segunda-feira, julho 06, 2009

II - Etapa 477

II VOLTA A PORTUGAL, EM CADETES

João Pinto (Silva&Vinha-ADRAP) conquistou a segunda edição da Volta a Portugal de Cadetes, após vitória na última etapa com termo em Alcobaça. A corrida acabou dominada pela sua equipa que, além de vencer colectivamente, conquistou as restantes classificações secundárias.


Com um final imprevisível e selectivo, a II Volta a Portugal de Cadetes acabou decidida na última subida da prova consagrando o mais forte ciclista do pelotão, o vice-campeão nacional João Pinto (Silva&Vinha-ADRAP) na conquista da "maior vitória da carreira".

A competição de três dias - destinada a corredores com idade de 15 e 16 anos - foi fortemente condicionada na última jornada pela ofensiva da formação de Penafiel, depois de ultrapassado o terreno plano da Marinha Grande até São Martinho do Porto, a caminho de Alcobaça.


No início das dificuldades da subida a Carrascas (2.ª categoria), a 10 quilómetros do risco final, a fuga dianteira que havia dominado a primeira metade da jornada cedeu ao agrupamento dos favoritos que seccionaram o grupo a 14 corredores.

Antonio Barbio (ACD Milharado) passou na dianteira liderando o grupo, mas já com uma primeira selecção de valores efectuada, o camisola amarela José Gonçalves, líder dos primeiros dias de prova, foi alvo de novos ataques, desta feita fatais às suas aspirações, já nos últimos três mil metros.

Luís Gomes (Silva&Vinha-ADRAP) lançou a arrancada determinante, a que João Leal (CC JM Nicolau) deu resposta, permitindo o rápido contra-ataque de João Pinto e o consequente avanço dos três corredores aos demais concorrentes.

Com a meta à vista e concluído um trabalho colectivo assinalável, João Pinto sprintou para a vitória de etapa, diante do seu colega de equipa Luis Gomes e de João Leal. O camisola amarela cortou o risco na 13.ª posição cedendo 15 preciosos segundos na despedida, no cair do pano, da liderança, uma semana após a vitória no campeonato nacional.

Nas restantes classificações, João Pinto conquistou ainda a geral do prémio da montanha, cabendo a Luís Gomes, a vitória na classificação por pontos.


Gonçalo Amado, igualmente da Silva&Vinha-ADRAP foi o vencedor da juventude, tendo a sua equipa vencido a classificação colectiva.

"Estamos de parabéns. A vitória na Volta a Portugal de Cadetes foi a mais importante da época e, além da vitória individual também ganhamos as restantes classificações. Há quem diga até que este triunfo foi uma vingança pelo sucedido no campeonato nacional [foi segundo classificado]. É o triunfo mais importante da minha carreira", disse, no final, João Pinto, vencedor da II Volta a Portugal de Cadetes

CLASSIFICAÇÃO FINAL
1.º, João Pinto (Silva&Vinha-ADRAP), 4:36.31 horas
2.º, Luís Gomes (Silva&Vinha-ADRAP), a 1 s
3.º, João Leal (CC JM Nicolau), m.t.
4.º, Fábio Ventura (CC Loulé), a 7 s
5.º, Gonçalo Amado (Silva&Vinha-ADRAP), a 12 s
6.º, Vítor Teixeira (Neves-Vauner-Ramalde), a 14 s
7.º, José Gonçalves (CC Barcelos-AFF Electrodomésticos), a 15 s
8.º, Vítor Sousa (SM Feira-E. Leclerc-Moreira Congelados), a 16 s
9.º, Adelino Pires (Crédito Agrícola-Alcobaça CC), m.t.
10.º, Tiago Silva (PatoCycles-Jaba-Arca de Noé), a 29 s


(Texto e foto facilitados pela Organização)
.
NOTA: Ontem [Sábado] não deixei aqui nenhuma informação sobre a Corrida apenas orque... ela não me chegou!!!

Sem comentários: