domingo, outubro 05, 2008

II - Etapa 261

871 VOTOS CONFIRMAM NOVO MANDATO ATÉ 2012

Artur Lopes reeleito por unanimidade

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) realizou ontem (4 de Outubro de 2008), na sua sede, a escolha eleitoral dos órgãos sociais para o novo quadriénio, coincidente com novo ciclo olímpico e válido até 2012.


Numa eleição de lista única, a actual direcção de Artur Moreira Lopes foi sufragada por 871 votos a favor e zero votos nulos. A unanimidade entre as entidades com poder de voto ditou a continuidade da actual liderança federativa que enfrenta o seu quinto mandato em sucessão.

Coube ao presidente da Assembleia-geral, Macário Correia, proceder à realização do acto eleitoral, a que seguiu a tomada de posse dos novos órgãos sociais.

Como principais objectivos da direcção recém-empossada nota-se a reforçada aposta nas disciplinas que compõem o programa olímpico dos Jogos de Londres 2012: o ciclismo de estrada, o cross-country olímpico, o bmx e o ciclismo em pista, tendo em linha de conta, nesta última especialidade, a inauguração prevista do primeiro velódromo coberto em Portugal, em 2009, na Anadia.

Orgãos Sociais
2008-2012

Direcção
Presidente: Artur Moreira Lopes
Presidente-adjunto: Delmino Pereira
Director Financeiro: Francisco Manuel Fernandes
Director: José Calado
Director: Vítor Pedroso
Director: Carlos Veloso
Director: João Serralheiro
Director: Miguel Regueira
Director: Rui Pedro Teixeira

Assembleia Geral
Presidente: Macário Correia
Vice-presidente: Alfredo Barroso
Secretário: Rogério Pires

Conselho Fiscal
Presidente: Luís Caleia Rodrigues
Vogal: Luís Filipe Quinaz
Vogal: Vítor Brettes

Conselho Disciplinar
Presidente: João Martins
Vogal: Miguel Sucena Guarino
Vogal: João Pedro Quintais

Conselho Jurisdicional
Presidente: Carlos Amorim
Vogal: Carlos Dias Ferreira
Vogal: António Silva Maurício

Conselho de Arbitragem
Presidente: Henrique Castro
Vogal: Fernando Gonçalves Gomes
Vogal: Vasco Santos
Vogal: António Couto
Vogal: Manuel Amiguinho

Notícia de 27 de Setembro último
(sacada da SuperCiclismo)

O Comité Director da União Ciclista Internacional (UCI), reunido no seu encontro anual por ocasião dos Campeonatos do Mundo de Estrada, elegeu por unanimidade Artur Moreira Lopes para o cargo de vice-presidente daquela federação internacional.

O actual presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo substitui no organigrama da UCI o holandês Hein Verbruggen, responsável pelo Comité Coordenador dos últimos Jogos Olímpicos, em Pequim.

O cargo que Artur Lopes passará a desempenhar junta-se, na mesma instituição, com o desempenho na qualidade de membro da Comissão Mundial de Estrada, do Conselho de Administração do Centro Mundial de Ciclismo e do Conselho da recém-criada Fundação da Luta Anti-Doping para o Ciclismo.

A estrutura de decisão da UCI passa a ser formada pelo presidente em exercício, o irlandês Pat McQuaid e por três vice–presidentes: Artur Moreira Lopes, o checo Vladimir Holecek e o cubano José Manuel Peláez.


ÓRGÃOS SOCIAIS DO COMITÉ OLÍMPICO DE PORTUGAL

COMISSÃO EXECUTIVA
Presidente: José Vicente Moura
Vice-Presidente: Mário Rui Tavares Saldanha
Vice-Presidente: Artur Manuel Moreira Lopes
Vice-Presidente: Manuel José Marques da Silva
Vice-Presidente: José Alípio Ferreira de Oliveira
Vice-Presidente: Vicente Henrique Gonçalves de Araújo
Secretário Geral: Victor Manuel Serrador Fonseca da Mota

Todos sabemos que o dr. Artur Moreira Lopes faz parte também do Conselho Nacional Antidopagem... não consegui encontrar o organigrama...

A MINHA CONCLUSÃO
Lembrando a estafada anedota da mãe babada, na parada do quartel durante o juramento de bandeira do seu rebento e que dizia, embevecida: "Olhem só, vão TODOS de passo trocado, só o meu Chico vai certinho!", perante (estes) factos é difícil encontrar argumentos...

Chancelado pelos seus pares, o homem mostrou quem é que manda no Ciclismo Nacional.

Nem um voto contra, nem um nulo... (não se falou em abstenções), aquele "eleito por unanimidade" - sendo que na AG da FPC têm assento as Equipas e a Associação de Corredores - desarma-me completamente.
Faz de mim uma frágil e insensata figura queixotesca.
Logo, não levarão a mal que me dê a mim mesmo um tempo para ponderar se, de facto, vale a pena queimar (ainda mais) a minha imagem...

Sei de gente, e de gente suficiente para corporizar uma vaga de protesto, e não só, de honesta oposição. Mas somos todos apenas meros adeptos. Não vale a pena...

Manter-me-ei activo mas já só com dois objectivos: tentar ajudar a restabelecer a justiça, primeiro, em relação à memória do Bruno Neves; depois ao direito ao bom nome de todos os implicados no "caso"-Póvoa.

Recordo que há oito pessoas cujo bom nome e honoribilidade está em causa vai para cinco meses, e que a um nono está a ser feita a cama.

De fora fica o Luís Almeida. É boa pessoa de certeza, e pelo pouco que pudemos conviver, foi a impressão que me deixou. Mas "entregou-se" - no caso-Póvoa - em troca de ninguém o chatear para que na próxima temporada esteja de volta, com a Escola de Ciclismo Fernando Carvalho como clube receptor. Ao fim e ao cabo, pensemos nós o que pensarmos em relação à capacidade contorcionista que demonstra, uma coisa não lhe podemos negar: há-de gostar de Ciclismo, pois pelo 12.º ano consecutivo ajudará uma equipa a sair para a estrada.

Para além dos apoios que dá a mais três ou quatro de cicloturismo.
Não sou capaz de acusar o Luís Almeida...

2 comentários:

Alberto disse...

Pronto,lá vai o ciclismo dar 1 passo atrás...que notícia mais triste esta!...

BlueDragon disse...

Caro Madeira,
Partilho consigo esse sentimento amargo de "impotência" perante o estado das coisas. Contudo, não podemos desistir pois é isso mesmo que eles querem. Sendo que os objectivos que o movem são mais do que válidos e por eles vale a pena não deistirmos. Por favor não desista.
Quanto ao restante, e perante os "factos", absteio-me de fazer comentários. Apenas gostaria de realçar o facto de nenhuma Mulher fazer parte dos órgão sociais da FPC. Porque será??