segunda-feira, dezembro 22, 2008

II - Etapa 295

A FORMA MAIS HONESTA DE ABORDAR A QUESTÃO

Já tinha lido qualquer coisa sobre o assunto, mas, e ainda que muito ao correr-da-pena, o Correio da Manhã, edição de ontem, domingo, aborda na secção saúde os casos de morte súbita de atletas de alta competição.

É um trabalho muito... levezinho, mas não deixa de ser interessante, até porque são citados três especialistas, um deles o doutor Fonseca Esteves, director do Centro Nacional de Medicina desportiva.

E no título escrevi A forma mais honesta de abordar a questão porque, de facto e o que nos é dado a entender, é que até os atletas de alta competição, mesmo sujeitos a frequentes testes médicos, podem falecer subitamente, sempre por paragem cardíaca. E, ainda - estou a repetir-me - que só ao de leve, dá para perceber o como é possível. Uma virose, uma simples gripe... podem originar a estes homens, em esforço, uma paragem cardíaca.

E é dito, ou transcrito, que a rápida utilização de um desfibrilhador pode significar a diferença entre um grande susto ou... a morte.

Isto afiançado por peritos em cardiologia que, naturalmente e se estão a estudar diversos casos, mais ou menos recentes, de mortes súbitas é porque estão cientes de que é real a causa natural. Por isso estão a trabalhar de forma a, no futuro, poderem ser criados mecanismos que evitem essas mesmas mortes.

Não o vou deixar nas entrelinhas - que já lá está - e vou ser directo: a todos os que rapidamente, até publicamente, mesmo que este publicamente se trate de blogs e/ou foruns, não conseguiram evitar a tentação de deixar certas suspeitas no ar, a esses aconselho vivamente, não só a leitura deste artigo a que me refiro mas, já agora, e porque na Internet não há-de ser difícil, procurarem documentar-se sobre esta - não sobra margem para dúvidas- realidade.

O Correio da Manhã recorda os casos do ex-futebolista José António (Belenenses e Selecção Nacional), que faleceu durante um jogo entre amigos, aos 47 anos; do brasileiro Serginho (São Caetano), do jovem Bruno Baião (júnior do Benfica que teve uma paragem cardíaca no final de um treino, tendo falecido alguns dias depois, após coma), do camaronês Marc-Vivien Foé, que morreu em campo, tal como o húngaro do Benfica Miklos Fehér, ainda do espanhol António Puerta (Sevilha) que sofreu duas ou três paragens cardíacas antes de falecer... mas eu recordo o caso do basquetebolista Paulo Pinto, que morreu aqui há uns anos.

E fala também do Bruno Neves. Numa caixinha. Ilustrada com a foto do... Nuno Marta!

1 comentário:

cristina neves disse...

continuo a não compreender estes jornais!!!!

para meterem carimbos vermelhos na primeira página do jornal, na cara do meu irmão uma semana depois da morte dele, com as palavras (encontrado sangue congelado), souberam quem era o Bruno Neves, e onde arranjar uma foto,

para demonstrar "estudos cientificos!!!", afinal já trocam o BRUNO NEVES, pelo NUNO MARTA!!!!

SEM COMENTÁRIOS!!!!!

Outra coisa é que custa-lhes uma vez que seja, darem a noticia veridica da situação?

e se não têm a certeza perguntar????

A autopsia não confirmou que o Bruno faleceu antes da queda, isso foi apenas o que quiseram que ficassem a pensar...

a autopsia confirmou INSUFICIENCIA RESPIRATORIA AGUDA SEGUIDA DE ARRITMIA CARDIACA, SEM LESÕES MORTAIS AO NIVEL DO CORAÇÃO E CRANIO, A PARAGEM CARDIACA, da qual todos morremos...foi consequencia da insuficiencia respiratoria, que se desenrolou após a queda, de uma vez por todas, o seu a seu nome, porque quando nós (familia) demonstramos o que diz de verdade a autopsia e alguns jornais, continuam a contradizer o que nela está escrito, e as pessoas que no dia a dia convivem com a minha familia e lhes foi dito o relatoria e veêm noticias destas, pensam o quê?????

De uma coisa é certa, não foi do que muito "boa gente" queria que tivesse sido...mas dizer que foi antes da queda, ameniza a consciencia de muito "boa gente", e faz arrefecer a lembrança de que
DEVEMOS TRANCAR A PORTA ANTES DOS LADRÕES ENTRAREM, NÃO DEPOIS...

um Bom Natal, para os nossos AMIGOS e para os que não o foram, um Bom Natal também, não é do mal deles que nós vivemos...GRAÇAS A DEUS.

Para ti Zé, UM NATAL CHEIO DE CARINHO, E UM 2009 CHEIO DE REALIZAÇÕES.