!...

Sem comentários: