domingo, agosto 04, 2013

ANO VIII - Etapa 18

Um Grande Abraço de Solidariedade
Para o 'Miúdo de Matosinhos'
.

O que Vítor Serpa escreveu hoje [ontem] em A BOLA já eu aqui escrevera há meia dúzia de anos! Basta procurarem!

O chamado 'passaporte biológico' passou', não sei como, pela CNRPD que não soube olhar para o futuro e perceber que 'abria a Mala de Pandora'.

Onde param os Direitos do Cidadão? Ah, ok, não se aperceberam que um Corredor de Ciclismo, antes de o ser é UM CIDADÃO! Onde estão as suas garantias? E que 'grossura' tem a linha que separa um CIDADÃO ATLETA de um CIDADÃO OPERÀRIO FABRIL?

E quando - e estou convicto que não demorará muito - como o meu Director escreveu, para se conseguir um emprego qualquer não vai ser necessário mostrarmos todos um 'passaporte biológico'?
Se tivemos bexigas, quando pequeninos; se fumámos liamba, o que naqueles anos loucos a seguir a Abril de 1974, e para quem, na altura, já tinha 14/15 anos deixará muito poucos de fora; se cometemos o sacrilégio de, a acompanhar uma boa posta mirandesa, ou um corriqueiro cozido à portuguesa, preferimos um copo de bom tinto à coca-cola; hoje em dia... se pertencemos à 'escumalha' que tira algum prazer em fumar uns cigarros; uns charutos, quem puder...; que nunca apanhámos uma doença venéria - o que, voltando à data já referida, até nem era tão difícil quanto isso -; que já sofremos de uma pneumonia, tivemos hepatite, gonorreia ou sida...

São tudo situações que, por enquanto - com a excepção de alguns desportistas - podemos manter como assunto de estrito foro pessoal e, para isso contamos com o sigilo profissional a que são obrigados médicos ou analistas.

Quando, indiscriminadamente, todos tivermos que ter um 'passaporte biológico', quantas pessoas, de forma indevida terão acesso ao nosso historial clínico? E estarão todas obrigadas ao mesmo sigilo?

O Senhor Professor Doutor [ele adora que o chamem assim] Luís Horta é médico. Na ADoP há, de certeza, mais médicos, enfermeiros, analistas, todos vinculados ao sigilo profissional... mas não há também um secretariado - quem recebe e, depois arquiva os processos? - estafetas, auxiliares?

Mas o pernicioso da coisa até nem é isto!
Cinjamo-nos aos médicos, dos que fazem os controlos, dos que processam as amostras recebidas até ao Senho Professor Doutor Luís Horta. Aceitemos, até porque não há motivo para disso duvidar, que todos cumprem o Juramento de Hipócrates e, em defesa do sigilo profissional... SÓ TÊM QUE DIZER... FULANO TAL ESTÁ DOPADO, ou, o PASSAPORTE BIOLÓGICO DE BELTRANO não condiz.

E a sua palavra passa a ser LEI!
E a federação, neste caso a de CICLISMO diz: CASTIGUE-SE!
E aplica uma pena de 12 ANOS DE SUSPENSÃO a um profissional que já tem 32 anos de idade (como anteriormente fez com outro, a quem, aos 35 anos foi aplicada uma suspensão de 15 anos), MATANDO-LHE A CARREIRA. A VIDA!

Que vai fazer quem, desde os seis anos de idade não faz outra coisa senão correr de bicicleta?
Mais tétrico ainda: SAI O CASTIGO e o castigado que recorra!
É que NEM A UM HOMICIDA isto acontece e o Ministério Público já viu fugir-lhe entre os dedos casos mais do que comprovados mas que, chegados à barra do Tribunal falham por... erros de processos. Toda a gente sabe que o fulano matou, muitas vezes há mesmo testemunhas mas, uma prova comprometida por manuseamento indevido, um papel mal redigido e o homicida escapa à cadeia!

Por isto tudo, e porque, em consciência não posso aceitar a forma como estes processos - no desporto - são conduzidos, menos ainda porque deixam o poder todo nas mãos de um único homem... temo pela justiça!

E é bom que não seja só eu a temer com ESTES PROCESSOS, porque ninguém nos garante que eles extravasem a área do desporto e não se solidifiquem como 'modus operandi' em qualquer outra área de trabalho na nossa Sociedade.

SÉRGIO RIBEIRO

Conta com a minha solidariedade, aceita um abraço apertado e... se calhar, perdido por um, perdido por mil... tens uma história antiga, não tens? Usa-a!


Manuel José Madeira

Sem comentários: