sábado, julho 03, 2010

ANO V - Etapa 64

LUÍS TEIXEIRA
HOMENAGEADO EM GUIMARÃES

(Aos poucos e poucos, também à medida do meu tempo livre, vou tentando revitalizar o VeloLuso que não estevenem está para 'morrer'. Vários amigos - e aqui destaco a Associação de Ciclismo do MInho - continuam a fazer-me chegar notícias. Peço desculpa por, em algumas situações, a falta de tempo e/ou vontade, acabar por redundar no desaproveitamento dessas informações porque, entretanto, os eventos já aconteceram. Contudo, e embora já tenha alguns dias, esta não podia deixar de aproveitar. Pelo enorme respeito que tenho pelo Homem do Ciclismo que é o Luís Teixeira. Mais vale tarde do que nunca. Aqui vai...)
.
.
O ex-ciclista Luís Teixeira foi homenageado em Guimarães no âmbito da Gala do Desporto, uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães e da Tempo Livre. Luís Teixeira foi distinguido pelo contributo excepcional ao desenvolvimento do desporto.

A Gala do Desporto é um evento anual que, para além de outros objectivos, pretende reconhecer e valorizar os jovens talentos desportivos locais, apoiando-os no seu processo de formação desportiva e encorajando-os à permanência no tecido desportivo local, designadamente através da atribuição de Bolsas de Formação Desportiva.

A par da distinção dos atletas que conquistaram títulos desportivos, foram eleitos os "Atleta do ano" (masculino e feminino) e "Jovem Revelação" (masculino e feminino). Pontos altos na Gala do Desporto foram ainda a entrega do "Prémio Carreira" ao treinador de futebol Manuel Machado e do "Prémio Homenagem" a Luís Teixeira.

A Direcção da Associação de Ciclismo do Minho congratulou-se com a homenagem, tendo-se feito representar na iniciativa por diversos dirigentes que expressarem o seu enorme regozijo pela distinção.

Com uma vida dedicada ao ciclismo, Luís Teixeira, 56 anos, é o recordista absoluto de vitórias no Grande Prémio do Minho, tendo sido o seu primeiro vencedor no ano de 1977, ao serviço da equipa Coelima.

Rei da Montanha da Volta a Portugal em Bicicleta (1976) e do Grande Prémio de Torres Vedras / Troféu Joaquim Agostinho (1979 e 1980), o ex-ciclista e envergou a camisola amarela na Volta a Portugal em Bicicleta (1977), participou nos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Estrada (1977), em quatro edições da Corrida da Paz em representação da Selecção Nacional (1979, 1980, 1981 e 1983), em duas edições da Volta a França do Futuro - Tour de L'Avenir (1979 e 1980) e Volta à Colômbia (1981).

Sócio Honorário da Associação de Ciclismo do Minho, Luís Teixeira venceu a última etapa da Volta da Independência – Brasil (1981), foi 14.º lugar na Volta Ciclista ao País Basco (1978), entre outros resultados importantes.

Luís Teixeira participou em diversos projectos de equipas e escolas de ciclismo e desempenhou diversos cargos nos órgãos sociais da Associação de Ciclismo do Minho.

Habilitado para as funções de treinador de ciclismo e de nonitor de Escolas de Ciclismo, Luís Teixeira desempenha ainda funções, com destacado mérito, de Comissário (árbitro) em provas dos calendários nacionais de ciclismo de estrada e de BTT.


Texto e Foto: ACM

Sem comentários: