sábado, agosto 10, 2013

VOLTA A PORTUGAL / 2013

.
2.ª ETAPA

.

Declaração de interesse - Sou um mero adepto que, e só como tal, segue mais uma Edição da Volta a Portugal em Bicicleta! O que aqui escrevo - uma vez que esta é mesmo a ÚLTIMA Volta a Portugal a que assisto - é apenas aquilo que vejo na televisão; contudo, durante 15 anos eu andei lá dentro, não só da Volta, mas de todo o Ciclismo Nacional e isso ninguém mo sonega mesmo que, à velha maneira do ditador Joseff Stallin, líder de uma URSS então ainda longe do estertor final, tenha havido quem não resistiu a 'apagar a minha imagem da foto'.
Vocês sabem do que estou a falar, como um dia disse o 'palmelão' Octávio Machado...

Dito isto...

Como, ainda esta semana, o meu Camarada Fernando Guerra escreveu, «que não iria tão longe como o Grande José Neves de Sousa...» [com quem, eu, tive o privilégio de partilhar a Sala de Imprensa da Volta ainda alguns anos]... e que um dia, desassombradamente, e durante um debate televisivo, do qual eu me lembro perfeitamente, à pergunta de quem acharia ele poder ser o Seleccionador Nacional de futebol, respondeu: «Eu!». O Fernando escreveu que, por metade do ordenado se sente capaz de fazer, pelo menos, igual ao que Jorge Jesus tem vindo a fazer no Benfica!

Também eu não me ficaria por menos se alguém me perguntasse se era capaz de dirigir uma equipa de Ciclismo!

Eu digo: «Era sim senhor!» E assumo a 'soberba' de acrescentar: «Melhor do que metade dos DD's que estão na Volta»!
Assumo o que digo! Como sempre o fiz! Far-me-ão a justiça de o reconhecer!

É que a Etapa de hoje ofereceu-nos diversos exemplos de - ainda que se achassem no direito de recorrer ao 'bluff' (que também faz parte) - DD's mal preparados para gerirem uma Corrida e, simples, como o são, o deixam transparecer em declarações ridículas quando - ainda que sob tensão, porque abordados em plena corrida e sem tempo para 'construírem' uma resposta, pelo menos, 'politicamente correcta'... - se espalham ao comprido!

O dia de ontem foi demasiado mau e, estou em crer que isso se reflectiu em algumas decisões tomadas hoje! De consciência pesada [a jornada de ontem foi vergonhosa para quem numa época não tem mais do que uma dúzia de corridas para mostrar resultados aos seus patrocinadores e NÃO FAZ NADA! E foram TODOS!], sem conseguirem disfarçar o nervosismo... hoje VOLTARAM A ESPALHAR-SE! Quase todos...

O Tavira - se quiserem publicidade aqui, peçam-me o NIB - não apareceu! O Louletano seguiu-lhe o exemplo, tal como o Valongo e o Paredes! O Boavista, tal como havia feito na véspera, parece-me ter como plano queimar um homem por dia, mas não tem influência na Corrida. Sobra a FullRacing.

A única fuga do dia, digna de registo, aconteceu ao 14.º km dos 188 a cumprir e, entre os dez elementos que a compunham, ia apenas um português, nada mais, nada menos que o Campeão Nacional de Fundo em título, o jovem Joni Brandão. E um outro representante de uma equipa Nacional, no caso... o Boavista!

O 'truque' de meter um corredor na fuga do dia para, com isso, justificar o «não trabalho» do resto da equipa, é um filme gasto de tanto ter sido repetido. Uma esperteza saloia e, quem melhor do que José Santos para a exibir?

Mas depois há os outros...

A dada altura da corrida as felizes imagens da RTP - num 'golpe de rins' conseguiu em dois dias voltar a ser aquilo a que já nos habituara, depois de um início tremido -, recomeço, a dada altura da corrida as felizes imagens da RTP mostraram 'Urbi et Orbi' o anterior Camisola Amarela a, literalmente, ir se equipa em equipa a pedir para que alguém ajudasse de forma a que a fuga, que ia então nos 9 minutos, fosse... atacada! Resultado? Ninguém se disponibilizou e foram mesmo os jovens holandeses a ter que assumir a perseguição!

Tenho que encurtar caminho...

Queixou-se o José Barros (Valongo) que os outros [portugueses] não faziam nada para encurtar distâncias...
Respondeu, 'curto e grosso' Vidal Fitas (Tavira) que «quem tem pretenções a ganhar a Volta tem que trabalhar para isso...»
FullRacing e Boavista tinham homens na frente; o Paredes perdia o seu 'sprinter', Samuel Caldeira - que para esta etapa não contava para nada, mas que sustentava a 'desmotivação' da equipa... enfim, foi tenaz e 'ferozmente' assumida a luta por...  QUEM MENOS TERIA QUE TRABALHAR!
Bem à portuguesa!

Mas ainda havia surpresas  - nada do que ficou para trás o foi - guardadas para o fim.

Os nove minutos, depois oito, depois, muito rapidamente, quando o Valongo se juntou aos holandeses na perseguição, os dez fugitivos não só deixaram de ser um bloco de dez, mas dois à frente, um logo atrás, mais alguns ainda mais atrás.... como ficaram à vista do grande pelotão!
Curvas, contracurvas, asfalto, empedrado... a meios dos 3 mil metros de subida ao Santuário de Santa Luzia, na frente já só iam dois corredores. Joni Brandão (FullRacing) e um italiano da Flamínia.

E quem é que 'puxara' - apesar do aterrador desentendimento, que não augura nada de bom para o futuro - de forma a reduzir a menos de 100 metros a fuga, agora já só daqueles dois corredores? A FullRacing!

Certo que nas corridas com a categoria da Volta a Portugal - que baixou de nível a pedido da Organização - não é permitida a utilização de comunicações via-rádio entre o DD e os Corredores. Mas TODOS OS CARROS levam monitores com imagem e som da RTP!

Porque é que, quando Joni Brandão deixou para trás o corredor da Flamínia e, aparentemente, se o pelotão - já encabeçado por Rui Sousa - baixasse ligeiramente o ritmo tinha todas as possibilidades de ganhar a etapa para a EQUIPA, o Rui, que sabia perfeitamente o que... estava a ver, não abrandou e, antes pelo contrário, se 'esfolou' para descolar dos seus perseguidores?

Com um Companheiro de equipa à sua frente e, nada nem ninguém o poderá contrariar, estava em perfeitas condições de ganhar a etapa. Mesmo de vestir a Camisola Amarela!
 
Pior ainda, o Rui Sousa acabou por 'cortar' o grupo, mas levou na sua roda o o Daniel Petrov [e não Danail, que é o seu irmão mais velho e que também correu em Portugal] que, em quatro pedaladas deixou o Rui 'pregado' e apanhou o ainda, na altura, cabeça de corrida, Joni Brandão...

Estamos a falar de uma Volta a Portugal e, foi o próprio Rui Sousa quem, nas declarações após a etapa disse que, depois dos seus anteriores triunfos na Torre e na Senhora da Graça, esta foi uma vitória especial porque foi em Viana. Cabeça de distrito - nem é a sua terra - da aldeola em que nasceu!

Mas aconteceram outras coisas ainda mais estranhas do que o Chefe-de-Fila de uma equipa atacar para impedir a vitória de... um colega de Equipa!

O Carlos Pereira é o DONO da FullRacing! Se fosse eu o dono, o Carlos Pereira amanhã [já é hoje] estava de volta a casa. Despedido!
Assumo, como sempre, aquilo que escrevo.

'Roubar' a um jovem Corredor, a possibilidade de vencer a etapa e, quiçá, vestir a Camisola Amarela, 'só' para satisfazer um outro, ainda que tremendo, espectacular, merecedor, não serei eu a dizer que não, de predilecção... é MÁ POLÍTICA!

O Joni foi genuíno nas suas declarações no final da tirada, espero que não venha a sofrer quaisquer tipos de consequências.

Estou quase a acabar....

Tenho que voltar àqueles últimos 100 metros da etapa!
O Joni Brandão fica confuso, dispara o 'fusível' ao ver que está a ser, encarniçadamente, perseguido pelo seu próprio Chefe-de-fila.
'Deixa de ver'.
Ao fim de 164 km de fuga sente-se traído, a cabeça não funciona.... não repara que a estrada a percorrer é pela direita e não pela esquerda...

Falta dizer que, neste meio tempo Daniel Petrov (Caja Rural) TINHA DEIXADO PREGADO À ESTRADA O RUI SOUSA! Que apanhara o Joni Brandão. Que vinha mais, muito mais forte e que a vitória na etapa não lhe fugiria...

Que, como ELE SABIA, aquela curva, ali, era para a direita e que teria que ser por fora que tinha de ultrapassar o Joni!

Mas este, quero eu acreditar, no limite de esforço, confundido com o facto (ele olhou para trás instantes antes, o que também ajuda a perceber a momentânea perda de noção do local em que estava) de ver o seu Chefe-de-fila a persegui-lo... perdeu a trajectória mau grado se ter 'enfiado' pelo meio do público...
... 'levando', colado ao seu braço esquerdo o Daniel Petrov!

Depois ainda caiu e, com a sua queda levou Petrov ao chão também!

E, de um irrecuperável atraso para o búlgaro... Rui Sousa aparece na frente e ganha a etapa!

[Hony soit qui mal y pense]

Sem comentários: