terça-feira, dezembro 23, 2008

Extra

É NATAL!...
Por esta altura, ano após ano, desejamos a amigos e conhecidos uma Quadra Festiva Feliz e, pela proximidade, aproveitamos para desejar Tudo de Melhor para o Ano Novo.
O novo ano que breve, breve aí teremos...
... por isso,
.
Bom Natal
a todos os amigos
(que mesmo os que não conheço pessoalmente os considero assim)
que têm vindo a "fazer" - quase na mesma proporção - esta realidade que é o VeloLuso
(doa a quem doer),
aqui deixo expressos os meus votos de
.
Festas Felizes
para vós e para todos os que vos são mais chegados
.
Bom Natal
a toda a FAMÍLIA CICLISTA
.
(qual é a família na qual não há, por vezes, desacordos, desencontros, desentendimentos... sei lá!... mas não deixa de ser uma família)
.
A TODOS... DIRIGENTES, TÉCNICOS, AUXILIARES, CORREDORES, ADEPTOS
desejo-vos uma Quadra Feliz e que que 2009 vos possa correr a contento
.
Mas o VeloLuso sou eu.
No meu melhor, e no meu pior...
.
Assumo-me como sou e, como acabei por compreender,
a maioria dos "amigos", ou não percebeu antes como eu era,
ou não gostou depois de como eu sou.
Mas eu sempre fui assim.
.
Podem acusar-me (podem mesmo?) de algumas falhas,
nunca de não ser coerente nas minhas opiniões
e, por consequência, nos meus actos.
Há, há de facto, pessoas a quem devo respeito e algo mais.
Por múltiplas razões.
Nos diversos compromissos... cumpri sempre a minha parte.
Percebi, muito tarde,
que o que esperavam era reverência,
fidelidade canina.
Um dos meus grandes defeitos é,
sempre o foi,
não o de pensar pela minha cabeça,
mas o de assumir isso.
.
Um dos meus maiores orgulhos
- e como bom alentejano que sou,
sou tremendamente
(para nós isso não é defeito)
orgulhoso -
é o de poder andar por onde andar de cabeça levantada,
de olhar, seja quem fôr,
olhos nos olhos,
de ter uma espinha dorsal não maleável.
Aceitem-me assim, ou esqueçam-me!
.
E já vão perceber o porquê disto que achei por bem esclarecer...
.
É NATAL!...
.
Já aqui deixei a minha mensagem dirigida aos amigos comuns,
mas tenho outros amigos que,
por manobras inconfessáveis
- por isso ainda não esclarecidas -
tiveram um 2008 sofrido;
que vão ter um Natal menos sentido...
que, muitos deles, se preparam para um 2009 de indefinições...
.
Por isso aqui fica a minha solidariedade,
sublinhada pela minha amizade incondicional...
.
DESEJO UM BOM NATAL
E UM 2009 O MELHOR QUE FÔR POSSÍVEL
.
ao Manel Zeferino
ao Fernando Maia
ao Paulo Silva
ao Manuel Neves
ao Carlos Neves
ao Pedro Cardoso
ao João Cabreira
ao Afonso Azevedo
ao Cláudio Faria
ao Tiago Silva
ao Rogério Batista
.
Seis meses depois os seus nomes estão numa inexplicada lista negra;
quem os acusa, seis meses depois não foi capaz de constituir prova contra eles;
quem devia ser isento... queimou-os na praça pública...
os amigos esqueceram-nos.
.
Eu não vos vou esquecer. Não vos abandonei... nem abandonarei.
.
Tenham - a vocês tenho que dizer assim - o melhor Natal possível,
sendo que eu estou convosco.
Um abraço a todos.
.
Manuel José Madeira

14 comentários:

Armando disse...

Obrigado Madeira,por nos facultares atravez do teu blogue a possibilidade de endereçar as Boas Festas a toda a familia LA/MSS.

Tambem neste Natal,haverá uma nova estrela a brilhar no ceu,que irradiará de luz um lar em Nogueira do Cravo,assim como o coração dos fãs do nosso Bruno Neves.

Feliz Natal a todos

aamorim disse...

Pois é Madeira,
Só não percebe, não entende, quem não pode andar por onde andar de cabeça bem levantada, de olhar para os outros olhos nos olhos, sem ter de baixar a cara por vergonha, por remorsos...
Infelizmente parece que essa "raça" ainda está em maioria. O que é pena.
Mas ainda bem que há quem tenha a coragem de dar a cara, de lutar e batalhar "pelos seus amigos". E que não aceita a hipocrisia que por aí grassa.
Um bem haja para ti Madeira, com um abraço de amizade.
Feliz Natal

mzmadeira disse...

Só um pequeno nada, Amorim...

sei que o não fizeste por mal, mas sinto a necessidade de aqui o sublinhar...

NUNCA os MEUS AMIGOS vão... entre aspas...

Eles sabem que contam comigo... os outros que fiquem avisados.

aamorim disse...

Questão de expressão! O objectivo era mesmo o de marcar, de realçar OS MEUS AMIGOS e como não sei aqui usar, p.e., o negrito, foi a forma encontrada. Era esse o objectivo, mas obrigado pela ressalva, é premente e poderia levar a conclusões erradas.
Abraço

Marina Albino disse...

Natal - Nascimento!
Daquele que marcou para sempre a Humanidade - Jesus!
A minha formação cristã, não me permite desejar apenas Festas Felizes, Bom convivio familiar e prendas!
De facto, a fúria materialista que nos consome, torna do Natal um mero acto de comércio, em que o dar, nunca é dar-se e isso é o mais importante.È o essencial, pois Jesus é filho de Deus que se dá ao Homem e por nós morre para nos salvar!
Dar aos outros o nosso tempo, dar aos outros a nossa disponibilidade, dar aos outros a nossa compreensão, dar aos outros a nossa atenção, dar ao mundo a denúncia dos erros e do mal.
De certa forma, o Sr. Madeira, através do seu Blog, faz tudo isto e por isso a sua Atitude, com todos os defeitos e virtudes é também ser Natal!
È dar-se a uma causa, a uma modalidade que amamos!
Bem Haja e Feliz Natal!

afonsazevedo disse...

Bom Dia Sr. Madeira,
muito obrigado pela sua atenção, você sempre foi daqueles amigos que esteve sempre do nosso lado desde o primeiro momento, ao contrário de outros "amigos" que só nos conhecem quando está tudo bem!!

Esses não são amigos, simplesmente não valem nada!!!

Mas Sr. Madeira já que estamos terminar o ano e o meu contrato c LA/Mss/Povoa de Varzim está a terminar (31 Dez), embora não receba eu e os meu colegas desde junho. Digo-lhe, embora algumas pessoas já o saibam, que não vou voltar a competir.
Voltei ao estudos (na Fac. Arquitectura da Univ. Porto)!
Acho que foi a melhor opção para mim, visto que estava farto de ser o "ele mais fraco" do ciclismo. Porque posso afirmar, que existe mt hipocrisia e... muitos "telhados de vidro" nesta modalidade.
Mas como diz um amigo meu "isto é redondo e dá muitas voltas"!!

Resta-me desejar-lhe a si e aos meus amigos que lê o forum um Optimo Natal, e 2009 com muita saude e sucesso.

Afonso Azevedo

Pedro Cardoso disse...

Gostava de aproveitar este espaço para desejar a todos os leitores deste blogue um Bom Natal e um ano novo à medida das expectativas de cada um. Queria agradecer a todos que de uma forma directa ou não nos ajudaram. Ao Sr Madeira, o nosso muito obrigado.
Um abraço

Gabriel disse...

Nem sei o que dizer perante tamanha injustiça... O Maia (esta equipa pra mim será sempre o Maia) sempre elevou o ciclismo portugues a patamares colectivos nunca antes alcançados e é assim perseguida, a mando de quem? Com que finalidade?
Um grande abraço e desejo de feliz natal a todos os campeões do meu Maia!

Cabreira disse...

Olá Sr. Madeira boa tarde,

É a primeira vez que escrevo no seu blogue, desde já desejar-lhe um bom e feliz natal e agradecer-lhe por tudo que tem feito por nós. E pela sua coragem!

Gostava de mandar um grande abraço a todos os meus amigos e companheiros de equipa, o mundo pode dar muitas voltas mas a uma coisa que nunca vamos perder é o sorriso que tínhamos e a nossa amizade, obrigado a todos por ter sido vosso companheiro.

“Perdemos um grande ciclista mas vamos ganhar um grande arquitecto”.

Queria deixar os melhores cumprimentos a todas as pessoas que lê e escreve neste blogue, queria desejar-lhes um feliz natal …

Para si Sr. Madeira um enorme abraço…

João Cabreira

Alberto disse...

Olá,queria aqui deixar a todos vcs votos de boas festas,em especial a esses grandes campeões que tão insjustiçados estão a ser...muita força e coragem a todos.João a ti as maiores felicidades para esse novo desafio,mostra-lhes a raça Poveira.Que tudo te corra pelo melhor grande campeão!

Rogerio Batista disse...

Sr Madeira obrigado por todo o apoio, a unica coisa que lhe posso prometer e que ate posso nunca mais correr mas nunca vou desistir de responsabilizar as pessoas que fizeram isto a minha carreira e a minha segunda familia que era a LA/MSS, (onde todos os meus ditos amigos espalhados pelas varias equipas sempre desejavam ter estado e isso fazia-lhes confusao como era possivel haver tanto companheirismo,entre ajuda e carinho entre nos)!!Sr Madeira outra coisa eu posso garantir-lhe,(ate pode demorar tempo para as pessoas se acreditarem no que eu estou a dizer e se aperceberem do que eu estou a falar),os meus companheiros de profissao que para salvarem os seus lugares, para nao se queimarem fizeram que tudo o que se passou nao era nada com eles ,que nem sequer sabiam do que se estava a passar, e nada fizeram, ja digo que pelo menos deviam atraves da associaçao de ciclistas terem exigido que o resto da equipa que nada havia contra eles correrem como era do seu direito, e agora certamente havia mais uma grande equipa na estrada, mas garantolhe que para alguns ,para nao dizer uma grande parte ainda vao ter algumas surpresinhas no sapatinho para a epoca de 2009. De resto um abraçao para todos os amantes de ciclismo e peço-vos nao acreditem sempre em tudo o que leem.

mzmadeira disse...

Aqui eu acho que devo vir a terreiro, não porque ele mo tenha pedido, mas porque, sabendo eu bem qual o espírito que vingava naquele grupo, tentar "desmontar" a mensagem do Rogério.

E só o posso fazer porque os conheço a todos, como Corredores e como Homens.

O que o Rogério quis dizer foi que, ao contrário do que aconteceu por outras bandas - e ainda um dia se há-de falar disso - aquele GRUPO permaneceu unido até ao fim. E foi mesmo o fim para alguns deles.

Ninguém tentou sequer 'saltar' fora. E isso quase ninguém percebeu. E é isso que eu vou continuar a sublinhar aqui.

Anjinhos? Nem no céu! Mas houve, como é do conhecimento público, quem não tivesse tido o mínimo pejo em cruxificar um ou dois elementos de modo a fazer crer que tudo resto estava bacteriologicamente puro. Santa inocência.

Não deles. De quem acreditou e até não teve vergonha de aplaudir.

A equipa da Póvoa foi imolada publicamente por quem sabe de histórias que a história nunca virá contar. E o silêncio à volta deste assunto, por parte das outras - de todas as outras - equipas foi ensurdecedor. Ainda me bate forte na cabeça o barulho desse silêncio. Comprometido. Cobarde, no sentido de... 'ainda bem que foram eles e não nós'.

Podia ter sido qualquer outra equipa. O resultado teria sido exactamente o mesmo. Quero dizer... não acredito que mais ninguém, que não o Manel Zeferino tivesse tido tomates para permanecer - como bom capitão do navio, que sempre foi - no seu ligar até ao fim. E teve a heróica, não, por favor, sublinhem aí A HERÓICA, colaboração de todos os seus homens.

Só dois foram apanhados. Todos os outros podia ter 'saltado' fora demarcando-se. Não fariam mais do que fizeram outras grandes figuras. Mss não o fizeram.

Desisti de ler o sítio onde virginais almas bramem pela verdade... sem saber o que isso é.

Infelizmente, entre os que já decidiram por termo à carreira e os que, pela idade, desistiram de continuar, vai ser impossível nos próximos anos voltarmos a ter um grupo coeso, para o bem e para o mal, como aquele que o Manel Zeferino comandou desde 1999.

A mim não me surpreende.
Por isso, desde o primeiro minuto finquei pé na sua defesa. Da do grupo.

Que, chamo a atenção para isso, ainda É INOCENTE, e sê-lo-á até que a acusação prove o contrário.

Deixo uma pergunta, dirigida só aos homens de bem: acreditam, sinceramente acreditam, que alguém venha a provar seja o que fõr contra estes HOMENS?

Outra pergunta... que deveremos fazer em relação a quem DESTRUIU este grupo?

Eu sei que não há muito a fazer... e daqui a uns anos ainda se vai falar do desmantelamento da equipa da Póvoa e ninguém vai responsabilizar ninguém...

Ninguém, não. Assim eu tenha saúde. Enquanto eu viver... há quem não vá jamais conseguir escapar. Repetirei os seus nomes até me doerem os dedos.

E quando o assnto estiver resolvido - se é que algum dia ele vai estar (e eu já duvido disso) - prometo que todos os dias deixo aqui os seus nomes, as suas caras, borradas propositadamente. Se mais ninguém o fizer, fá-lo-ei eu.

Não mais dormirão descansados porque eu o não vou permitir.

Ou se calhar até dormem, porque já deixaram provado que a consciência não lhes pesa.

Mas não se livram de mim...

Bruno Pires disse...

Olá a todos os que frequentam o Blogger do meu conterrâneo Sr. Manuel Madeira, O Natal já passou espero que tenha sido bom para todos, mas estou muito a tempo de desejar um 2009 com tudo o que a vida tem de bom a todos! Mas em especial a todos os que fizeram parte da família em que eu estive nesta época, a estes em especial porque estes foram também especiais. O que desejo a todos eles é que consigam encontrar um rumo para as suas vidas e que 2009 traga paz e tranquilidade a todos

cristina neves disse...

O Bruno Neves não pode escrever, mas escrevo eu por ele...

O melhor exemplo de demonstração do que era esta equipa, é a mensagem do nosso PEDRO CARDOSO, que justiça seja feita alastra-se a todos o que passo a escrever
"lindos (a minha familia) vocês foram a melhor coisa que nos aconteceu em 2008", não preciso dizer mais nada pois não?

Aos meus AMIGOS DO CORAÇÃO, 2009 será um novo ano em muitas coisas e estaremos sempre aqui para o que precisarem,

beijos
familia Neves