domingo, agosto 18, 2013

VOLTA A PORTUGAL / 2013

.

AINDA SOBRE O AZEDUME DO PROF. J. SANTOS
EM RELAÇÃO ÀS... "ETAPAS DE CONSAGRAÇÃO"
.

Embora já não seja como o foi, ainda consigo 'descobrir' fragmentos de memórias de um passado não tão distante assim...

Neste 'caso' concreto das.. «etapas de consagração», coisa que qualquer DD pode, se OS TIVER para isso, contrariar e, simplesmente MANDAR A SUA EQUIPA ENDURECER A CORRIDA, meter três ou quatro homens numa fuga e não se ficar por correr na roda, mas a puxar, mas puxar a sério, o prof. J. Santos tem sempre a possibilidade de passar aos 'finalmentes' ao invés de, como sempre, desde que o conheço, falar, falar, falar.... e depois se ficar pelos 'entretantos'!

Nem Associação de Equipas, nem Presidência da FPC... nada! Como disse, fala, fala, fala...

Mas neste... 'entretanto', entre a Etapa anterior e esta, não é que me lembrei de uma situação concreta que deve chegar, como exemplo, para calar aquele que, ao contrário do que, de quando em vez, aparece a proclamar ter mais de 30 anos de experiência.... tchi, tchiii, tchiiiii.... não será, como diz a anedota... um ano de experiência REPETIDO 30 VEZES? Olhe que parece, olhe que parece...

Peço desculpa (não ao prof., mas aos que ainda me lêem) mas já não consigo concretizar.
De qualquer forma, bastar-me-ia ir ali a uma das prateleiras da minha biblioteca procurar um dos livros que tenho - comprado! que pouca coisa me foi oferecida na desgraçada da minha Vida! - e escrever aqui direitinho...

Não é preciso! Sei que foi num dos anos em que o Orlando Rodrigues venceu a Volta e a última Etapa saíu das Caldas da Raínha para terminar em Lisboa. Como vêem não será difícil de descobrir o ano.

Nesses velhos tempos a Comunicação Social, à altura ainda a Volta era seguida por alguns dos maiores nomes da Rádio e da Imprensa Nacional e eu era o 'novato' - mas, como o Director do meu Jornal, na altura, também ele fizera diversas Voltas, e como não fui eu quem pediu para ir para o Ciclismo, quero acreditar que fui escolhido porque me foi reconhecida capacidade suficiente para dar conta da tarefa, tanto que, de 1991 a 1999 o Jornal [A CAPITAL] não teve necessidade de me substituir, e que, depois, de 2000 a 2005 O JORNAL, do Ciclismo ou de qualquer outra modalidade, A BOLA, me manteve como cabeça de equipa...

... desculpem, mais do que isto e já estaria a ultrapassar a linha do aceitável e a entrar numa 'auto-promoção', o que nunca fiz, não faço nem farei!

Perdoem-me este... 'despiste'!

----------

Voltemos então ao que interessa...

Escrevia eu, ainda em resposta, mesmo que indirecta, ao prof. J. Santos - que ABOMINA, e disso deu conta no seu blog - as Etapas de Consagração; que já teve a oportunidade de despejar todo o fel sobre a actual Direcção da Volta a Portugal, quase levando às lágrimas os mais sensíveis ao compará-la com a do JN, na pessoa do falecido Serafim Ferreira (que descanse em paz), que na Volta de 1994 ou 1995, na última etapa, corrida entre as Caldas e Lisboa... quando os carros da Comunicação Social ainda integravam a Caravana da Volta e eu ia lá... quando o francês Armand de las Cuevas e um outro Corredor do qual já não me lembro o nome - Armand de las Cuevas (Banesto) havia ganho o Grande Prémio A CAPITAL meses antes, daí eu o recordar - ensaiaram uma fuga ao pelotão, foram de imediato perseguidos, alcançados e... [eu ainda hoje sinto vergonha  porque vi, foi à minha frente!] 'bombardeados' com dezenas de bidons, cheios, que doem, por uma dúzia, dúzia e meia - os que primeiro chegaram junto aos dois - de 'andadores de bicicleta' na altura travestidos de Corredores e mais do que um da, então RECER-BOAVISTA do agora INDIGNADO prof. J. Santos, ao ponto de aqueles PROFISSIONAIS terem parado na berma da estrada e esperado pelos seus Carros de Apoio onde entraram, desistindo de prosseguir a Corrida!

Poucos instantes depois, EU VI, EU ESTAVA LÁ... o Carro do Director da Organização, o falecido Serafim Ferreira, se chegar á frente e, de garrafa de 'espumoso' e um bom lote de copos (que na altura ainda não eram de plástico) 'oferecer' de beber aos CONVIDADOS que, como os mais velhos se recordarão, seguiam na frente do pelotão, misturados com os Jornalistas!

Qual foi então a reacção do DD da RECER-BOAVISTA? Aliás, pelo menos dois dos corredores da sua equipa estavam no 'pelotão de fuzilamento', e muito divertidos a atirar bidons aos dois franceses. Sim sei o nome deles!

--------------

Prof. ponha os seus corredores a 'bater' a Corrida! Não está (agora) de acordo com as etapas de consagração, mudou de ideias, está no seu direito... Mas MOSTRE A TODA A GENTE QUE NÃO ESTÁ DE ACORDO, não se limite a escrever baboseiras num blog que ninguém lê!

Destroça a etapa... O QUE É QUE TEM A PERDER?

Se amanhã nada acontecer, por parte do Boavista, perco, de vez, o pouco de consideração que já me merecia.

2 comentários:

TB disse...

vai ser mais uma etapa de cicloturismo aliás fica a impressão que ninguém esteve muito para se chatear nesta volta o amadorismo no nosso ciclismo é cada vez maior, como se viu na etapa que terminou na Torre o Rui Sousa é um rapaz esforçado mais não teve pernas (nem a sua equipa de pseudo-vedetas do ciclismo nacional)para se distanciar de 2 galegos esforçados que só tiveram de aguentar na Torre para pulverizar no crono.
Agora lembrei-me do José Azevedo quando veio para o Benfica em final de carreira, em que antes de começar a volta já lhe estava atribuida a vitória e depois foi o que se viu....seria o Benfica a sua pré-reforma?

mzmadeira disse...

A última etapa de uma corrida com mais de dez dias, não sendo ela um contra-relógio, será sempre uma etapa de... consagração!
Não, não estou a contradizer-me e volto a afirmar que (e penso que o prof. J. Santos afina pelo mesmo diapasão) não gosto de etapas de consagração e só as vejo nas Três Grandes (Tour, Giro e Vuelta, mais no Tour) onde, de facto, aquilo parece uma prova de cicloturismo, só 'animando' mesmo nas últimas voltas do Circuito dos Campos Elíseos, porque há muita gente que quer ganhar em Paris. Mas...
... não tenho o mínimo problema em reconhecer que me engano de vez em quando!
Sinceramente, acho que nada há a apontar em relação ao profissionalismo de TODOS os Corredores no dia de hoje, em Viseu! Houve mesmo uma fuga que obrigou o pelotão a trabalhar.
Mesmo com (quase) tudo resolvido, a minha vénia para os Corredores que souberam ser profissionais. Mesmo ganhando menos de metade do ordenado que consta dos seus concretos e isto acontece com o CONHECIMENTO da FP Ciclismo, da sua associação de Classe.

A questão do José Azevedo está totalmente desenquadrada deste tema!