segunda-feira, outubro 06, 2008

II - Etapa 262

É O QUE DÁ “CONFIAR” NAS INFORMAÇÕES…
INSTITUCIONAIS

(Eu não tenho desculpa, que lido com elas no dia-a-dia…)

Hoje [leiam: ontem] uma coisa começou a bater-me na cabeça.
Calma aí…
Há aqui uma ou duas semanas, e no cumprimento da Lei, o presidente da AG da FPC fez publicar em diversos OCS o anúncio das eleições para os Órgãos Sociais da mesma Federação Portuguesa de Ciclismo e nele vinha discriminado o número total de votos e a forma como estão distribuídos.

É assim...
- AC Beira Interior - 20 votos

- AC Aveiro – 82 votos
- ACR Vila Real – 21 votos
- AC Lisboa – 125 votos
- AC Santarém – 101 votos
- AC Algarve – 118 votos
- ACD Setúbal – 85 votos
- AC Minho – 112 votos
- AC Porto – 100 votos
- AC Norte – 52 votos
- AC Centro – 18 votos
- AC Bragança – 2 votos
- AD Madeira – 58 votos
- AÇORES...
. Casa do Benfica na Ilha Terceira - 1 voto
. Clube NC - 9 votos
. Núcleo Sportinguista S. Miguel e St.ª Maria - 5 votos
- EXTERIOR...
. Team Velo Service – 3 votos
- ANAC – 114 votos
- APCP – 114 votos

TOTAL – 1140 VOTOS (*)

(*) – Haja uma alma caridosa que me explique porque, existindo à luz da Lei – pelo menos foi o que nos foi contado – a Associação de Equipas não tem direito a voto? Deixem, deixem, deixem… não quero saber. Fomos enganados outra vez!... Não existe Associação de Equipas. Ao menos digam isto! (Já agora, antes de me contestarem, ou quando o fizerem, digam-me o número do Diário da República em que ele foi reconhecida…)

Ora, perante estes dados, é evidente que a informação distribuída pelo Gabinete de Propaganda da FPCque é assumido por uma empresa proprietária de um jornal, logo, da responsabilidade dos seus jornalistas, o que atropela o Estatuto dos Jornalistas e o nosso Código Deontológico que nos impede de trabalhar como agenciados, situação que obriga à entrega da Carteira Profissional enquanto a situação de assessor durar e, sem Carteira Profissional, estamos impedidos de escrever em seja que OCS for -, recomeçando, perante os dados fornecidos pelo Gabinete de Propaganda da FPC, os seus novos Corpos Sociais foram eleitos por… unanimidade! Com 871 dos 1140 votos possíveis.


Tá bem, tá!
Faltam ali 269 votos.


Não sei, não sabemos e nunca o saberemos, a não ser que os próprios o assumam, quem não votou. E porque não votou. Mas, mesmo por isso nada me impede de especular, dizendo que cerca de um quarto dos votos teriam que ser, pelo menos, considerados, como abstenções.

Em português, unanimidade quer dizer 100 em 100.


Ora os novos Corpos Sociais da FPC foram eleitos por apenas 76,4% da totalidade dos votos possíveis. Uma vitória inquestionável, esmagadora, sem margem para dúvidas.
Mas não unânime.

Porque não sendo exactamente um Não, a abstenção significa que há não convencidos.
E esses também contam.

Só havia uma lista a votos e essa lista ganharia as eleições com um único voto a favor, se não houvesse nenhum contra.

Os brancos e as abstenções não contam.
Diz-se.

Porque todos sabemos o quanto embaraça, nomeadamente os políticos, quando a abstenção ganha eleições.

Mas não é o caso.
Três em cada quatro votos possíveis legitimam este elenco agora eleito até 2012.

.............

Aproveito este mesmo artigo para deixar aqui nota do sorriso sarcástico que tenho na boca e que vocês não podem ver.
Do programa que esta nova direcção da FPC apresenta como prioritário consta esta preciosidade: “… e o ciclismo em pista, tendo em linha de conta, nesta última especialidade, a inauguração prevista do primeiro velódromo coberto em Portugal, em 2009, na Anadia.”


O parágrafo completo reza assim: “Como principais objectivos da direcção recém-empossada nota-se a reforçada aposta nas disciplinas que compõem o programa olímpico dos Jogos de Londres 2012: o ciclismo de estrada, o cross-country olímpico, o bmx e o ciclismo em pista, tendo em linha de conta, nesta última especialidade, a inauguração prevista do primeiro velódromo coberto em Portugal, em 2009, na Anadia.”

E não há uma alma que dê um passo em frente e pergunte:
Apostar na pista para 2012?
Fazendo fé num velódromo que apenas existe no papel?


Que todos sabemos que é impossível estar a funcionar em 2012?

Fico curioso – embora não saiba se lá chego – em ver como é que nascerá essa geração expontânea de pistards num país que não tem, há mais de 50 anos, um único exemplo de especialista em pista.
Deveras que estou curioso.

E só não escrevo que até acreditaria que esse objectivo era sério se soubesse que ontem, até porque foi domingo, as três pistas utilizáveis que temos – Tavira, Malveira e Alpiarça – tinham estado cheias de jovens com 14/15 anos (que teriam 18/19, em 2012), acompanhados por técnicos devidamente credenciados – que não temos – e que não fora uma coisa isolada. Que todos os fins-de-semana, nas próximas 200 semanas, até dois meses antes dos Jogos de Londres isso se repetiria.

Pelo meio tempo, pode ser… pode ser, que o Velódromo esteja pronto, mas nessa altura já teríamos, no mínimo, uma dúzia de pistards em condições de serem atirados às feras nas próximas olimpíadas.

Opsss!... Já escrevi!...

Podem enganar alguns, algumas vezes, mas nunca ninguém conseguiu enganar todos durante todo o tempo.

8 comentários:

BlueDragon disse...

Em Portugal sempre fomos muito maus nestas coisas das "Leis da Matemática".
Passam-se coisas muito estranhas lá para os lados de Campolide. Mas ainda bem que existem pessoas inteligentes para desfazer os enganos, ou será que são mesmo mensagens passadas com o objectivo de enganar o povo??
Não sei, agora de repente fiquei confusa com a grande desfaçatez destes senhores. Devem achar que somos todos parvos e que não temos cabeça para pensar. Uma verdadeira VERGONHA, ou a falta dela na realidade. Já não há paciência para tanta estupidez. A do Velódromo e dos Atletas de Pista para 2012 então é a maior fantasia de sempre. Com tantos anos de mandato, ainda gostaria de saber porquê é que só agora se lembrou da pista quando deixou que esta modalidade de degradasse ainda mais do que já estava. Falta de ideias??? Então está na hora de dar lugar a outros, até porque esse grupo mais pareçe "uma Conspiração de Estúpidos"...
TENHAM VERGONHA!

Joana disse...

Por acaso não estava à espera desta eleição por "unanimidade".

Então se a Associação Portuguesa de Ciclistas Profissionais tinha direito a 114 votos, votaram todos a favor? nem um Nulo, nem uma abstenção, ou nem sequer se deslocaram à Rua de Campolide? Esta era uma boa oportunidade para manifestarem o descontentamento em relação à atitude da Federação. Foi injusta ao suspender os elementos da LA-MSS; de solicitar às organizações o não-convite; de os afastar da Volta a Portugal, sem que lhes tivesse sido dada a oportunidade de se defenderem. A FPC deveria ter optado pela presunção de inocência, até ao apuramento legal dos factos!

Para não falar de outros interesses que a APCP deveria defender, entre os quais, as constantes perseguições ao ciclistas profissionais, bem como a privacidade de cada um! Poderiam pelo menos ter votado um Contra, para que as pessoas perguntassem, porquê?


Pelos vistos optaram por: "OK, está tudo bem connosco, não recebemos os nossos ordenados, mas está tudo bem"

Custa-me a acreditar!

Quanto ao projecto de Pista, acredito que possa ser uma realidade. Haja interesse da FPC e investimento, que tudo se concretiza. Hà uns anos atrás ninguém sonhou que Portugal poderia vencer uma Taça de Nações de Sub-23 e aí estamos nós!

Quanto aos comentários da "bluedragon", peço-lhe que tenha mais calma, as coisas não são bem assim e não comente o que não sabe...

