domingo, julho 26, 2009

II - Etapa 489

DOWNHILL URBANO DE GAIA
Emanuel Pombo defende liderança (*)


O Troféu DHX Vodafone 2009 prossegue com a realização da segunda edição do Downhill Urbano de Gaia, hoje, dia 26 de Julho, que levará os melhores especialistas da modalidade até às íngremes ruas da zona histórica daquela cidade, com festa prometida para a Beira Rio.

Trata-se de uma organização da geapro que recebeu uma vez mais o apoio entusiasta da Gaianima E.M. e do Município de Vila Nova de Gaia, naquela que promete ser uma grande festa popular com o magnífico cenário do rio Douro como fundo.

Depois do agrado que a pista de Gaia conseguiu junto dos participantes, optou-se por manter um traçado que ronda os 800 metros de extensão e tem o seu início no Jardim do Morro, numa espécie de pelourinho central de onde os atletas largarão em busca do melhor tempo.


Atravessando a Rua Rocha Leão, os pilotos saltam para a Calçada da Serra, onde o declive se começa a acentuar, virando num gancho à esquerda para a Rua do Pilar, onde estará montada uma zona espectáculo.
Segue-se uma apertada viragem à direita para as Escadas do Pedrosa, zona altamente espectacular, que antecede a travessia da Rua General Torres para uma zona estreita e também bastante íngreme, que levará os pilotos a mais uma zona de escadarias que dá acesso à Travessa Cândido dos Reis, virando depois à direita para a Rua Cândido dos Reis,
com a meta instalada a escassos metros da Avenida Diogo Leite, junto ao largo da Sandeman.

Está prevista a participação de cerca de 100 pilotos, divididos pelas categorias de federados e promoção, sendo que a primeira engloba ainda as classes de elites, femininos, cadetes, juniores, veteranos A e B.



Em termos desportivos, será interessante verificar se Emanuel Pombo, que ainda no passado fim-de-semana revalidou o seu título de campeão nacional da especialidade, manterá a sua senda de triunfos nesta competição, depois de se ter imposto nas provas do Turcifal, Guarda e Góis, apenas não tendo conseguido ser primeiro na Covilhã.

Pombo terá certamente a forte concorrência de Paulo Domingues, vencedor da jornada covilhanense, e de Francisco Pardal, o campeão nacional júnior que tem conseguido excelentes tempos à geral e já chegou a comandar a presente edição do Troféu DHX Vodafone.

Os treinos têm lugar a partir das 9.00 horas de domingo e decorrerão até à hora de almoço.


A primeira descida de prova está agendada para as 14.30 horas e a segunda para as 17.00 horas, contando para efeitos de classificação a mais rápida das duas descidas.

Por tudo isto, o fim-de-semana de 14 e 15 de Junho promete um grande espectáculo, muita animação e grande adrenalina pelas ruas da Beira Rio de Gaia.

Classificação actual do Troféu DHX Vodafone 2009

1.º, Emanuel Pombo (Liberty Seguros-Run & Bike-Spe), 545 pontos
2.º, Paulo Domingues, 404
3.º, Francisco Pardal (Team Mondraker), 379
4.º, Daniel Pombo (Liberty Seguros-Run & Bike-Spe), 220
5.º, Luís Gonçalves, 199
6.º, Joel Ferreira (InfoBTT.com-NoTubes-ND), 191
7.º, Alex Bond, 160
8.º, João Rodrigues, 152
9.º, Cláudio Loureiro (Team Bike Zone-Scott-ADA), 140
10.º, Paulo Pinto (Art’Bike), 130

(*) - Texto e foto facultados pela Vivex/FP

1 comentário:

FRINXAS disse...

Sei que não tem nada a ver com este post, mas deixo aqui o seguinte...

Chama-se Pedro Alves e o amigo,Simões.

Tem como objectivo participar no Paris-Brest-Paris de 2001.

Saiu ontem, sabado 25 julho, de Viana e está a pedalar até Sagres. A esta hora estará por Setúbal!

700kms!!!!!!!!!

Parabens Pedro

adinâmicadopedal.blogspot.com

Vejo-a como uma outra vertente do ciclismo!