sexta-feira, agosto 09, 2013

VOLTA A PORTUGAL / 2013

.
1.ª ETAPA

.
Não pude ver a etapa em directo, era dia de Hospital! Deixei a gravar, mas como tudo se atrasou, não coube no disco que deixei pronto. Já sei quem venceu, claro, já dei uma vista de olhos pelo sítio Oficial... e estou agora a ver as imagens que foi possível guardar.

Peço imenso perdão ao Marco Chagas e ao João Pedro Mendonça, mas a insistência ao facto de o vento, aliás, tal como o Marco já disse três ou quatro vezes, no Verão e em Portugal, soprar predominantemente de Norte, e o facto de a Etapa ter sido corrida de Sul para Norte - pobres dos Ribatejanos, Alentejanos e Algarvios que não têm direito a Volta (já volto aqui! *) - foi demasiado exagerada.

Se é UM FACTO QUE ASSIM É porquê insistir em bater nessa tecla?

[Estou agora a ver o Héli a mostrar como abanam as árvores na Figueira da Foz.]

Tudo isso é acessório e não acredito, NÃO QUERO ACREDITAR, que o Marco e o João Pedro não tivessem mais nada a dizer; mais... ainda que inconscientemente, - até porque este 'cenário' já vinha de véspera - acabaram, quer o aceitem ou não, por influenciar a própria etapa, dando aos Directores-desportivos uma boa desculpa para fazerem 175 km de... 'cicloturismo'.

E, como não vi a etapa em directo e ainda agora vou a meio da gravação, sobre ela não posso escrever mais.

Mas, é inevitável, há sempre, pelo menos um MAS! Já tenho matéria para esta despretensiosa 'crónica'!

O que vi até agora, pormenores à parte, é um Tavira à Anos 80! Em fuga para 'mostrar a camisola' - aposto que está no contrato com os angolanos - e com um Corredor (não deixa de merecer a capitular) que toda a gente sabe que não fará mais do que três ou quatro etapas. Não esperem vê-lo no alto da Senhora da Graça! 

O que me chocou, deveras, quando soube da história do dia, foi que, quando só temos DUAS provas por ano, e na Volta ao Algarve não há, neste momento, equipa portuguesa capaz de se intrometer num pelotão recheado de estrelas, a primeira etapa da Volta a Portugal, sim, mesmo com mais de 200 km mas, caramba! são profissionais ou não? - embora o Boavista faça alinhar um jovem que, por não ser considerado isso, profissional, andou até agora a correr por pouco mais de 150,00 €/mês (talvez lhe paguem mais agora, descrubam-no os Jornalistas que estão no terreno) - tenha sido feita a um ritmo de cicloturismo!

Culpados: os DD's que nem para eles sabem ser bons.

'Desfolhando' isto de uma forma que até qualquer DD perceba:
- O Ciclismo é a mais popular das modalidades [mais que o futebol, tenho a certeza] logo, seria bom não 'brincarem' com a paciência do seu principal apoio, o Povo! O Povo que saiu à rua para ver passar - o que dura 15/20 segundos - o Pelotão e que NUNCA, JAMAIS, MAS MESMO JAMAIS, pode ficar mais de uma hora plantado à beira da estrada porque os Senhores ciclistas [e a caixa baixa, aqui, é propositada] têm vento pela frente! E a CULPA, claro, é dos DD's.

Ouço agora, na gravação que estou a ver, que o Director da Organização 'pede' aos DD's um pouco mais de empenho! É vergonhoso!

As equipas são pagas - e contabilizam esse pagamento no seu orçamento - para correr e depois... passeiam!

Já sei que não aconteceu, mas, sinceramente, quando cheguei a casa e li o que pude na net, ao aperceber-me do que hoje aconteceu, desejei que tivesse aparecido um qualquer novo Vladimir Efikin que, ao segundo dia de Corrida a tivesse morto.
Lamentá-lo-ia pela Organização, mas acho que era o que os DD's das equipas portuguesas, definitivamente, mereciam!

------

* - Em relação a uma nota que deixei lá atrás, esta edição da Volta deve ser a que mais quilómetros tem nos últimos 20 anos! Alguém que se dê ao trabalho de somar à Corrida, em si, as neutralizações - com partidas mais perto da partida do que da chegada da etapa anterior - e façam as contas!

Manuel José Madeira

Sem comentários: