quinta-feira, agosto 08, 2013

VOLTA A PORTUGAL / 2013

.
PRÓLOGO
.

Foi bonito, é sempre bonito e, sobretudo, didático!
Queiram os técnicos empíricos do nosso pelotão aceitá-lo.

Mas não aceitam! Aliás, as 'críticas' surgiram bem antes. Tipo... 'andamos há décadas a aprender a contar cruzinhas e agora querem pôr-nos a contar bolinhas!...'

Parecendo ironia, parecendo que não há diferenças, há-as! E não são ultrapassáveis por este naipe de DD's... que nunca contaram bolinhas!

Um Crono por equipas é dos mais belos exercícios que o Ciclismo de Estrada nos pode oferecer. Vi muitos! Em Espanha! Por cá... algumas imitações, ao longo das 15 edições consecutivas da Volta a Portugal que tive a honra de poder acompanhar como Jornalista, sempre [nunca como assessor do assessor de Imprensa que se limitava a distribuir prints de um, então, grande site de Ciclismo ao qual todos nós tínhamos acesso];
Sim, fiz 'só' 15 Voltas a Portugal, primeiro para A CAPITAL (entre 1991 e 1999), depois para A BOLA, entre 2000 e 2005.

Em relação ao Prólogo de hoje [já ontem], e como já referi, não gostei, primeiro das declarações de alguns DD's - José Santos e Carlos Pereira, porque toda a gente tem nome - que não gostaram do traçado, da extensão... não gostaram de nada, sem que o explicassem, ou alguém lho tivesse perguntado. A culpa não é deles, é um facto...
Em Portugal há um Crono Colectivo de dez em dez anos...

Não há um único Especialista nesta vertente do Ciclismo de Estrada. Eles, técnicos, não sabem como o preparar, como hão-de os Corredores saber como o interpretar?

Um Corredor - e de uma das principais equipas Nacionais - ser abalroado por um colega de equipa explica tudo! Mas tudo bem!... Afinal de contas, os portugueses equivaleram-se; nenhum sabe correr um Crono por equipas e está tudo dito!

E, ao contrário do que o meu ídolo, Marco Chagas afirmou no Directo da RTP, eu não acho que 15 ou 20 segundos, quando se tem de subir a Senhora da Graça, a Estrela, por duas vezes e há um Crono individual, longo, a terminar na Guarda valham seja o que for. Zero, digo eu!

Aliás, a RTP não começou bem esta edição da Volta! Antes pelo contrário...
E, deixando para trás os problemas técnicos - embora não devamos 'perdoar' nada a quem está a consumir o nosso dinheiro - ponham as carinhas larocas no «Há Volta» mas não brinquem com a nossa paciência na emissão estritamente desportiva! Se, mesmo que girinha, uma 'jornalista' - sim, dei-me ao trabalho de pesquisar no sítio da Comissão da Carteira de Jornalistas (pode ter-me escapado) mas não vi lá o seu nome - não 'faz o trabalho de casa', e isso evitaria a vergonha de balbucionar qualquer coisa de inetenligivel, no lugar do nome de um Corredor, ou - claro que a renovação é necessária - ter ido buscar não sei onde, um outro 'jornalista' que não percebe patavina de Ciclismo.... isso é inadmissível! É que somos nós que estamos a pagar!...

A parte final da transmissão da RTP, então, é inerralável e pergunto-me se, de facto, o Produtor é mesmo o Miguel Barroso que tão bem conheço...

Corredores e técnicos a falar enquanto, no ar, estavam imagens do Cais de granel do Porto de Lisboa, na Matinha? Imagens de cacilheiros a cruzarem-se no estuário do Tejo, sem um enquadramento da cidade? Mau de mais!

Como me parece que pior não poderá vir a acontecer...
... vamos esperar pelos próximos dias.

------------

Uma palavra muito especial para a nova POD[1]UM, na pessoa do meu grande e incondicional Amigo Joaquim Gomes...
... Obrigado por me manteres na tua lista de destinatários da Informação (o que outros, pelo meio, pressionados, ou... simplesmente sugestionados [o que ainda é pior], deixaram de fazer...

Esta é a minha última Volta a Portugal!

3 comentários:

José Nunes disse...

Finalmente leio algo sobre a Volta em que me revejo.
Obrigado MZM!

O Jornal Ciclismo-José Santos-Radio Popular-Onda iniciou uma campanhã anti-joaquim gomes/PAD vergonhosa... e permitem comentários insultuosos à Organização mas censuram comentários que questionam a ético dos artigos escritos nesse site!
Fazem odes ao Serafim Ferreira e a Sport Notícias! Obviamente como adepto de ciclismo que estarei eternamente agradecido ao que a Sport Notícias fez... faz parte do meu imaginário juvenil, ponto. Nada mais! Agora a verdadeira profissionalização chegou ao ciclismo com Joaquim Gomes e a PAD (mesmo com muitas falhas à mistura). Se S.Ferreira ainda fosse vivo e organizasse a Volta tal como o Prof. José Santos gostaria, creio que teríamos uma volta amadora ou definitivamente falida e se calhar ainda teríamos que ver um ciclista a entrar para dentro de um carro e ser colocado 4 minutos a frente do pelotão!!!

Os DD criticam o prólogo, porque hão-de criticar sempre tudo o que é diferente e que lhes saia da sua zona de conforto! Também já os vi criticar o fim das bonificações, p.ex.! O C. Pereira e o José Santos só não criticam as provas que são organizadas por eles... Sinceramente não apreciei muito o traçado do prólogo para um CRE, mas qualquer pessoa com dois dedos de testa entende porque é que a organização teve que decidir assim!

O José Santos queixa-se que pode ser muito injusto perder a volta por causa dos segundos perdidos no prólogo... pois eu digo que ele só perde a volta se for incompetente, se continuar a ter equipas onde cada um faz o que quer e ninguém se sacrifica por um líder (nota: se eu recebesse 200€ por mês, se calhar fazia o mesmo) e continuar a ter uma leitura de corrida que não lembra ao diabo e por exemplo repetir os erros de 2009 em que na subida do Alvão dizia que não atacava porque os favoritos não estavam no grupo da Fuga... e nessa fuga apenas estavam “apenas” João Cabreira, Nuno Ribeiro, Nélson Vitorino, André Cardoso, Daniel Silva, Bruno Pires, David Bernabeu, Hugo Sabido, Vergílio Santos, Nozal, Cunego e Sinkwitz! Nada de mais, portanto…

Quanto a RTP nem sei o que dizer... A Inês Gonçalves é extremamente esforçada, MAS penso que deveria apenas fazer entrevistas... e as entrevistas de final da etapa deveriam ser feitas por alguém que sabe falar inglês e percebe de ciclismo (JP Mendonça ou pelo menos o Pedro Martins) e não pelo jornalista que as fez que estava completamente deslocado.
E o competentíssimo Alexandre Santos não estava presente... será uma perda enorme se ele não fizer a Volta, pois ainda para mais, tanto quanto sei, ele gosta imenso de Ciclismo.

Um abraço e boa volta!

José Nunes disse...

Nota: nem tinha lido bem a última frase!

Faço votos que não seja a sua última Volta a Portugal!

Para mim já é mau de mais não poder ler na imprensa o melhor jornalista de ciclismo que conheci! Vale-me vir aqui ler os seus comentários! Nem sempre tenho tempo para comentar, mas estou sempre aqui do lado de cá a ler o que escreve.

Tenho 30 anos e desde que me lembro de ver ciclismo (as minhas 1ª recordações mais fortes são a Volta de 93 e o Tour de 94), houve para mim na CS 2 pessoas importantíssimas que me ajudaram a perceber melhor o ciclismo: Marco Chagas e Manuel José Madeira.

Tenho dito.

Um abraço e um muito obrigado!

mzmadeira disse...

É a minha última Volta! Tudo tem um prazo de validade e o meu está a chegar ao fim. Talvez depois de morto se lembrem de mim, aliás, não há nada melhor para se ser 'figura benquista' do que... morrer!

Manuel José Madeira