terça-feira, agosto 04, 2009

II - Etapa 494

E AÍ ESTÁ A VOLTA A PORTUGAL!...


1. Arranca hoje, em Lisboa, o que se aplaude. Ninguém - até agora e que eu tenha lido ou ouvido - foi capaz de ressalvar o quão difícil é termos a Volta na capital e nem sequer tem a ver com a vontade das pessoas.

Ouço e, mesmo aqui, sozinho, tento esconder o sorriso - ainda que benevolente - que a ignorância demonstrada espolataria.

Aliás, hoje li - no Record - e cito de memória: 'O Tour termina todos os anos nos Campos Elíseos, em Paris; a Vuelta na Castellana, em Madrid e o Giro em Roma (!!!)...'

O Giro terminou este ano em Roma, porque comemorava o seu centenário. O final da prova é - e as excepções são raríssimas - em Milão!!!

A Volta a Portugal não pode terminar da mesma forma, com 10 ou 12 voltas - o que daria menos de uma hora, é verdade - na Avenida da Liberdade. Por muito que isto nos custe a todos. As razões? Procurem saber...

2. A Volta foi hoje apresentada no inenarrável 'Há Volta'.
Não tem paralelo em mais nenhuma prova, nem naquelas mais abaixo no ranking.

No Ciclismo só há lugar para uma faixa de Artistas - que escrevo com caixa alta e sem aspas -, os Corredores. Não misturem as coisas.
Sabemos todos que vamos ter mais do mesmo nos próximos dias.

Eu percebo que para 'convencer' as autarquias a pagar se lhes ofereça espaço de antena. Não há autarca que resista... mesmo que depois leve quatro ou cinco anos a pagar. Mas a Organização não pode abrir mão disto.

Felizmente - a 'culpa' não é da RTP - a televisão consegue, graças à alternativa a que só os assinantes da tv-cabo têm acesso com a RTPn, escapar aos ridículos 'play-back' e 'concursos' e 'entrevistas' que, só por si, desmotivariam o mais empedernido adepto do Ciclismo a esperar pelas imagens daquilo que quer ver... Ciclismo.

3. Tenho-me mantido calado em relação à Volta por diversos motivos e a maior parte deles, vocês, que fazem o favor de vir aqui ler o que escrevo, nem sequer interessa por aí além...

Estou - mas isso vocês sabem-no - um pouco condicionado no que a novidades, notícias ou até mesmo comentários diz respeito.
Não resisto, porém, a aqui sublinhar o que li hoje, em relação a uma das equipas convidadas. Não tenho os jornais debaixo do braço, por isso cito de memória... 'Equipa com alguns corredores a quem é dada uma segunda oportunidade depois de terem cumprido castigo...'
Pois!...

A mesma pena que 'rasgou' de alto abaixo o melhor e mais consistente projecto no Ciclismo português.
Mas adiante...

Gosto, como aliás tenho gostado quase sempre, do traçado escolhido pelo Joaquim Gomes. Tenho pena é que pouca gente - ou nenhuma - se tenha aventurado a mostrar-nos a Volta sob esse prisma. Pelo contrário - e já não sou editor da secção - em relação aos 'lançamentos' da corrida eu dispensaria o trabalho do jornalista. Aproveitava o do ano anterior, mudava os nomes que houvesse a mudar e... estava escrito.
Falta - e temo que voltemos a ter - criatividade. Ideias.

Mesmo O Jogo, o único que se destacou nesta arrancada, conseguiu honras de ser citado graças a uma cacha descabida, pelo menos nesta altura...
O Cândido Barbosa vai ser eleito deputado municipal em Paredes nas listas do PSD.
'Herói do Povo', como há anos vem a ser etiquetado - e é a mais pura das verdades - mesmo que a corrida se resuma ao norte do País... esta conotação directa e concreta com uma côr politica e a practicamente certa eleição será que abona em algum aspecto em favor do 'Herói' de todos?

Era mesmo só já o que faltava, começar a misturar o Ciclismo com a política.

Espero que quem tenha visto, ou gravado para ver mais tarde, a apresentação desta tarde atente na execrável intervenção da 'artista' Maria José Valério que já tem idade para se portar com juízo.

É convidada para um evento que leva a chancela da UVP-FPC, cujo presidente nunca escondeu, antes pelo contrário - eu sempre admirei quem se bate pelas suas convicções - as suas conotações com o PCP numa festa paga pela CM Lisboa cujo presidente é do PS e é benfiquista e, mesmo fora do seu espaço de actuação foi quase impossível calar, alternando o 'de esquerda, nunca!' com o 'viva o Sporting'...
Descontemos a sua proveta idade... mas que não soube estar, não soube.

4. Esta Volta a Portugal - equipas nacionais à parte, como é evidente - tem o mais fraco pelotão dos últimos anos; pouco faltou para recorrerem às equipas japonesas que vêm ao Troféu Joaquim Agostinho.

E que dizer das 'desistências' de última hora?
Desistiram porquê?
Pode ser que ainda no-lo expliquem. Falo (escrevo) como mero adepto...

14 equipas, pouco mais de 120 corredores e nomes sonantes... atiram-nos com o Petacchi, como Cunego, com o Cioni... [ai!!!! as segundas oportunidades.... já lá vou, já lá vou...]

E depois a mesma lista de favoritos que vem a ser publicada - amputada dos nomes que deixam de aparecer - desde há quatro ou cinco anos.

Amanhã ainda haverá apresentação da Volta nos jornais, mesmo por isso me sinto mais à vontade para, agora, aqui, deixar a minha opinião...
Mas confesso também uma coisa:
INFELIZMENTE, porque num País de pacóvios e moços de recados, aos quais, sazonalmente se juntam 'para-quedistas' (os culpados não são eles), eu não posso justificar em que bases escolho o MEU candidato...

Seria, de todo, politicamente (mas não tem nada a ver com política!.... Confusos? Quanto mais melhor para mim!) incorrecto.

5. Já disse que gosto, como tradicionalmente venho a gostar, dos traçados desde que é o Joaquim Gomes a desenhá-los.
Não são tão desproporcionados assim conforme algumas vozes no-lo querem 'vender'.
Esta Volta a Portugal, como as dos últimos anos e salvaguardando as devidas proporções - mais do que isso, o terreno que temos onde a desenhar - nada fica a dever a um Dauphiné Liberé ou a um Paris-Nice.

Pena a data em que Volta se realiza. Mas, por outro lado, ainda bem!
Assim a Volta ao Algarve pode, com um pouquinho, só um pouquinho mais de esforço, cimentar-se como a principal corrida portuguesa a nível internacional.

Aliás, já li que tudo pelo que o Doutor Artur Lopes lutou no início do seu primeiro mandato, e que levou - ou fez regressar, por que tinha sido internacional uma vez - a que a Volta a Portugal entrasse, de vez, no calendário da UCI, parece agora, neste seu último ciclo como presidente da UVP-FPC... descartável.

E a última coisa que li, não deixa de ter o seu quê de humilhante.
É que, aparentemente, num futuro próximo - já para o ano? - possamos regressar a um modelo que o principal, pelo menos em termos de opinião expressa publicamente, opositor ao consulado do Doutor AML, o Prof. José Santos, venha a vingar.
Uma Volta doméstica, com três semanas ou 21 dias para 'salvar' o ciclismo português.

Em saco roto caíram todas as opiniões que não há ciclismos regionais.
Há um Ciclismo de alta competição, e quem quiser ser reconhecido tem que lá estar.

Mas também concordo que, se o que está em causa é o postozinho de trabalho... podemos ficar equiparados ao País de Gales...

6. Enterneço-me [não estou a brincar... vêm-me mesmo umas gotinhas de lágrimas ao canto dos olhos] quando leio que há equipas que dão... segundas oportunidades a corredores condenados - pese embora nada me faça ficar contra os Corredores que são os menos culpados, muito menos se já cumpriram os seus castigos - quando as mesmas penas julgaram e condenaram, ainda que, mais de ano e meio depois, nem a justiça dos tribunais, nem a disciplinar, da FPC, tenham provado fosse o que fosse, o melhor projecto do Ciclismo Nacional.

Que a brotoeja vos ataque a ponta dos dedos de cada vez que tiverem que escrever...
Claro que o único remédio é o... coçarem-se pra dentro, como os macacos.

7. Ah!... qual é o meu favorito à vitória final nesta Volta?
O David Blanco.
Alô, David, um abraço...

É que há quem nunca aprenda.
Temos gente para quem é muito mais fácil perder a Volta do que ganhá-la...
E já ficou provado que o mais difícil era perdê-la... mas conseguiram!...

Saravá, Manel Zeferino... por algum motivo mereceste o rótulo de 'personna non grata'... Mas nada vai mudar. Tu sabes, eu sei...

1 comentário:

Tia Maria disse...

Esta Volta não começou da melhor forma... gostava de saber quem proibiu o João Cabreira de ser o ciclista entrevistado em directo na apresentação da equipas em representação do Loulé? Foi a FPC?, a PAD? para quando o fim a estas tristes perseguições?? Que triste ver o Manuel Cardoso a ser entrevistado com a camisola de Campeão Nacional e ao João Cabreira o terem proibido, todo o ano, de envergar a camisola, porquê tanta humilhação!? Em vez dele, optaram por entrevistar o Pedro Lopes...ok!

Vamos ver como corre hoje a etapa da Senhora da Graça, gostava que a RTP tivesse oportunidade de mais logo perguntar ao João Cabreira:

- Como se sente depois de no ano passado ter sido impedido de participar na Volta a Portugal? Como se sentiu, no ano passado a ver esta etapa da Srª da Graça, sentado no sofá da sua casa?

- Como se sente, depois de ter que mendigar a uma equipa para lhe dar a mão e conseguir estar a correr este ano?

- Como se sente depois de ter sido impedido durante um ano de envergar a Camisola de Campeão Nacional em todas as provas, uma atrás de outra, sempre sem justificação… ah, por suspeição em dois processos em que foi absolvido e mais??

- Como se sente depois de ter passado limpo em inúmeros controlos realizados este anos nas competições… por SORTEIO AH AH AH! - Como se sente de toda a humilhação que tem sido sujeito em todos os orgãos de comunicação social, sem se ter provado NADA?

- Como se sente depois de ver destruída a sua antiga equipa da Póvoa e todos os companheiros afastados da modalidade, sem que nada se tenha provado, mais de um ano depois?

FORÇA JOÃO CABREIRA mostra-lhes que o que não te destruíu, te fez mais forte.

A tua família está contigo!!!