Hà muitos anos que o Presidente afirma que a Pista é a sua "menina", é o seu sonho, desde que assentou os pés na Rua de Campolide. Ele apoiou financeiramente um Troféu de Pista, com provas regionais e provas nacionais, disputadas nos poucos velódromos que davam condições. Pode não ter sido um sucesso, pois para isso é necessário um trabalho de base com os clubes para que todos actuem em sintonia. O que acredito possa acontecer com a nova Pista.
E isso de dar o lugar a outros, quem souber fazer melhor que apareça. É muito fácil criticar, mas como ficou provado, não houve condições nem coragem de se constituir uma lista alternativa para o novo mandato.

mzmadeira disse...

Joana, creio não estar enganado ao dizer que os votos não dão "divisíveis", isto é, se a APCP tem direito a 114 votos, não "joga" 100 a favor e 14 contra. Vota. A favor ou contra. o seu voto "vale" 114. Por acaso não votou nestas eleições.

Em relação ao outro comentário (desculpe lá, mas o último parágrafo não publico, se quiser enviar de novo sem aquela parte... tudo bem), se calhar até pode parecer que eu estou frontalmente contra o presidente da FPC (não confundo o Homem com o presidente) mas a verdade é que a FPC É ele, ou ele É a FPC. Para o bem e para o mal.

E é verdade que a FPC apoiou uma Taça Nacional de Pista, como é verdade que este Blog deu mais informação, mostrou mais fotografias dessas provas do que toda a CS junta. Apoiei em tudo o que pude. E o Paulo Quintino é testemunha disso.

E aplauda a mãos ambas a contrução do Velódromo. E acho bem que fique na Bairrada. E acho que deviamos homenagear ainda em vida essa grande figura do Ciclismo português, que é o Alves Barbosa, dando o seu nome ao Velódromo.

Agora, não compreendo é como se liga a pista (Velódromo) aos JO de 2012. Faltam 4 anos. Menos. A estrutura ainda não saiu do papel. Para pensarmos ter pistards nuns JO já devíamos estar a trabalhar nisso há oito anos, pelo menos...

BlueDragon disse...

Cara Joana,

Respeito a sua opinião, é a sua como a minha é a minha. Contudo, vai-me desculpar mas não me peça para ter calma e fique com a certeza de que infelizmente sei do que estou a falar. Até porque as decisões e acções desse Presidente, eleito por unanimidade, proibiram-me a mim, e a todos os meus colegas, de realizar o meu (nosso) trabalho.

Fica dificil manter a calma perante aquilo que a Joana tão bem descreveu como injusto. Fica dificil ser-se critico ou tentar ser uma alternativa válida quando os poderes instituidos não o permitem e quem tenta lutar contra a corrente é imediatamente "paralisado".

Quanto à questão da Pista, partilho e subscrevo as ideias, anteriormente referidas, pelo Sr. Madeira. Peço-lhe desculpa Joana pela minha opinião, mas acho que se podia ter feito bem mais nos últimos anos...

Paulo Sousa disse...

MAS A ELEIÇÃO NÃO FOI FEITA PELA UNANIMIDADE DOS VOTOS DISPONÍVEIS, MAS SIM PALA UNANIMIDADE DOS VOTOS PRESENTES.

Não me vou pronunciar sobre a não presença da APCP neste acto eleitoral, mas pergunto, quem representou os atletas do Benfica? Sim, esses mesmos que “legitimamente” em conferência de imprensa se desvincularam da sua associação de classe…
Salvo melhor opinião, estatutariamente, eles também têm direito a voto sendo pois a sua proporção retirada aos votos globais da A.P.C.P.

Qual o resultado pratico de a APCP ter ido votar contra?
Eu respondo, nenhuma!!!

Se há alguém que tem tido uma postura na defesa dos interesses dos seus associados, mesmo contra a vontade da direcção da U.V.P./F.P.C. tem sido a A.P.C.P.
Relembro que ainda há um ano a U.V.P./F.P.C. foi multada na sequência de uma acção da A.P.C.P., e depois por mera coincidência (eu pelo menos quero acreditar que foi coincidência) foi-lhe retirado o pagamento dos prémios das corridas aos seus filiados.

