terça-feira, dezembro 23, 2008

II - Etapa 296

ONDE PÁRA O DINHEIRO
DOS PRÉMIOS?...

Hoje dia 23 de Dezembro de 2008, às 22 horas, mais de dois meses e meio depois de terminada a temporada, a Federação Portuguesa de Ciclismo (*) não pagou nem às EQUIPAS, nem aos CORREDORES mais do que um terço dos prémios por eles ganhos durante a temporada!

(*) - Aprovado não sei por quem, as Organizações das Corridas, a partir do início da temporada, em vez de pagarem os prémios devidos à APCP - que depois os distribuía - passaram a ter que os entregar à FPC.

3 comentários:

aamorim disse...

Porque será que isto não é nada estranho?
Mas, pensando melhor, na verdade os prémios talvez façam mais falta a quem os retém! Não se esforçam eles tanto por isso? Não são eles a verdadeira razão do ciclismo?
A vergonha continua e "eles" a assobiarem para o ar como se nada se passa-se! Questões de "tachos", digo eu.

Unknown disse...

Sem querer tirar partido de ninguem,até porque não estou por dentro da realidade, mas questiono

Será que também os organizadores já conseguiram pagar esses prémios à FPC?

Será que os organizadores já receberam os subsidios dos patrocinadores?autarquias?

Será que nos outros anos por esta altura já estava tudo liquidado?

Importante é aumentar a celeridade para que os ciclistas recebam a tempo e horas, mais importante do que se apontar culpados é achar soluções para evitar atrasos e demoras.

Feliz Natal e Bom Ano Novo

mzmadeira disse...

Espero que tenha tido um Bom Natal, e desejo-lhe um Feliz Ano Novo, BONO_EDO (já soube quem era mas, de momento, confesso, está a escapar-se-me... sei que é Comissário)...

No pequeno artigo que leu não pode ver, porquer lá não está, a mínima referência a... "culpados".

Na verdade, subscrevo as mesmíssimas dúvidas que o BONO_EDO coloca:

a FPC não pagou ainda - e isto é UM FACTO - cerca de dois terços dos prémios devidos aos verdadeiros actores do espectáculo Ciclismo porque as Organizações não pagaram à FPC?
- Pergunta (minha): Não dispõe a FPC de instrumentos legais e estatutáruios para OBRIGAR as organizações a pagarem dentro dos prazos estupulados?

Não conseguiram as Organizações pagar à FPC porque os patrocinadores que angariaram não lhes pagaram atempadamente o acordado?
- Pergunta (minha): Esses acordos não ficam lavrados em contrato cujo cumprimento está sujeito à Lei que os enquadra? E que terá, obrigatoriamente, de ter uma alinea que preveja sansões ao incumpridor?

Deixando os "entretantos" e indo directo aos "porquês"...

O espectáculo Ciclismo assenta na presença das Equipas e dos seus Corredores; que "inventam" meios para poderem estar na estrada, as primeiras, contando com os prémios a que, naturalmente, se acham candidatos; que sofrem, como em mais nenhuma disciolina desportiva acontece, os segundos, debaixo de chuva, à torreira do sol, em estradas assim-assim e outras ainda piores, arriscando quedas e lesões graves...

TÊM que ser pagos.
A tempo e horas.

Aquela "cadeia" da qual ficou o exemplo lá atrás... não pode ter ELOS FRACOS.

E, na minha opinião, se a APCP não tinha, de facto, possibilidades de pagar enquanto não recebesse das organizações - e provavelmente foi por isso que a FPC "chamou" a si essa responsabilidade - esta, que recebe dinheiros do Estado, o que significa, dos contribuintes, nomeadamente, dos próprios Corredores, não ficava nada mal no retrato - antes pelo contrário - se assumisse o pagamento a tempo e horas dos diversos prémios. E depois, como Instituição de Utilidade Pública (?) usaria os meios legais necessários para ser ressarcida.

Ou na Rua de Campolide alguém pensou que a APCP retardava o pagamento dos prémios para, no meio tempo, ganhar algumas centenas de euros em juros de depósitos a prazo? E quem me impede de pensar que isso pode estar a acontecer com a própria FPC.

Há directores ou funcionários com ordenados em atraso?
Não?
Entã porque é que há Equipas e Coredores com prémios por receber?

É uma boa questão, não é?
Podemos discuti-la...