quinta-feira, outubro 16, 2008

II - Etapa 264

POR RESPEITO À MEMÓRIA DO BRUNO NEVES


Este texto enviou-o a Cristina Neves como comentário à Etapa 260.
Pelo grito que é, pela amargura que sublinha algumas passagens, pela dor que se sente em
alguns parágrafos, porque nele se percebe – eu percebo – que, apesar de tudo, ainda não foi, ainda não é possível assentar a revolta que fere a alma dos familiares, principalmente destes, do Bruno Neves, revolta potenciada por palavras que salva-vidas amigo veio aqui relativizar, dizendo que às vezes se diz… mas que quem as proferiu não teve a seriedade de vir explicar em público, porque foi publicamente que deixou a torpe insinuação, porque eu continuo a pensar na exacta forma e medida que sempre pensei desde o início, tomo a liberdade de, em vez de o atirar para os comentários, fazer dela mais uma etapa nesta corrida pelo direito a que todos têm ao seu bom nome; infelizmente, neste caso concreto, pelo direito que, não estando cá para se defender, o Bruno Neves tem a uma Memória limpa de especulações ou insinuações.
Faço-o por ti, Cristina, mas faço-o também pelo Bruno.
Que, de vez, Descanse em Paz. (*)
.
É este o texto da Cristina Neves:
Zé Madeira, a ti só peço que publiques na integra as palavras que vou escrever, e desde já digo MUITO OBRIGADO ZÉ, POR TUDO O QUE FIZESTE E LUTASTE PELO BOM NOME DO BRUNO, só posso dizer que talvez um dia, quem sabe... o Bruno te possa agradecer pessoalmente, seria muito bom de certo, muitíssimo obrigado por tentares sempre usar as palavras mais "suaves" para tudo o que foi falado, tudo de bom para ti…

Paulão disse,
..."Contudo também não é com acusações que se prova o que quer que seja e foi essa a minha intenção quando fiz aquela parábola”.

Paulão,
é claro que percebi a parábola, o que quis dizer é que as acusações não foram feitas por nós, ou acha que sim?
Nós ficamos a saber delas como todos vocês.
Por isso a palavra "acusações" não tem que ver connosco, que eu saiba a troca de palavras foi entre MÉDICOS. Nós assistimos de camarote como vocês.
ESTA LUTA COMO JÁ DISSE NÃO É NOSSA.

E pelo que me tenho apercebido por estes blogs de ciclismo que tenho passado os olhos, quem está a ser "julgado" parece que somos nós (FAMILIA DO BRUNO).

Estivemos 4 meses e meio, sem proferir uma palavra, sobre as acusações de que o Bruno estava constantemente a ser alvo (FALAMOS DA MORTE SEMPRE LIGADA ÀS INSINUAÇÕES DE DOPAGEM), e que ninguém venha dizer onde estão essas palavras, basta uma busca de 2 minutos na net e têm uma data delas.
É só escolher.

E estão agora a dizer-nos,... com acusações blá, blá..., as palavras proferidas... foram a quente... blá, blá…, onde á fumo à fogo... blá, blá, blá…
Ah!, uma das minhas preferidas algures num dos blogs da modalidade:
"... estarão eles (família claro!) com isto, a tentar desviar a atenção doutros assuntos?... Penso eu!... blá, blá, blá..."

Ufa!!!...
Toda a gente se acha no direito de opinar desde o dia 11 de Maio 2008, e quando nós quisemos APENAS REPOR A VERDADEIRA CAUSA DA MORTE DO BRUNO, por ele, por nós, pela modalidade, pelos verdadeiros amigos, e a única coisa que esperávamos da parte do pessoal ligado à modalidade - desde as mais altas figuras (fosse quem fosse), aos colegas de profissão (NÃO FALO DOS COLEGAS DA LA MSS), sim os outros ciclistas - umas palavras públicas de indignação por todo este circo à volta da tragédia do Bruno, e quando revelamos os resultados oficiais, "óptimo este resultado só vem beneficiar a modalidade, o ciclista, e a família que agora pode, em PAZ, chorar a saudade"... tipo umas palavras assim, não teria ficado mal a ninguém pois não?

E os Directores-desportivos das outras equipas que o Bruno representou?

A seguir ao Centro Ciclista Nogueirense, PARA QUEM NÃO SABE, o Bruno fez parte da BARBOT, BOAVISTA, ASC-GUILHABREU, ASC-VILA DO CONDE, MADEINOX, CC MAIA e por fim, LA MSS, fora as vezes que representou o nosso PORTUGAL pela selecção e não foram poucas essas vezes…

O SR. POEIRA PODERÁ FALAR MELHOR DO QUE EU DESSAS REPRESENTAÇÕES, uma das quais arrecadou para a FPC, a camisola verde dos pontos.

Estava PRÉ-CONVOCADO para PEQUIM/08, tanto que recebemos do Exmo. Sr. Vicente Moura, as suas condolências e da missão Olímpica pelo Exmo. Sr. Manuel Jesus.

Onde estavam todos os outros quando nós mais precisávamos que fossem proferidas umas palavras de apoio ao Bruno?
Não houve ninguém que viesse a público dizer:
"ALTO, ESTÃO A FALAR DE UM ATLETA QUE SEMPRE RESPEITOU A MODALIDADE E QUE, INDEPENDENTEMENTE, DO QUE POSSA SAIR DA CONCLUSÃO DA AUTÓPSIA, O ATLETA NUNCA TEVE ANTECEDENTES, JÁ NÃO ESTÁ ENTRE NÓS, AGUARDEMOS CALMAMENTE PELOS RESULTADOS."
Que tal?
Estas palavras não iriam comprometer ninguém, pois não?

Meus Senhores e/ou Senhoras, a única coisa que ficou do Bruno Neves foram as vitórias que ele com tanta alegria expressava; o brilho do olhar, cada vez que levantava os braços ao cortar a meta depois de uma etapa; a humildade com que sempre tratou a gentes do ciclismo; o sorriso que sempre teve para tudo e para todos...

Não queiram estragar com palavras mal medidas, especulações desmedidas, desrespeito por todo o tempo que o Bruno dedicou à modalidade da vida dele, fizesse chuva ou sol.

Sempre que ouçam o nome dele, lembrem-se do sprinter pequenino, de sorriso fácil e honesto que um dia fez parte do pelotão português por essas estradas fora...
É ISSO QUE ELE MERECE.
É ISSO QUE NÓS (FAMÍLIA E AMIGOS) MERECEMOS...
Tudo o que se passou depois de ele ter fechado os olhos... a NÓS NÃO NOS DIZ RESPEITO, JÁ TEMOS BEM DO QUE TRATAR.
DE NÓS MESMOS COMO DEVEM IMAGINAR.

Um até qualquer dia, se mais alguma vez nos cruzarmos...
Um até amanhã aos amigos, pois esses saberão onde nos encontrar.


(*) - Tenho-me mantido calado, principalmente por respeito à memória do Bruno porque, sem que tenha sido essa a minha intenção, num repente o VeloLuso transformou-se numa esquina onde veio desaguar gente que por aqui nunca tinha aparecido, insistindo e calcar na ferida da família e dos amigos, onde me incluo. As minhas primeiras reacções serviram de motivo para se insistir no assunto, por isso, e ao mesmo tempo que decidi moderar os comentários, decidi calar-me, deixando de dar oportunidades para que o tema se eternizasse aqui.


NOTA: Para além da justificação acima, também me encontro a gozar num justo período de férias. Não é que me falte assunto para alimentar diariamente o VeloLuso, só que, digamos assim, estou atentamente de orelha no ar à espera que saiam novidades. Mas o silêncio é ensurdecedor. Ninguém acredite que mantendo esse silêncio o(s) problema(s) que todos estamos à espera de ver esclarecidos cairão no esquecimento.

Tenho alguns dados novos (João, acho que não cheguei a responder-te mas sim, recebi as fotos, mas não é agora a altura ideal para as publicar. Creio que concordarás comigo… estão aqui guardadas), mas exigem uma, qualquer que seja, tomada oficial de posição. Seja desfraldando ao vento a sua bandeira da verdade, apresentando provas, castigos justificados, afastamentos com justa causa… seja, como eu sempre disse, e terão que fazer isso, vindo a público dizendo que, afinal, não têm nada. E seguir-se-ão as justificações que podemos antecipar. Que na altura pensaram que estavam a agir da melhor maneira, que havia coisas que levou tempo a apurar o que eram…
O discurso está decorado. Tem faltado é a lata para o tornar público…

9 comentários:

Z&M disse...

Cristina... Não consegui conter o arrepio ao ler o que escreveste. Ver aqui o Bruno com aquele último equipamento (como foi a última vez que o vi na Clássica da Póvoa todo sorridente a cumprimentar-nos) foi deveras arrepiante. Nunca falei muito com o bruno mas o que conheci dele foi o suficiente para o achar uma pessoa fantástica! Aquele sorrisão…
Sempre tentei não opinar muito aqui no Veloluso (tirando um ou dois comentários que não resisti) pois acho que este assunto é mais sério e delicado do que as pessoas o fazem. Só quem realmente assiste de perto o "desmoronar" da MELHOR EQUIPA DE CICLISMO DE PORTUGAL é que percebe como este mundo é injusto, frio e cobarde (acima de tudo cobarde!).
As pessoas falam, falam, falam mas pouco dizem sabes? Houve alturas em que me cansei de ler o que cá dizia pois dizem todos a mesma coisa, só se repetem. Será que não percebem que é a vida de imensas pessoas que está em jogo?! Não foi só uma equipa de ciclismo que acabou, em termos desportivos, mas também uma equipa de pessoas, PESSOAS, que ainda hoje lutam pela verdade!
E o que mais me revolta é pensar que este ano tinha tudo para ser o melhor ano da carreira deles, o projecto em que eles estavam inseridos era um projecto fantástico…!!! Mas nada… Tantas expectativas para acabar assim…
Desde a Clássica de Amarante nada foi igual… Pelo menos deixem a alma do Bruno em paz! Ele não merecia esta revolução toda…
Tens razão quando perguntas “Onde estavam todos os outros quando nós mais precisávamos que fossem proferidas umas palavras de apoio ao Bruno?”, concordo, mas por vezes até para os que estão deste lado é complicado. Eu vi isso todos os dias… Pessoas que queriam fazer mais, mas não podiam. Não é fácil para ninguém. Esta situação complicou muita coisa na vida de muita gente. Acho que me entendes.
Agora é fazer com que o nome do Bruno Neves seja lembrado da melhor forma e pelos melhores motivos, por mim assim será! Por nós todos apoiantes da equipa, que não são nada poucos!
Ainda hoje, uso o equipamento da equipa com o maior orgulho possível, falo deles como os melhores ciclistas de Portugal e, sei que nunca me hei-de cansar de olhar para a foto deles e pensar “como são fantásticos!”… Já não vale a pena chorar… Um conselho de amiga? Faz “orelhas baixas” a quem quer denegrir de alguma forma a vossa imagem. Pessoas assim só merecem uma coisa… desprezo.

Nunca tive a oportunidade de te falar pessoalmente mas acho-te uma mulher incrivel, só pela força com que falas aqui, com que defendes o teu irmão. Parabéns.

Um grande beijo para ti e para toda a vossa família.

patricia disse...

Sim Melissa, a minha mana é de facto uma mulher incrível!
Orgulho-me por fazer parte desta FAMÍLIA…
Cresci feliz: partilhei experiências, sonhos, alegrias e tristezas com dois irmãos fantásticos (a CRISTINA e o BRUNO), sou a do meio, de um lado senti a segurança, a mão para levantar … do outro, o sorriso contagiante, o olhar doce e meigo que me enchia de alegria. Se pudesse voltar ao início da minha vida e escolher… escolheria viver exactamente com as mesmas pessoas e viver exactamente as mesmas coisas, mesmo apesar do meu mano, o BRUNO, já ter partido. Pois foi bom, muito bom, tudo aquilo que vivemos e nada do que possam aqui ou além dizer apagará isso.
O meu mano foi tudo aquilo que a minha irmã disse e muito mais, deixou marcas profundas em nós, nos amigos… desde os mais novos aos mais velhos.
O que vos venho aqui pedir é que nos deixem relembrar, rir, chorar, gritar, todos os momentos bons e únicos que com ele vivemos. Eternizar o seu sorriso, em paz… a sua forma e garra de viver!
E façam como ele, VIVAM

Patrícia Neves

cristina neves disse...

Olá mellissa,
as tuas palavras também me fizeram verter umas quantas lágrimas...

Que saudades daquela equipa...
que saudades daqueles momentos que passavam juntos em férias que eu tive o prazer de estar em alguns, que clima fantástico,era contagiante...depois era só passar para a estrada, aquela amizade, aquele espirito de companheirismo ENORME E GANHAR CORRIDAS.

O "amor" move montanhas, já dizia a minha avô... ESTES HOMENS, vão sair disto tudo MAIS FORTES, e provavelmente seguir caminhos que os mereçam verdadeiramente, porque neste momento o "CICLISMO" NÃO OS MERECE.

Agora uma pequena brincadeira...

Zé, o teu blog está a tornar-se um autentico consultório sentimental...

Mana, por ti faria exactamente o mesmo como sei que os dois fariam por mim.

O nosso "NI" partiu, agora somos só as duas, a segurança ainda a temos o sorriso temos que o achar, as duas juntas,
como sempre...beijo, dorme bem.

beijo,
cristina

mzmadeira disse...

Aqui, de longe, curvo-me perante os vossos sentimentos. E sinto um sorriso. Algures...

BlueDragon disse...

"É do sofrimento que emergem as almas mais fortes. Os carácteres mais fortes estão cheios de cicatrizes."
(Kahlil Gibran)

Nunca percam esses sentimentos, pois só eles distinguem a verdadeira essência humana...

Pedro Cardoso disse...

Estou triste, estou revoltado!
mas é a saudade de tudo que "éramos" que me consome.
Vocês,manas, são muito importantes para mim, para nós.
Quem vos conhece e conheceu o Bruno como eu, percebe porque era tão bem disposto, sorridente, integro, bem formado e um colega excelente.
UM GRANDE BEIJO

cristina neves disse...

PEDRO CARDOSO, nosso "velhote" o que posso dizer de ti, HOMEM GRANDE, nunca te arrependas de nada que fizeste até agora, sempre foste um grande companheiro, conselheiro, o porto seguro dos teus companheiros, o PAI das horas de decisões, o guia nas horas de aflições e indecisões...isto por mais suspensões que te "INVENTEM", não vão conseguir apagar o teu trabalho, podem tirar-te "vitórias", mas a vitória da tua essência...essa, queriam!!!Ninguém ta tira, isso é que era bom. Agarra-te ao que tens de melhor, uma MULHER FANTASTICA, UM MENINO SÓ DIGNO DE VÓS. PARABÈNS POR TUDO O QUE SÃO. Os que não conseguiram ainda vos conhecer...brrr...esses SIMPLESMENTE NÃO CONTAM PARA NADA.
Simplesmente, obrigada por fazerem parte da nossa vida.

JOÃO CABREIRA, o HOMEM FORTE DE CORAÇÃO DE MANTEIGA, quem não te conhece, não consegue avaliar o quanto és amigo do amigo, aquele de todas as horas, aquele que está sempre pronto para tudo. Quem o tem como amigo, tem uma dádiva de Deus, mas não o queiram ter como INIMIGO. AMIGUINHO, estamos firmes e irtos para o que der e vier, um dia ainda vamos todos "rir" disto tudo, DEUS É GRANDE.

AFONSO, o nome MENINO GRANDE, de uma meiguice sem fim, e de um humor inteligente e contagiante.
Teresita agarra-o bem, poque tens uma autentica PEROLA.

ROGERIO, "SOSIA DO MEU MANO",sempre FIÈL aos seus sentimentos, Sofia HOMENS destes não se encontram todos os dias. Vocês fazem acreditar que ainda existem verdadeiros sentimentos.

PIRES, nosso ALENTEJANO, a ti só posso dizer vai-te a eles com toda a força do mundo, nós cá estaremos sempre a torcer por ti, Lena, atrás de um BOM HOMEM, está sempre uma BOA MULHER...beijos

CLÀUDIO, EXPLOSIVO, mas sempre com o seu charme em alta, por várias razões, estarás sempre no nosso coração, OLGA, cuidem-se.

BRUCE, o pouco que convivi contigo, posso dizer, ÈS UMA PESSOA FANTASTICA.

TIAGO, MENINO HOMEM, que pelas razões que todos conhecem, foi obrigado a "crescer" mais rápido que o previsto,não te importes sairás a GANHAR.

BRUNO NEVES, a ti obrigada por nos teres deixado de herança os teus amigos. AMAMOS-TE...

PAULO SILVA, o nosso PAULINHO, a ti só digo, és da nossa terra, bebes da mesma água, não digo mais nada, GRANDE AMIGO.

"CHEFE", foi e será sempre "o MELHOR", isso ninguém lho tira.

Não fiquem tristes e revoltados, vão ficar cheios de RUGAS, e os peelings são carissimos.

Existem na vida situações que simplesmente não valem a pena o
esforço, como diz algures a minha mana, "VIVAM POR VOCES E POR NÒS", ELES MATARAM A EQUIPA, MAS NÃO CONSEGUIRAM ACABAR COM O MELHOR DELA, A UNIÃO, A AMIZADE, O COMPANHEIRISMO QUE HOJE EM DIA SÃO COMO O DINHEIRO EM "VIAS DE EXTINÇÃO".

O dinheiro, os estatutos depressa DESAPARECEM, quem era "AMIGO", depressa deixa de o ser. A essas pessoas resta a SOLIDÃO, porque na vida não souberam plantar, APENAS COLHER. Quem plantou, um dia colhe, podem ter a certeza disso.

UM GRANDE, GRANDE , BEIJÃO

Alberto disse...

Cristina,embora não as conheço pessoalmente,vcs são admiráveis,parabéns por serem assim.Desejo-vos as maiores felicidades,que a vida vos sorria sempre.
Muita força e coragem aos elementos da equipa...

cristina neves disse...

Olá Alberto,
não somos admiráveis, o ser humano é que já não está habituado a assistir a sentimentos verdadeiros, e quando aparece quem ainda os saiba manifestar... ficam uns de pé atrás a pensar...

"nã...isto é só para dar no olho", outros ficam admirados com tais sentimentos.

Quando se gosta de verdade, é tão fácil passar para o "papel" o sentimento...

o que nos desejou, desejamos-lhe a si em dobro do fundo do coração,

cristina neves