terça-feira, outubro 07, 2008

II - Etapa 263

DA DISCUSSÃO NASCE A VERDADE

Foi, de alguma forma, agitado o dia de ontem, aqui no VeloLuso. Nada que eu não tenha previsto, ou acham que os comentários passaram a ser sujeitos a aprovação por acaso? Sou macaco velho
De qualquer modo, e já o escrevi num dos comentários que juntei, que só censurei – só escrever isto me arrepia, que eu sou por todas as liberdades, a começar pela de expressão – um.

A esmagadora maioria de nós conhece o doutor Artur Lopes, pelo que comentário como aquele é perfeitamente dispensável.

Foi um comentário da Joana, que, entretanto, arrebatou para si o protagonismo do dia, tendo mesmo aconselhado, cito: “Por isso, a minha opinião é que o Sr. Madeira deverá moderar muito os seus comentários bem como todos os participantes...”

O “senhor” – dizem – está no céu, para todos eu sou o Manel. Só o Manel.

E o Manel, chamando aqui pela enésima vez o brilhantismo, em termos de personalidade, de hombridade, de carácter, para além de exímio jornalista como já não há e jamais voltará a haver (era ele e mais meia dúzia, alguns ainda felizmente vivos), uma das figuras que fizeram d’A BOLA o melhor jornal português, à sua época. Cito o mestre Alfredo Farinha: “Eu sei tudo o que escrevo; não escrevo é tudo o que sei!...”

Em relação aos meus – aparentemente incisivos (incomodaram assim tanto?) - escritos visando o presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, reli-os e não encontro nada de mais.

A Joana (vai assim, em itálico porque não sou parvinho de todo) acha que só uma razão muito grave levaria o presidente da FPC (quase que diz, a contra-gosto) a suspender oito pessoas e a aconselhar as organizações a não convidar a equipa, apesar do clube ter um segundo – por acaso é uma senhora – DD, um segundo massagista, dois mecânicos e sete corredores sobre os quais nada pesa. Neste meio tempo lograram implicar mais um corredor num processo que, creio, nada terá a ver com o principal.

Todos nós sabemos como funcionam as coisas na maioria das instituições, desportivas e não só, neste país do faz de conta.
Arrisco em dizer que 98% dos portugueses nunca leram nenhuma das versões da Constituição, desde a primeira, a de 1976, até à versão actual.

A Constituição congrega as Leis Gerais do País, mas não só.

Era suposto que todo e qualquer organismo a espelhassem.
Onde é que eu quero chegar?, não, ainda não é à presunção de inocência, é em relação a algo muito mais a montante disso e que respeita à separação dos poderes.

É à inadmissível intromissão do órgão executivo em assuntos que competem aos órgãos de disciplina e jurisdicional.

Imaginem o primeiro-ministro, passando a perna a qualquer juiz vir pedir que um qualquer cidadão, ou grupo de cidadãos, ou instituição, seja, a partir do momento que ele decidir, ostracizado.

Todas as instituições, num Estado de Direito, têm que ter um Estatuto e tê-lo aprovado pela Assembleia de deputados. E se repararem, o que é, sem excepção, pedido é que qualquer estatuto de qualquer instituição observe a separação dos poderes.

O presidente de uma qualquer Direcção não tem poderes para castigar seja quem fôr.

Fê-lo o presidente da FPC apenas em nome do presidente do Conselho de Disciplina?
Mas há algum documento emanado deste órgão que justifique a intervenção do presidente da Direcção?
Se calhar há, mas era esse documento – mesmo que o respectivo titular não quisesse dar a cara e delegasse no presidente da Direcção – dizia, era esse documento, essa deliberação, que deveria ter sido usada.

Já agora, alguém sabe quem era o presidente do Conselho de Disciplina da FPC? E o do presidente do Conselho Jurisdicional?

A Joana lançou depois uma série de… ses.

Eu respondo-lhe com os meus parcos conhecimentos de Direito… Podem todos os ses da Joana virem a confirmar-se mas, em matéria de direito seriam julgados nulos porque há, houve e há, falhas em todo o processo.

E não será a primeira vez que a FPC perde um processo por falhas deste tipo.
Não aprendem.

Diz a Joana que já acredita que há-de haver uma razão muito forte para que o que aconteceu ter acontecido. Mas acrescenta duas palavrinhas que são fatais.
Eu recordo-lhas: Só pode!

Eu, que quando comecei a ler o seu comentário logo fiquei com a sensação de que a Joana sabe mais do que aquilo que nos disse, vejo neste “Só pode!” o fatal sopro sobre o castelo de cartas, que não passa disso todo este processo – e convém, de quando em vez ir lembrando isso, aniquilou um projecto que podia relançar o Ciclismo português, em termos internacionais – que o derrubou.

Mas aceito-o como sua opinião.
Não abdico é da minha.
E não estou em guerra com o presidente da FPC.

Como já escrevi, não fui eu quem lhe fez a pergunta, não fui eu quem escreveu a resposta.

Quando, ao fim de quatro meses e meio, se sabe o teor oficial da autópsia ao Bruno Neves, que afasta de forma clara a hipótese de o fatal incidente ter alguma relação com práticas não permitidas, o melhor que o presidente da FPC encontrou para dizer é que “há estudos científicos, blá, blá, blá…”

Para além de infeliz nas declarações foi desonesto ao remeter a opinião pública para a dúvida.

Se isto é estar contra o presidente da FPC, ah!, Joana, não precisa insistir.

Eu estou!

E continuo ao lado da família e de todos os mais chegados que, meia dúzia de horas depois de terem podido – porque, tal qual a Cristina aqui escreveu, às tantas já toda a gente tinha dúvidas – soltar um suspiro, amargurado, mas de alívio, lêem que a mesma figura de sempre, de uma forma cobarde, lhes volta a roubar a paz porque anseiam há quase cinco meses.

Eu explico a todos, como se vocês não tivessem mais de dez anos.

Factos: (e tenho que começar por este) – a autópsia feita ao cadáver do Bruno (que não merecia ver-se envolvido nestas polémicas baixas) é clara. Uma insuficiência cardíaca que poderia ter acontecido na noite anterior e os companheiros depararem-se com ele na cama, pela manhã, já morto. Ainda a semana passada perdi um colega de Redacção assim, e não consta que tivesse problemas de coração.

Mais factos: (eu sou muito sensível e dificilmente me apanham em falso, quem falou nos bem-u-ron, é assim que se escreve, fui eu) Ora se havia lâminas de comprimidos que, fora das respectivas caixas, os fazia não-identificáveis para uma brigada da PJ treinada para o contrabando, em qualquer farmácia encontraram quem identificasse o medicamento…

E há o factor tempo.
E é aqui que está a chave de toda esta operação.

Deixem-me, porque não sou lerdo de todo, olhar para a coisa pelo vosso prisma.
Há uma denúncia – mera formalidade policial, porque não foi a denúncia em si que motivou a FPC – tão credível que a partir dela foi possível pôr a PJ em campo.

Em que se sustentou a denúncia? Ninguém procurou saber?
Dopagem organizada… vá lá, não brinquem com a nossa inteligência.
… não brinquem com a minha inteligência.
Quem nunca pecou que atire a primeira pedra!

E, ao contrário do que a Joana diz, se já tivesse provas concretas a PJ já tinha intervido.
Porquê aguardar cinco meses se foi tão rápida a convocar as televisões para mostrarem… o que mostraram?

E tentemos – não peço mais, tentemos ser pragmáticos.
Se a FPC tivesse, fosse o que fosse, capaz de incriminar qualquer dos suspensos já o teria divulgado. Qual o argumento em contrário?

Façamos de conta…
... havia contrabando de produtos proíbidos.
A PJ não cairia na asneira de fazer abortar uma operação que precisava de provas concretas. Mais do que certo de flagrante. E ia cair no erro de, só para que o presidente da FPC brilhasse, pôr em causa toda a operação?
… foram encontrados produtos proíbidos.
Mas foram e há dois Corredores com processos levantados. E eu estou em crer que a suspensão de cinco foi uma manobra de diversão, para que não se soubesse quem eram os dois implicados…

Quanto ao resto, é folclore puro.

Todos os ses da Joana são reversíveis.

Como vai a FPC justificar a precipitada opção do seu presidente? Vão vir a público confessar que – isto podem manter: desconfiam da equipa – ele se precipitou?
Serão capazes?

Entretanto descobriram um medicamento que pode ser mascarante. Mas mascarante de quê, se não têm possibilidade de provar que há, ou houve dopados? E todos eles foram a controlos.
Não fora a Imprensa boa – em relação À FPC - e esta história teria morrido à nascença como morreram tantas outras, se calhar com argumentos mais fortes.

Joana… continue a colaborar.

Tenho a certeza que sabe mais do que diz, mas aqui pode dizer tudo o que sabe…

9 comentários:

Joana disse...

Vamos por partes:

Manel, fique feliz, porque faço parte dos 2% que já leram a Constituição e conheço os princípios da organização política e jurídica de um Estado de Direito. Acrescento-lhe ainda, que fiz parte de um restrito grupo dos melhores alunos do secundário, convidados a passar uns dias em Lisboa. Foi-nos proporcionado contacto com as principais instituições do Estado: Assembleia da República, Governo, almoço com Presidente da República, onde nos foi dado a conhecer o poder executivo, legislativo, judicial e as competências dos diversos Orgãos de Soberania. Inesquecível, como pode imaginar.

Mas avancemos...

Quando nos faz crer que a FPC/Presidente errou na legitimidade de suspender a equipa, não entendo. Recolhi o que está disponível ao público...

"A Direcção da UVP/FPC, após consultar a Comissão de Ciclismo de Estrada, vem comunicar...
solicita aos organizadores que não aceitem a inscrição da equipa visada..." (in www.uvp-fpc Arquivo Noticias. Acção PJ-CNAD.2008.05.23)

e leio de seguida:

"A Direcção da UVP/FPC vem informar ...que a Equipa LA-MSS já se encontra, sob o ponto vista regulamentar, devidamente normalizada" (in www.uvp-fpc Arquivo Noticias. Acção PJ-CNAD.2008.06.20)

e mais:

"Vimos comunicar que o Conselho Disciplinar da UVP-FPC abriu um processo de inquérito contra os seguintes elementos da Equipa Continental LA-MSS...(...) mais se informa que foi aplicada a suspensão preventiva dos inquiridos até à conclusão do inquérito." (in www.uvp-fpc Arquivo Noticias. Comunicado do Presidente.2008.06.27).

Manel, vai ter que me explicar porque é que afirma que não foi o Conselho Disciplinar que suspendeu a equipa... desculpe lá mas não estou a perceber...

Depois vêm os meus "ses" e "só pode"

Acredite que não sei mais do que digo e nem tenho interesse em saber mais, só intervenho quando acho que não concordo com o que leio.

Intervi para defender a LA-MSS quando deviam continuar em competição
Intervi para defender o Sérgio Paulinho
Intervi para defender o Campeão Nacional de Estrada, quando usucapiaram a sua camisola
Intervi para defender a FPC/Presidente porque TENHO de acreditar que sabem o que estão a fazer

Aliás a minha análise dos acontecimentos é baseada no que se tem dito por aqui, ora vejamos:

"Pelo menos uma já é certa, no controle a um dos atletas foi descoberta um novo produto que ainda nem faz parte da lista oficial das substâncias dopantes.... Porque há processos judiciais em curso, e principalmente por respeito e amizade pelas pessoas envolvidas, abstenho-me de indicar o nome do atleta e da substância em questão." (aamorim, comentário 28 Setembro 2008)

"Caro aamorim, concordo inteiramente com o seu comentário. também tenho conhecimento dessa "fabulosa substância" (bluedragon, comentário 28 Setembro)


"Façamos de conta...foram encontrados produtos proibidos. Mas foram e há dois corredores com processos levantados." (Manel, Etapa 263)

"Entretanto descobriram um medicamento que pode ser mascarante..." (Manel, Etapa 263)

Afinal, toda a gente sabe muito mais do que diz, por isso não percebo porque se revoltaram comigo com a minha junção de factos, em etapa anterior.

Digo-lhe, Manel, brilhante o título que deu a esta Etapa: "Da discussão nasce a verdade", nem mais!

Mais factos: Sim Manel, devo-lhe os direitos de autor do bem-u-ron, sinta-se lisonjeado, porque esteve bem. Mas já agora também não é assim que se escreve. É ben-u-ron. Nesta ficamos empatados!

Manel, não é minha intenção "lavar roupa suja" neste espaço, porque isso é de muito baixo nível. Mas já agora, permita-me responder a uma pessoa que me dirigiu a palavra.

Ao aamorim,

pode chamar-me os nomes que quiser. Esteja à vontade. Pode fazer para joana_maria@live.com. Sim eu sei que mereço. Mas mantenho-me no anonimato, porque quem tem cú tem medo, nunca ouviu dizer? Infelizmente não tenho os tomates do Manel para dar a cara. E todas as pessoas que aqui têm dado a cara, foram prejudicadas na sua vida pessoal e profissional. Porque EU tenho medo de pessoas como o senhor aamorim, facciosos, que só vêem para um lado.

E concordo com o que Manel já escreveu uma vez: "Quanto mais conheço os homens, mais gosto dos cães".
Então e o meu IP já descobriu, sr aamorim? Acha que eu ía criar um blog e aceder ao Veloluso do computador de casa ou do emprego? Santa Ignorância! Não subestime a inteligência de certas mulheres!! E tenha cuidado porque você já difamou o meu blog!!

O Manel censurou-me um comentário e fez-o muito bem. Este espaço pertence-lhe e só ele decide se aceita o meu anonimato ou não. E se alguém se ofender com alguma coisa, terei a coragem do Manel para vir aqui dizer: "Dei barraca, as minhas desculpas", porque a humildade só a têm alguns!

Aproveite as maravilhas da Internet, como você diz sr aamorim, e arranje-me o telefone de um Net Caffé de chineses, manhoso, onde eu estive. Preciso de fazer queixa à ASAE por causa dos sacanas dos ratos que lá andavam e que fizeram a minha Palmela saltar para a cadeira!

aamorim disse...

À Joana:
Como fez o favor de indicar o seu e-mail, e como este local não pode nem deve ser utilizado para "lavar a roupa suja", enviei-lhe um e-mail sobre este assunto.
Cumprimentos

cristina neves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nuno Inácio disse...

Madeira,
Onde andas?

Um abraço

aamorim disse...

Sim, Madeira, por onde andas???
O Veloluso está demasiado parado, até já preocupa...
Abraço

cristina neves disse...

Olá Rafaela,

não te conheço pessoalmente, mas desde já obrigada pela forma carinhosa que falas do Bruno, poucas pessoas até agora aqui neste blog, conseguiram separar o HOMEM e o PROFISSIONAL, ambos GRANDES, mas que tem que ser separado para pensarem,

...ei calma nós estamos a falar de um ser humano e como ser humano terá familia que se dão às dores por ele...

Sabes Rafaela, alem de irmã do BRUNO (com muito orgulho sempre), eu sou mãe do único sobrinho do Bruno, o joão com 13 anos que era os olhos do tio e o tio em tudo o MESTRE DELE, e digo para nós os nossos são sempre lindos e maravilhosos, não sei porquê tanta admiração na nossa indignação por certas declarações, quanto à equipa, pois continuaremos SEMPRE COM MUITO ORGULHO NO ULTIMO EQUIPAMENTO, que o nosso menino vestia com tanto orgulho...

OBRIGADA A TODOS QUE NOS TÊM APOIADO

cristina neves disse...

kkkkkkk

cristina neves disse...

pensando bem, não me apetece entrar em peixeiradas, existem pessoas que simplesmente não merecem os meus comentarios.

um grande abraço para ti Zé,

já agora, onde andas ???

BlueDragon disse...

Cara Rafaela,
Estou inteiramente de acordo com o teu comentário e subscrevo-o. De facto não és a única, também uso o equipamento com muito ORGULHO e não sou o único...