Nada tenho contra a minha associação de classe (ANAC) mas quem me dera que tivessem um peso interventivo tão grande como tem tido a A.P.C.P. e alguns dos problemas dos comissários (como por exemplo a sua segurança nas corridas) já teria tido um desfecho diferente, assim como por exemplo também a velha questão das nomeações para a s provas.

Quanto aos que criticam os órgãos sociais da U.V.P./F.P.C. e muito particularmente a direcção não têm qualquer legitimidade neste momento para o fazer, houveram eleições e ninguém, mas mesmo ninguém propôs o que quer que seja em alternativa.

Tenham mas é vergonha na cara quem por aqui anda com insultos directos e/ou indirectos quer ás pessoas que constituem o elenco federativo assim como á instituição federativo.

Em relação á pista quem é do Ciclismo sabe muito bem que a pista sempre foi a “menina dos olhos” do Presidente.

Mas é obvio que nos Jogos Olímpico s daqui a quatro anos não teremos nenhum corredor a disputar medalhas, mas uma coisa será praticamente certa, se o velódromo ficar concluído em tempo útil e dentro dos prazos previstos haverá representantes lusos nos Jogos Olímpicos.

E para terminar,

QUEM SABE TAMBÉM SE A PISTA NÃO IRÁ AJUDAR A RELANÇAR O CICLISMO DE ESTRADA?

Joana Azevedo disse...

"Cantam muito mas não me alegram" Quem sofre directamente com os problemas tem o DIREITO de se sentir revoltado!!!! E já agora Joana é um lindo nome não se escondam atrás dele... Dizer aos outros pa ter vergonha na cara e não dar a própria revela muita coisa.... FALTA DE CORAGEM

Ass: JOANA AZEVEDO

mzmadeira disse...

Paulo, tiremos as palas dos olhos que nenhum de nós é burro.

Aternativas aos Corpos Sociais da FPC só podem acontecer dentro da estrura da prórpria FPC, isto é, mas associações.

Poeque não há oposição ao doutor Moreira Lopes? Titando,para fora os carneirinhos que sempre preferem seguir o dono, a verdade é que falta CORAGEM às outras para se assumirem.

Aparecem nuns foruns a mandar bocas mas ir a "jogo"... tá quieto!
Pior para eles.

Quamto aos votos, estamos de acordo. Aliás nem sequer há motivo para discussão.

Quem vive à custa dos dinheiros da federação não deixou de, fielmmente, aparecer e votar a favor... quem falhou foi quem tem algo a contestar em relação á polítca da FPC e achou que era melhor não comparecer a votos do que dar a cara pelo NÂO a este elenco.

Uma vez sufragado, não temos mais o direito de criticar seja quem for.

A verdsde, dos a quem dorer, é que a "família" está unida e maioria era caopaz de dar a visda pelo "capo"...

Desegannem-de... só há um derrotado em todo este procrsso, o,Ciclimo poruiguês.

Ganha sempre os mais espertos e a verdad é que no panorama gerl do Ciclismo luso sobram os idiotas.

Por isso ninguém se queixa....

Paulo Sousa disse...

Madeira, uma vez mais estamos em desacordo (ainda bem se não parecia uma acção concertada).

A alternativa não necessita vir de dentro pois h+a mecanismos que o permitem fazer vindo de fora.

Imagina que tu até te queres candidatar (eu sei que não é caso).
A primeira coisa a fazer é ler os estatutos e com pelo menos dois anos de antecedência começar a preparar a lista alternativa.
As Associações são mandatadas pelos clubes, clubes esses que podem ir votar directamente.
A partir deste ponto só tens que começar a fazer um trabalho estilo porta a porta.

Eu não tenho de cor os números de votos da A.C.P. mas penso que terão sido 100, desses 100 salvo erro só 15 é que são da Associação e os restantes são dos clubes. Imagina tu que por exemplo conseguias convencer um determinado clube a apoiar-te e esse clube teria por exemplo 20 votos. Na prática a A.C.P. só já iria ter direito a 80 votos.

Mas quem quiser conquistar votos basta fazer este “trabalho de capoeira” junto dos clubes das vertentes de BTT e de Cicloturismo (Ciclismo para Todos) onde salvo melhor opinião me parece que o descontentamento seja maior.

Como podes ver Madeira, haja vontade.

Contudo poderão haver ainda outros métodos mas eu também não sei tudo…