sábado, agosto 17, 2013

VOLTA A PORTUGAL - 2013


A FALÁCIA DA "ETAPA DE CONSAGRAÇÃO"

[ou... Vamos lá ver como o prof. J Santos prova,
ou não, como continua a ser o 'mestre' do BLUFF]
.

Aqui há dias, no blog 'jornaldociclismo', do qual - já há muito tempo que tinha perdido a paciência para ler alarvosidades -, parece, ser ele o novo administrador, o prof . J. Santos atirou-se ao Joaquim Gomes dizendo da Organização desta edição da Volta aquilo que Mohamed não disse do toucinho!

Tudo, a propósito de, cito de memória, «haver uma etapa de consagração numa corrida de apenas 10 dias»!

Ninguém, e continuo a gastar os meus 'trocados' na compra diária dos três jornais 'desportivos', se referira antes, se referiu depois e nem hoje abordou a etapa de Viseu como... "Etapa de consagração". O que, e nisso estamos de acordo, não faria sentido nenhum. Não faz sentido nenhum!

Admitimo-la, por exemplo, nas Três Grandes isso porque se parte do princípio que, na véspera do fim, já tudo está resolvido! O que nem sempre aconteceu, é verdade, nomeadamente em relação a classificações secundárias! Numa prova com dez etapas apenas, tantas como a Volta à Suíça onde, por exemplo, foi mesmo na última que o NOSSO RUI COSTA chegou à vitória, não faz sentido que se 'queime' um dia para fazer cicloturismo!

Mas, se quando a derradeira etapa da Volta é um crono... porque é que ninguém 'tira feriado' ?... Quero dizer, muitos tiram-no, mas são aqueles que já não contam! Temos sempre a garantia de que, pelo menos, uma vintena a leva a sério! Mesmo que o 1.º lugar já esteja atribuído de véspera.

Sou CONTRA as "Etapas de Consagração"! São-nas todas porque a cada dia que passa alguém fez para merecer ser consagrado! E, se fosse Director-desportivo, nomeadamente da equipa do Corredor que sai para a última etapa de amarelo (ainda por cima com diferenças tão curtas... e não me refiro em relação ao segundo classificado, mas ao primeiro rival), sentir-me-ia diminuído na grandeza do feito alcançado se, depois - neste caso antes até!... - um colega de profissão contestasse essa mesta... 'mordomia'!

E, atenção! A Corrida, essa mesmo que para todos "vale" uma temporada; o esforço da Organização e, principalmente, o adepto simples e puro - que é o que sou neste momento - não gosta, nunca gosta de se sentir enganado!

A 75.ª Edição da Volta a Portugal... AINDA NÃO ACABOU e fiquei chocado, hoje, como tenho quase a certeza de que o ficarei também amanhã quando ler os Jornais, por os Profissionais da Comunicação Social, no caso, os da RTP mas, repito-o, TENHO A CERTEZA DE QUE AMANHÃO VOU VER O MESMO na Imprensa, terem dado como 'encerrada' a Volta!

Se não o conhecesse, como conheço, há mais de 20 anos, estaria AGORA A 'TORCER' para que o prof. J. Santos tivesse mantido, intactas, as SUAS CONVICÇÕES!

Mas tenho que fazer um aparte. Há alguém, e remeto-me aos mais antigos Jornalistas, que seja capaz de pôr a sua própria cabeça no cepo pelas... "convicções" do prof. J. Santos?....

Bem me parecia!

'Eterno' propulsor de uma associação de equipas que, na hora da verdade, ele mesmo se encarregou de inviabilizar...
'Eterno' rosto de uma efabulada candidatura à presidência da FPC.... que ele mesmo, e antes que fosse tarde de mais para isso, deixou cair. Não uma, não duas, não três... uma DUZIA de vezes!
'Eterna' voz contestatária que... por vontade própria, calou quando as coisas até pareciam poder ir um pouco mais além!

O prof. J. Santos, e trabalhou muito para isso, temos que o reconhecer, já merece o prémio do MAIOR 'BLUFF'  do Ciclismo Nacional nos últimos 25 anos!

Mas deixo-lhe um DESAFIO:

Prof., e nisso estamos de acordo, NÃO DEIXE QUE A VOLTA SÓ TENHA NOVE DIAS DE CORRIDA!

Ponha a sua equipa na frente e estilhace todo o pelotão! Que interessa os outros?
AS NOSSAS CONVICÇÕES SÃO PARA IR ATÉ AO FIM...

Faça 'implodir' a Corrida, MOSTRE que não é um Bluff, o maior, no nosso Ciclismo desde... há décadas.

Tem outra opção. CALE-SE!

Sem comentários: