quinta-feira, outubro 02, 2008

II - Etapa 258

COMO ÀS VEZES SE PODE SER TÃO INFELIZ

Cenas de varina, de mão na cinta a querer berrar mais do que a rival, confesso… fora do contexto de uma Lisboa desaparecida, já não me interessam.

Mas se cenas dessas forem protagonizadas, por exemplo, pelo presidente da FPC, se este, mesmo que tenha sido apenas numa saída infeliz, consegue, no final de uma troca de mimos com o médico da extinta LA, dizer – fica por explicar o propósito – que, e cito o despacho da agência Lusa: “… há artigos científicos que mostram que o recurso a hormonas de crescimento, com corticóides, aumenta estatisticamente a possibilidade de paragem cardíaca”, quando já (quase) todos queríamos fechar, de uma vez para sempre, a polémica construída à volta da morte do Bruno Neves, isso é inaceitável.

E tenho que fazer um esforço intelectualmente enorme para conseguir separar o Homem da figura institucional.
Porque me recuso a acreditar que o Homem pense assim…

O doutor Marcos Maynar, que já antes usara a mesma estratégia de enviar um comunicado pessoal directamente à agência Lusa que, naturalmente o divulgou, deu a sua opinião em relação ao acidente que vitimou o inditoso Corredor assim que se soube o resultado final e oficial da autópsia.

Achou, e fez bem a Lusa, em permitir ao doutor Moreira Lopes o direito ao contraditório já que no seu comunicado, Marcos Maynar envolvia a FPC. A reacção do presidente da FPC é que não foi ponderada.
Pediu-se-lhe um comentário às afirmações do galeno espanhol… e só saíram ataques de índole pessoal e profissional a Maynar.

Mas o pior ainda estava para vir e em declarações que jamais esperaria, pelo menos da sua parte.
Em relação ao resultado da autópsia, diz o presidente da FPC, e volto a citar o referido despacho da agência: “Não tenho conhecimento do relatório total da autópsia. No entanto, há artigos científicos que mostram que o recurso a hormonas de crescimento, com corticóides, aumenta estatisticamente a possibilidade de paragem cardíaca.”

O que quis dizer com o “não tenho conhecimento do relatório total da autópsia”?
E aquela referência a “artigos científicos…”

Pisou terrenos muito movediços, mas foi ele quem escolheu o caminho.
É verdade que nos últimos dois anos tem sido o presidente da FPC a personalidade que mais vezes veio à praça pública afirmar que “o problema do doping em Portugal existe e é preocupante”, mas não se deixe afundar em síndromas mccartianos, de caça às bruxas.

Se o presidente da FPC – que é médico reformado - tem dúvidas em relação à autópsia, enquanto presidente da instituição deveria procurar desfaze-las e não vir lançar, publicamente, outra vez as mesmas suspeitas.
Como diria o Diácono RemédiosNão havia necessidade!

E mais este… deslize (chamemos-lhe assim) acontece quando ainda não nos esquecemos da lapidar “Enquanto membro do CNAD já sei dos resultados [das análises feitas aos cinco Corredores do Póvoa Cycling Clube] mas como presidente da FPC ainda não sei de nada… “

Mas o que mais me preocupa ainda é que, aliás, à imagem do que está a acontecer transversalmente em toda a sociedade portuguesa, há quem se julgue inimputável e, por isso, pode dizer e fazer o que lhe apetece.

(Artigo re-editado às 16.00 horas)

21 comentários:

Paulo Sousa disse...

"que está garantido com o pelotão de invertebrados que escolheu a dedo"

Madeira,

Mais uma vez estás a escrever com o coração e não com a razão.

As pessoas que compõem a lista proposta pelo Dr.Artur Lopes merecem mais respeito da tua parte e tu conhece-los a todos.

Ninguém tem o direito de dizer o que quer que seja sobre o proximo elenco federativo pois ninguem se propôs a fazer diferente apresentado ma lista alternativa, pelo que...

Joana Azevedo disse...

Desculpa Paulao mas vou ter que concordar com o Sr. Madeira! Tenho visto declarações este ano que me metem nojo por virem de quem tem telhados de vidro e fartam-se de atirar as pedras!!! os ciclistas são os bonecos na mão de quem enche os bolsos á custa deles.......

carneiro disse...

Aqui há dois anos foram publicados estudos que estatisticamente revelavam que 10% dos portugueses são homossexuais.

Logo, 10 % dos dirigentes desportivos portugueses, incluindo os federativos de qualquer modalidade, eram paneleiros nessa altura.

Ou seja, um em cada dez. Vá lá, com alguma sorte e coincidencia, safavam-se as federações que só tenham 9 dirigentes.

Estatisticamente, claro...


É que invocar o argumento "estatístico" é a pior das preversões: A imputação da irregularidade, crime, facto desonroso, etc., nunca é directa - nem poderia ser, por falta de fundamento ou prova.

Mas permite-se, na mesma, fazer a imputação de forma ínvia e leviana.

E com a ressalva de se poder sempre argumentar que não se fez a imputação directamente, mas apenas invocando "estudos" estatísticos impessoais e abstractos.

Segundo a literatura da especialidade esta forma de fazer imputações não priva o autor da sanção penal de ataque à honra.

mzmadeira disse...

Tens razão Paulo.

Não foi com o coração, foi de raiva...
E se posso e devo exercer a minha indignação com alguma dignidade, não devo deixar-me levar por impulsos.
Fica o mea-culpa.

Mas, já agora, seria bonito ouvir, da parte dos outros elementos da Direcção - e não só - da FPC, que se demarcam das declarações do seu presidente...

Paulo Sousa disse...

Joana,

Há muitas maneiras de dizer as coisas e foi nesse sentido que eu fiz o meu comentario anterior.

Quanto ao teu comentário, respeito-o contudo não quer dizer que esteja de acordo com ele pois nestas coisas o meio termo é o correcto, dificel é encontrar esse ponto.

E já agora aproveito para te desejar as maiores felicidades nesse passo que estás prestes a dar.

Afonso Azevedo disse...

Boa Noite,
chama-se a isto pura infelicidade, alguem com uma enorme pobreza de espirito. Estas declarações são uma autêntica "podridão".
O que o presidente federativo tinha a fazer agora era... DEMITIR-SE. Ele que respeite o Bruno, que respeite a Família Dele.
O presidente da federação que fale na "lenta" assistência médica que o Bruno teve(?), nas deficientes condições de algumas corridas(?).
Pois ele sabe, mas prefere denegrir a imagem de Alguém exemplar e correcto, como é o Bruno!!
Porque acredito que o que aconteceu com Bruno poderia ter acontecido com qq um de nós, desportistas ou não desportistas!

Abraço
Afonso Azevedo

Joana Azevedo disse...

olá paulão!
Obrigado... Sabes que tudo que se passou no ciclismo este ano me afectou dos dois lados... e são muitas injustiças num ano só e colocarem a morte do Bruno como a causa disto tudo é desumano para quem o conheceu e esquecem-se da Familia...

Obrigada por tudo sempre nos acompanhaste e és um GRANDE AMIGO ;)

BlueDragon disse...

Dr. Artur Lopes: TENHA VERGONHA!

cristina neves disse...

desculpe Paulão, tem filhos?...mas como pode haver "meio termo" no que estão a fazer-nos a nós familia do Bruno e ao Bruno que ao contrário de muito boa gente, querida do ciclismo e encoberta de todas as cenas tristes e mais algumas durante a sua carreira, não estou a falar do SERGIO PAULINHO NÃO, como sabem nós andamos à muito tempo no ciclismo e sabemos tão bem como voces de cenas muito tristes...que são tapeadas para beneficio de uma cara bonita que entrou no "goto" de muita gente...
"meios termos"?...tenham quem usa o Bruno sempre para atirar pedras, meio termo? ...tenham as pessoas que acham que sabem tudo do ciclismo e dos ciclistas, e quanto a processos a jornalistas...não é pela indminização como um merdas fez querer insinuar algures na net, algum dia alguem que sabe tanto de ciclismo, e que pensa conhecer tão bem o Bruno...tentou nestes 4 meses e meio apasiguar as especulações à volta de um HOMEM que deu tudo pelo ciclismo, até a vida...MEUS SENHORES, HAJA PACIENCIA, E QUE DEUS VOS PERDOE, PORQUE NÓS NÃO SOMOS DEUS,

CRISTINA NEVES

BlueDragon disse...

Cristina, peço-lhe, por favor, que não deixe passar em claro nada do que se está a passar e utilize todos os meios possíveis para que essas despreziveis pessoas paguem pela difamação que estão a fazer ao seu irmão. O Bruno era dos ciclistas mais correctos que conheci e não mereçe esta especulação. Infelizmente não tenho possibilidades económicas para a ajudar nesta luta mas qualquer outra coisa em que a possa ajudar é so me contactar (macitindu@portugalmail.com).
Sei que este momento está a ser dificil mas tenha força para continuar, pelo Bruno mas também por todos aqueles que acreditam no ciclismo e condenam esta "palhaçada".
Bjs e Muita força.

BlueDragon disse...

Já agora Cristina, e se não for pedir muito, quando for à Sic ou a outro OCS, por favor, diga quando pois gostaria muito de puder ver ou deixar a gravar.
Obrigada.

cristina neves disse...

caro bluedragon a sic esteve em minha casa na terça-feira dia 30.09.08, primeiro vinham às duas, depois às 6 como devem imaginar estive quase toda a tarde no empata, num final do mes na minha empresa, com salarios para pagar a quase 50 pessoas, e hoje é sexta dia 03.10.08 e a sic apenas passou a noticia em rodapé, não percebo porquê???não somos assim tão feias que não nos possam ver.

Como vê abri a porta de minha casa, falei para um micro com camara à frente, abri o coração e até agora....nada, sem comentarios

beijinho e obrigada pelo apoio

Paulo Sousa disse...

Cristina,

Compreendo a sua dor e pode ter a certeza de uma coisa, lembro-me muitas vezes da sua mãe o do sofrimento com que ela está. Aliás, penso até que terei falado mais vezes com ela do que com o Bruno.

E só por compreender a sua (vossa) dor é que entendo e aceito o seu comentário.

Sei também que os seus/vossos motivos são mais do que nobres e eu no seu/vosso lugar faria a mesma coisa, ou seja repor a verdade e honorabilidade do nome do seu ente querido.

Contudo permita-me que discorde da forma.

Não é colocando em causa a competência e honorabilidade de terceiros que vai atingir os seus/vossos nobres objectivos.

Vou tentar dar um exemplo e leia o que a seguir está escrito tão-somente como isso, um simples exemplo estilo parábola.

Vou colocar nomes para facilitar a escrita do exemplo.
Paulo – Ladrão
Rui – Acusador

O Paulo foi acusado pelo Rui de ter roubado um relógio.

O Paulo para se defender vem dizer que o Rui não o pode acusar de nada porque no passado ele também roubou relógios.
Mas o Paulo ainda não provou que não tinha roubado o relógio, só acusou quem o acusou a ele.

Na minha opinião o Paulo não deverá acusar o Rui de nada e recolher provas de que não foi ele o ladrão do relógio mas sim uma outra pessoa qualquer.

Enquanto o Paulo vai perdendo tempo a acusar o Rui esquece-se e/ou vai gastando energias e/ou recursos na elaboração da sua defesa.

Cristina,

Termino afirmando que faz muito bem em defender os interesses do seu irmão até à última.

Cumprimentos

Paulo Sousa

BlueDragon disse...

Cara Cristina,
Não tem de agradeçer o apoio, ele é incondicional da minha parte.
Quanto ao que me descreve, realmente é mesmo "sem comentários". Contudo, muita força para continuar esta luta.

Bjs


Caro Paulão,
Vai-me desculpar mas perante o descrito e o que se tem visto nos ultimos tempos falta profissionalismo, disciplina, integridade, honra, compromisso e realismo por parte desses novos pseudo-jornalistas e OCS. Se não queremos que ponham em causa o nosso trabalho temos de o realizar com seriedade e respeito perante os outros.

Sinceros cumprimentos.

cristina neves disse...

a minha luta foi apenas demonstrar que a morte do Bruno não teve a ver com nada do que falavam...a polemica posterior, não foi arranjada por nós, por isso não consigo compreender a parabola do Sr.Paulão.

Sr.Paulão, desculpe mas não compreendo onde quer chegar com o exemplo, essa guerra não é nossa, não tem nada a ver com a minha familia.

um beijo
cristina

Paulo Sousa disse...

Cristina,

Provavelmente por culpa minha não consegui passar a mensagem que pretendia, pelo que para que não hajam mais más interpretações vou abster de comentar sobre o tema.

Um destes dias quando for oportuno falamos pessoalmente e assim não haverá más interpretações.

Também nunca questionei a honorabilidade do seu irmão nem tão pouco insinuei o que quer que seja e até que me provem o contrario eu continuarei sempre a acreditar nele assim como também dentro das minhas possibilidades a ajudar-vos no que estiver ao meu alcance.

A parábola em meu entender seria de muito simples interpretação, mas não o foi, lamento e peço desculpa pelas possíveis múltiplas interpretações que tenham sido feitas, repito, não era essa a minha intenção.

Paulo Sousa disse...

BlueDragon,

Não entendo na sua última mensagem a parte que me é dirigida, pois não sou jornalista nem tão pouco tenho defendido a classe.

O que eu não concordo é com muitos insultos que tenho por cá lido ao Dr. Artur Lopes pois não é com insultos e/ou insinuações que se faz prevalecer o que quer que seja, antes pelo contrario, pode até retirar a razão.

BlueDragon disse...

Caro Paulão,

A mensagem não era dirigida a si, apenas à parábola que citou e a parte do seu comentário dirigido à Cristina ("Não é colocando em causa a competência e honorabilidade de terceiros que vai atingir os seus/vossos nobres objectivos..").
Pois, infelizmente em Portugal, verifica-se um péssimo profissionalismo que verificamos todos os dias nos nossos OCS, cujo exemplo foi, e ainda é, a forma como o Bruno e toda a sua família foram tratados.
Até porque sei muito bem quem o Senhor é, sei que é um excelente profissional, e tenho uma profunda admiração pelo seu trabalho.

Aqui fica para que não exista qualquer mal entendido.

Cumprimentos.

João Santos disse...

Paulao, vai desculpar mas esse "senhor" que você está a defender não merece defesa possível, são vergonhosas as suas afirmações, é por isso que continuamos a ser um país do 3ºmundo.
Quanto à Cristina e à sua família, vão com os processos até ao fim, e eu sei perfeitamente que não é por causa de indemnizações que vão levantar os processos, só quem não vos conhece é que poderia pensar o contrário, mas se por acaso receberem algum dinheiro, então lanço-vos o desafio, abram a escola de ciclismo Bruno Neves na vossa terra.
Cumps para todos

Paulo Sousa disse...

João Santos,

Mas eu não estou a defender ninguém.

Estou é contra os insultos que estão a fazer, pois não é com insultos (sejam eles directos ou dissimulados) que se vai defender o que quer que seja, antes pelo contrário.

Eu em 24 de Agosto no meu blog alertei para uma série de situações no texto com o titulo “Eleições na UVP-FPC (01)”

Paulo Sousa disse...

João Santos,

MAS EU NÃO ESTOU A DEFENDER NINGUÉM!!!

Estou é contra os insultos que estão a fazer, pois não é com insultos (sejam eles directos ou dissimulados) que se vai defender o que quer que seja, antes pelo contrário.

Eu em 24 de Agosto no meu blog alertei para uma série de situações no texto com o titulo “Eleições na UVP-FPC (01)”