
Vejam aqui.
[Acordo Ortográfico] # SOU FRONTALMENTE CONTRA! (como dizia uma das mais emblemáticas actrizes portuguesas, já com 73 anos, "quem não sabe escrever Português... aprenda!») PORTUGUÊS DE PORTUGAL! NÃO ESCREVEREI, NUNCA, NUNCA, DE OUTRA FORMA!
Quarta-feira, 19 Agosto, às 21.40 horas - Sport TV 2
Quinta-feira, 20 Agosto, às 15.30 horas - Sport TV 2
Sexta-feira, 21 Agosto, às 23.30 horas - Sport TV 2
No programa desta semana:
71.ª Volta a Portugal - Nuno Ribeiro é o mais recente herói nacional, na Volta provou ser o mais forte mesmo se a partida estava fora do lote de favoritos.
Neste Magazine TV Ciclismo vamos oferecer o equipamento do vencedor da Volta a Portugal!
Adeus Andrade! Olá Benta - Joaquim Andrade despediu-se do ciclismo no dia em que comemorou 40 anos e completou a 21 Volta a Portugal.
O “novato” João Benta estreou-se na grande competição com 22 anos.
Grande Prémio de Mortágua - Hugo Sancho foi o mais forte no sobe e desce de Mortágua e ganhou em “casa”.
Neste magazine vamos ver os principais acontecimentos da prova organizada pelo Velo Clube do Centro.
Obrigado Paulos, Sousa e Couto, que me fizeram chegar a informação
Quase quatro dezenas de vitórias no palmarés;
Uma vez mais - já houve anos em que foi um pouco chocha - a Senhora da Graça não desiludiu. Os portugueses voltaram a dar cartas. Acho que não vale a pena insistir na tecla que, com adversários desdes... mais não fazem que a sua obrigação.
Gostei, não sou tão cínico assim para o esconder, que o vencedor fosse o João Cabreira, provavelmente o mais mal-amado Corredor do nosso pelotão. Não pelo Povo e isso é que conta. Adivinho quem vá ter dificuldades em jantar, depois dos sapos engolidos.
POSITIVO: A atitude do CC Loulé-Louletano-AquaShow. O enormíssimo espírito de sacrifício do Pedro Lopes.
NEGATIVO: O tom a soar a falso das explicações da Liberty. Os seus homens para ganharem a Volta falharam no primeiro teste. É verdade que ainda faltam outros... mas não nos impijam que o Nuno - que até merecia que o fosse - é o coelho que tinham na cartola. Sem beliscar a vitória do João, quem viu a etapa percebeu que houve entendimento. Tú ganhas a etapa, eu visto a amarela... Falha-me aqui uma ordem soprada ao pinganilho, tipo... "Avança Nuno, tudo o que conquistares será pouco..."
Para bom entendedor...
(Como todos entenderão, sendo que vou seguir atentamente mais uma edição da Volta a Portugal, todas as tardes deixarei aqui um pequeno - muito pequeno - apontamento relativamente à etapa do dia.)
VOLTA EM PORTUGUÊS
Numa jornada típica, para os seus parâmetros, registe-se o facto de, apesar das mudanças registadas, tanto o vencedor da etapa, como o novo líder continuar a ser português.
POSITIVO: A forma exemplar como a Liberty Seguros, nem foi no aspecto de agarrar a corrida, foi mais no timming em que o fez - enorme sangue-frio do Américo Silva - trabalhou para a vitória do Manuel Cardoso.
NEGATIVO: O técnico da LPR. Será, não sei, a primeira vez que está em Portugal, mas cometeu dois erros. Primeiro... ninguém pega, sem qualquer ajuda, numa corrida a 60 km da chegada; segundo, substimou (ou, o que é mais provável, não conhece, de todo, as nossas equipas) as formações da casa.
E VÃO DEZ
Vitória no Prólogo, no regresso do prólogo da Volta à Avenida da Liberdade, e primeira camisola amarela desta edição da Volta para o Cândido Barbosa.
Não podia ter corrido melhor à Organização. Triunfo de um português mas... não de um qualquer - com todo o respeito que devo a todos os outros -, triunfo do Ciclista do Povo. Ciclismo é festa do Povo, para o Povo...
Destaco apenas que foi a 10.ª vitória do Cândido, esta temporada. Os ares do Sul parece que lhe estão a fazer bem.
POSITIVO - A excelente corrida feita pelo jovem Filipe Cardoso, da Liberty Seguros...
NEGATIVO - A forte e bem vinda aposta desta seguradora no Ciclismo, que consegue organizar-se de forma a ser a única equipa que, como é habitual, vai ter todos os dias uma claque de apoio aos seus Corredores. Desnecesária foi a sua manifestação exactaente no momento em que o Cândido - que tanto deu à equipa enquanto lá esteve - falava para a televisão. Soou-me a revanchismo.
Nota: Em relação à Etapa 495. Escrevi que o Joaquim Andrade é o único Corredor deste pelotão que já lá andava quando em 1991 eu me estreei. Não é verdade. O Joaquim Sampaio, então na estreia da Tensai-Mundial Confiança, dirigida por Marco Chagas, também fez a Volta desse ano. E o Carlos Pinho, que defendia as cores da Sicasal-Acral também já corria, não me recordo é se fez a Volta...