sexta-feira, agosto 16, 2013

VOLTA A PORTUGAL / 2013


.
EM FALTA DE PROVA EM CONTRÁRIO,
O ATAQUE É A MELHOR DEFESA...

[ou como Carlos Pereira perdeu a Volta
numa etapa perfeitamente atípica]
.

Introito: As minhas condições de saúde não me permitiram, como eu previra, fazer uma análise dia-a-dia das Volta. Perante os Poucos, mas Bons incondicionáveis, que ainda me seguem, peço, humildemente, desculpa!
.

A principal equipa do Pelotão Nacional, a única com um leque de, pelo menos, três candidatos à vitória final, pode ter hoje hipotecado os seus objectivos, apenas e só porque o seu Director Desportivo revelou, para além de pouca coragem, também aquilo que o impedirá, sempre, de ser um Grande Director-desportivo!

A decisão da Volta NÃO TERIA - nunca, com um DD experiente - de ficar reduzida a UMA ETAPA! Onde tudo pode acontecer, longe vá o agouro, de um desfalecimento, uma queda... fosse do que fosse, incluindo... UMA ESTRATÉGIA MELHOR DESENHADA por um adversário!

No seu lugar, eu esta noite não dormiria descansado. Não pelo facto de, agora, ser obrigado a apostar todas as fichas num único Corredor.

Eu gosto do Rui Sousa. Convivi de perto com ele, é um excelente rapaz e já mostrou que... para fazer 'estragos' contem com ele. Vide a Volta do Ano Passado!

Estou a 300 km da corrida que vejo, nem sempre em directo - mas deixo a gravar - e desde cedo, e perdoem-me a 'heresia', se percebeu que o ambiente dentro da equipa da FullSport nunca foi, desde o primeiro dia, consensual!

Ainda hoje pudemos ver o desagrado do Filipe Cardoso, que ia na frente com outro companheiro, e que, ao olhar para trás constactou que o resto da equipa o atacava.
Desgraçadamente... com o Rui Sousa a assumir essa perseguição!

Espero que ele não leve isto a peito, e se sinta ofendido, mas em 1991, mesmo que 'dando' as primeiras pedaladas no 'pelotão' dos comentadores eu já escrevesse sobre tácticas quando ele, o Carlos Pereira, era apenas 'aguadeiro' numa Bom Petisco-Tavira que não tinha outro objectivo do que... MOSTRAR A CAMISOLA.

O DD era o João Marta - NUNCA MAIS NINGUÉM SE LEMBROU DELE -  e o 'manager' o José Marques.

------------------------

O que é que me separa - e se já aqui o afirmei, não irei retirá-lo: SIM, ACHO QUE SOU CAPAZ DE LIDERAR UMA EQUIPA DE CICLISMO! - do Carlos Pereira?

Percebo mais de Ciclismo, naquilo que interessa, em termos competitivos - deixemos de fora a actividade empresarial que, paralelamente, o ocupa - do que ele! E digo-o desassombradamente!

-------------------------

Pese embora a 'pobreza' do pelotão que está a correr esta Volta, no 'crono' para a Guarda o Rui Sousa não ficará entre os dez primeiros!
Ao permitir que, na primeira passagem pela Serra da Estrela, o seu mais directo rival tenha ganho confiança, porque não perdeu nem um segundo para ele... PERDEU A VOLTA!

Claro que assumo o que digo! Escrevo!

O Rui não é, nem de perto nem de longe, o David Blanco que ganhou, sozinho, a Volta do ano passado para a FullSport!

A Volta, em termos de FullSport, jogava-se hoje!
E o que deveria ter feito o seu DD?
 
Com Padilla, tão bom, ou melhor trepador que o Rui, a abdicar do apoio da sua equipa e a aguentar, sozinho, a 'táctica' de CP... ficou à vista de todos que amanhã... vai estar muito bem enquadrado. Deixou os seus companheiros descansarem, isto enquanto na FullSport.... se perseguiam uns aos outros, e não foi a primeira vez!
Sempre em atitude kamikaze! Uma vez, ainda perceberíamos... a partir da segunda....
O responsável é sempre o mesmo...

-------------------------------------

Porque é que a FullSport não fez o que deveria ter feito hoje? O quê?
Apostar as fichas todas no Hernâni Brôco - muito, muito melhor do que o Rui Sousa no crono -, arranjar-lhe uma 'guarda de Honra', com o Filipe Cardoso, claro, e mais dois companheiros, e deixar, definitivamente para trás o Padilla que deverá, no fim, agradecer a passadeira vermelha que lhe foi estendida!

Sozinho, iria o Pardilla, tentar seguir o Hernâni? Duvido!

Então porque é que o Director-desportivo da FullSport não percebeu isto?
Eu acho que ele percebeu, mas a emenda é pior que o soneto'...
Ele 'prometeu' a Volta ao Rui Sousa! À revelia do resto da equipa.
Viu-se na chegada a Viana do Castelo... Viu-se hoje.

Mas o Carlos Pereira é um DD medíocre! Só o facto de, ao contrário do que disse, mesmo que os OCS tenham disso feito parangonas, ter 'deixado a decisão do líder da equipa para a estrada'... E estes, os OCS pese embora por lá haja que, de facto, percebe de Ciclismo.... deixaram-se levar.

O Hernâni Broco podia, hoje, ter cavado uma diferença inultrapassável pelo Padilla.... ou deixado um 'conforto' considerável - depois de - se isso tivesse acontecido - o tivesse tido obrigado a responder, desgastando-o, para o Rui.

Nem uma coisa, nem outra.

E querem apostar que a equipa - hoje ausente - do Padilha, amanhã vai reduzir a cacos as pretenções do 'técnico' CP?

Pode até ser que o 'insuspeito'  José Barros até tire proveito disto!

Sem comentários: