sexta-feira, outubro 17, 2008

II - Etapa 266

CENTENÁRIO DOS NASCIMENTOS
DE ALFREDO TRINDADE
E JOSÉ MARIA NICOLAU


Ainda hoje se lhe é imputada a responsabilidade da divulgação por todo um País - país pobre, sem rádio, muito menos televisão, e onde os jornais não chegavam aos pontos mais recônditos desse país, até porque não valia a pena porque 99% das pessoas desses lugares esquecidos nem sabia ler - dos nomes do Sporting Clube de Portugal e do Sport Lisboa e Benfica.

Foram dois monstros do Ciclismo nacional, logo, imputemos ao Ciclismo a responsabilidade da divulgação global (dentro do nosso rectângulozinho) dos nomes dos (então) dois maiores clubes cá do burgo.

Alfredo Trindade, pequenino, franzino, nasceu no dia 1 de Outubro de 1908; exactamente duas semanas depois, a 15, nascia José Maria Nicolau, homem corpulento, cheio de força. Ditou o destino que fossem filhos da mesma terra, o Cartaxo, que viria a dar ao Ciclismo português mais duas mãos-cheias de grandes Corredores.

O Cartaxo não os esqueceu e, embora com uns diaszinhos de atraso - que se justificam porque não se celebram nascimentos antes das datas destes terem acontecido, e uma vez que ambos são símbolos eternos, tanto da Cidade, como da Região, do Ciclismo e do Portugal desportivo - vai homenageá-los no próximo domingo.

Sem comentários: